por: Miguel Matos
Ainda agora vimos a chegada de uma nova linha de perfumes de Narciso Rodriguez chamada simplesmente Narciso e já há mais novidades dentro de meses com a introdução de um flanker em concentração eau de toilette. Em Cannes, na exposição TFWA, esta marca estava apresentando três novos perfumes, todos eles eu garanto serem muito boas surpresas. Narciso Eau de Toilette, For Her L'Absolu e For Him Bleu Noir são os acordes da conversa que tive com Stephane Goret Dervailly, Diretor Internacional de Marketing da Narciso Rodriguez.
Stephane Goret Dervailly
MM: Narciso saiu agora e já há mais a caminho. Pode me contar tudo sobre o início deste novo capítulo dentro da linha Narciso Rodriguez?
SGD: Depois de For Her, a ideia foi criar algo dentro da mesma família, complementar mas diferente. Por isso há quatro anos iniciámos este projeto com Narciso. Quando começámos, o próprio Narciso estava muito entusiasmado por criar uma nova fragrância porque depois de 10 anos ele queria exprimir um tipo diferente de feminilidade, ainda muito na mesma linha de elegância e beleza contida, mas começando uma nova estória. Ele queria algo universal, minimalista, muito suave e sensual.
MM: For Her é já um ícone e um marco na perfumaria contemporânea. O novo capítulo iniciado com Narciso é muito mais sutil. Ao princípio é quase um choque mas se pensarmos bem, na verdade até é coerente...
SGD: É precisamente o que queríamos com Narciso. Queríamos fazer algo muito diferente, mas não foi fácil. Para ser sincero, 99% dos consumidores conhecem a marca devido a For Her. O consumidor não conhece a marca Narciso Rodriguez por causa da moda e dos acessórios. Por isso, ao criarmos uma segunda fragrância, temos de ser coerentes com a primeira e ao mesmo tempo tem de ser diferente. Foi esse o ponto de partida. Por acaso, Narciso Rodriguez está muito envolvido na criação e ele queria outra vez ter um retrato a preto e branco para a nova fragrância. Para Narciso isso representa a intemporalidade. Porque ele não está criando uma fragrância para uma estação, como acontece na moda. Outra coisa que ele queria era começar de novo com almíscar, como em For Her. Ele queria ter a mesma assinaura olfativa. Todas as fragrâncias Narciso Rodriguez são baseadas em almíscar, que é por si só um acorde intemporal.
Após uma longa conversa entre Narciso Rodriguez e o perfumista Aurelien Guichard, eles decidiram definir uma nova feminilidade. For Her é mais acerca de uma feminilidade contida e Narciso tem mais a ver com a sedução, a atração. Aurelien desejava trabalhar numa família olfativa muito masculina e dar-lhe um toque feminino. Foi então que decidiu trabalhar com madeiras, notas que aparecem essencialmente em fragrâncias masculinas ou nas notas de base das fragrâncias femininas. Bom, existe a exceção de Feminité du Bois, que é muito nicho. Aurelien queria falar sobre sensualidade e sedução com Narciso, por isso ele queria pegar no que já era muito masculino para seduzir um homem. Mais de 50% da fórmula são madeiras (vetiver do Haiti, cedro do Atlas, cedro preto e branco, cedro da Virginia) e depois há o almíscar. Mas para dar a esta fragrância um aspeto feminino temos um buquê de flores brancas com rosa da Bulgária e gardénia. No final, é uma fragrância muito feminina mas também muito diferente por causa do tratamento das madeiras como principal componente.
MM: O design do frasco é também minimalista e muito sóbrio...
SGD: O design foi muito importante. Após For Her, queriamos criar outro frasco que pudesse ser reconhecível como um perfume Narciso Rodriguez mesmo sem se ver o nome. A ideia veio do próprio Narciso. Ele adora a arquitetura e quis que o frasco tivesse esse aspeto. É um bloco de vidro pintado a partir de dentro para lhe dar um toque feminino, com a aparência suave da pele de uma mulher. O tom nude vem desse princípio.
MM: No próximo ano já veremos o lançamento de um flanker de Narciso...
SGD: Sim, a versão eau de toilette que estará disponível em Junho. No princípio não tínhamos a certeza de que deveríamos lançá-lo tão cedo. Mas você sabe que o mercado nos apressa. É uma pressão. A eau de toilette é complementar, com a mesma família amadeirada-almiscarada mas desta vez com mais flores nas notas de topo. Temos peónia branca e rosa da Bulgária em vez de gardénia.
MM: Mas estou a ver que existem outros produtos dentro das linhas For Her e For Him. Pode me falar deles?
SGD: No segundo semestre de 2015 lançaremos For Her L'Absolu. Esta é uma nova faceta de For Her, muito sensual e envolvente. É a versão máxima em eau de parfum, completamente diferente, mais intoxicante, com tuberosa. É mais opulenta. Depois disso vai haver uma nova versão de For Him. É o primeiro flanker da fragrância masculina.
MM: O original For Him era muito forte, com uma grande personalidade, mas não era muito fácil de usar, em minha opinião.
SGD: Bem, a ideia era criar um novo opus, uma nova variação quase dez anos depois da criação do original. As notas de topo do original, devo admitir que não eram fáceis. Nosso objetivo com For Him Bleu Noir é ter uma nota de topo mais acessível e depois um coração muito masculino de especiarias e madeiras. Mantivemos o almíscar musk e a família fougère mas com um toque diferente.
Eu tive a oportunidade de cheirar todos os futuros lançamentos e devo dizer que amei todos eles. Finalmente existe um perfume masculino de Narciso Rodriguez que eu possa usar com todo o prazer. Direi mais acerca deles com resenhas mais completas quando for a altura certa. Acho demasiado cedo para revelar aquilo que deve também ser cheirado e não apenas lido. Por isso fiquem atentos pois existe um futuro perfumado brilhante em breve.
Fotos da exposição TWFA em Cannes por Miguel Matos
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