quinta-feira, 6 de novembro de 2014

GUIA PARA DIFERENCIAR UM PERFUME IMPORTADO ORIGINAL DE UM FALSIFICADO




Hoje irei falar sobre o problema de se comprar perfume importado falsificado e como diferenciar um perfume importado verdadeiro de um falsificado. É importante ficarmos atentas a alguns detalhes que são primordiais na hora da compra, mesmo que estejamos comprando em uma loja virtual. Já vou dizendo que o artigo ficará grandinho, pois são muitas informações.



Please, não confundam perfumes importados falsificados com perfumes importados contratipos ou similares! Há muitos contratipos bons que são fiéis às suas referências olfativas. Uma das marcas de contratipos que gosto e muitas de vocês já sabem é a Paris Elysees.

Perfumes importados originais ou falsificados? Perigo?

Sabemos que falsificar é imitar ou alterar com fraude. Quando um perfume é falsificado, todos os seus aspectos únicos são reproduzidos como a forma da embalagem, o frasco, a etiqueta, o próprio perfume e quem produz esta “cópia” está violando direitos da marca criadora e se beneficiando das vantagens comerciais do perfume em questão, pois irá ganhar um dinheiro mais fácil, usando a marca que é muito vendida e terá pouco custo para produzir o perfume.
Tem gente que não se importa de comprar perfume falsificado e compram mesmo sabendo disso, sem se preocupar com a própria saúde.

Alergias
No caso do exemplo que eu dei sobre o episódio em que a mãe do Chris ganhou o perfume que, mesmo sendo parecidíssimo, houve uma reação alérgica tão grande que ela ficou toda machucada. E isso acontece apenas na tv? Não! Os perfumes falsificados são perigosos porque:
- Não são passados por testes de qualidade e testes de sensibilização dérmica em humanos, com o propósito de evitar reações alérgicas.
-  São elaborados com matérias primas de qualidade e procedência duvidosas, passíveis, portanto, de provocar inúmeros malefícios, como alergia, irritação cutânea, avermelhamento e descamação da pele, coceira e inchaço e até mesmo manchas na pele, e claro, não é regularizado em parte alguma, por nenhum órgão competente.
- Para diminuir custos de produção, os falsificadores de perfumes, frequentemente formulam seus produtos com álcool combustível, que é mais barato que o álcool desnaturado usado por fabricantes de confiança. O metanol (outro tipo de álcool) presente no álcool combustível  é extremamente tóxico, provocando cegueira ao ser absorvido pela pele através de contato ou exposição prolongada. Outros ingredientes obscuros podem ser urina, anticongelantes e tantos outros.
Só por aí já dá para ter uma ideia do perigo,  não é? Não compensa comprar um perfume importado que te deixa na dúvida se realmente é original ou não. Cuidado!

Perfumes importados originais ou falsificados? Então, como reconhecê-los?


 há algumas diferenças entre os perfumes originais e os falsificados. Umas podem ser gritantes e outras muito sutis, quase imperceptíveis. Colocarei algumas aqui para que vocês fiquem atentas:

1 – Preço muito abaixo do mercado

Primeiramente desconfie quando se tratar daquele perfume dos sonhos que você sabe que custa caro e está muito barato. Não há promoções que sejam tão bondosas ao ponto de vender por uma pechincha. Desconfie de lojas que não forneçam nota fiscal.

2- Pesquise

Antes de comprar, pesquise a loja e pessoas que já compraram na loja. Pesquise informações sobre a loja no Google e sobre pessoas que reclamam na loja como no Reclame Aqui.

3 – Observe

Se estiver com o perfume em mãos, observe:
 - O prazo de validade, obrigatório! Veja se não está borrado com cara de adulterado.
- O nome, endereço e CNPJ do importador e ou do distribuidor.
- Se tem uma etiqueta colada na sua embalagem secundária (o cartucho de cartolina ou o invólucro de filme de celofane e/ou polipropileno, ou mesmo no próprio frasco como neste desodorante da Ulric de Varens), contendo as seguintes informações:




Perfumes importados originais ou falsificados – etiqueta
- Precauções de segurança de uso
- Lista dos ingredientes
- Conteúdo líquido do frasco (ml.)
- Nome do País de origem
- Prazo de validade
Abaixo temos outro exemplo da etiqueta com informações da importação.


Perfumes importados originais ou falsificados – etiqueta
Além da identificação visual, odorífera e da embalagem do produto como um todo, e evidentemente o preço. Também já foram detectadas no mercado, adulterações das etiquetas onde constam à validade do produto, prorrogando-a indevidamente com a sobreposição de uma nova etiqueta, o que demonstra o quão é inescrupulosa a atividade dos contraventores.

4 – Selo de garantia da ADIPEC


Perfumes importados originais ou falsificados – selo ADIPEC
Objetivando dificultar as práticas das atividades ilícitas, a ADIPEC (Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares) criou o Selo de Garantia de Procedência e de Qualidade Assegurada e efetuou o pedido de registro da marca de certificação no INPI sob o nº. 828510881. O selo da ADIPEC tem as dimensões de 15 x 15 mm, e uma aparência metalizada. Quando ligeiramente inclinado, sob luz solar e/ou artificial, observam-se alguns efeitos 3D (tri-dimensional), ao passo que os selos falsificados usados em produtos descaminhados e/ou não originais, são impressos em papel alumínio, e, sobretudo não apresentam os efeitos tridimensionais ao serem olhados sob luz solar e/ou artificial. Além disso, o texto “Garantia de Procedência e Qualidade Assegurada”, ao redor do logo central, utiliza a nanotecnologia com letras de 0,075mm de altura. Este elemento adicional de segurança pode ser verificado com uma simples lupa. O selo é um dispositivo óptico variável – DOV, com tecnologia superior à holográfica e com identificação alfa numérica que permite o rastreamento do produto no mercado. Possui ainda propriedade auto destrutível, o que torna impossível a sua remoção e reutilização em outro produto. Fabricado na Alemanha, é usado por alguns associados como certificação tanto da origem como da qualidade dos produtos comercializados. O selo pode ser colado diretamente sobre o cartucho de cartolina e/ou envoltório de celofane / polipropileno, que envolve a embalagem do perfume, e somente é liberado para o uso exclusivo dos seus associados, após ser comprovada, por auditores independentes, a origem legal do produto.
Infelizmente, nem todos os distribuidores ou fornecedores utilizam o selo ADIPEC e se vocês não encontrarem o selo, fique com as outras regras para fazer a diferenciação. Não é porque um perfume não tem o selo ADIPEC que significa que ele seja falso! No site da ADIPEC vocês encontram a lista dos importadores distribuidores associados.
- Rastrear o selo: Com a identificação alfa-numérica impressa no selo, o próprio consumidor poderá identificar a procedência legal do produto, bastando para isso enviar à ADIPEC o número desta identificação para que possa ser feito rapidamente o rastreamento do produto.

4 – Diferença na embalagem ou frasco

Embalagem (cartucho e frasco) geralmente muito diferente do produto original. Observe no exemplo abaixo.

Preste atenção no frasco onde as duas metades dele são conectadas. Observe se a união das partes do frasco é suave ou rugosa. É um dos detalhes mais fáceis de identificar em frascos falsificados. A razão para isso é que eles são fabricados em formas e a falta de máquinas especialistas para produzir os frascos e estampar os rótulos, produzem cópias bem grosseiras.
 Outro detalhe é a parte inferior da garrafa. No caso do perfume original a parte inferior é toda por igual. Na imitação, o fundo é ondulado ou torto. Este é o elemento mais negligenciado na falsificação. Outras diferenças podem ser visíveis na válvula de spray. Na imitação ela pode parecer muito diferente: material de baixa qualidade, as bordas recortadas.


Perfumes importados originais ou falsificados – válvula de spray
A válvula do perfume original é feita com precisão e bem estabelecida, que se manifesta pelo fato de que as curvas são idênticos e uniformemente em torno do pescoço. Não pode haver qualquer arranhão nele, arestas cortantes ou quaisquer outros defeitos.

5 – Características do líquido

Uma boa alternativa é olhar o perfume próximo a uma janela clara, durante o dia para observar se há manchas mais escuras e alterações na cor do líquido. Os perfumes originais possuem uma cor um tanto clara e bem uniforme.




Perfumes importados originais ou falsificados – cor do líquido.
Pode acontecer de alguns perfumes possuírem a embalagem original, mas o líquido que contém pode ser falso. Portanto, se o perfume comprado tem o mesmo aspecto de frasco e embalagem do original, consulte o odor dele e analise a cor. Se houver uma diferença de odor muito grande com o passar do tempo da aplicação, se está mudando o cheiro para algo desagradável e muito diferente do habitual, certamente é falso. Perfumes originais transpiram nobreza em todas as etapas do contato com o oxigênio após sair do frasco. As falsificações são menos estáveis, sua fragrância dura apenas alguns minutos, enquanto que o original dura até dias, como no caso quando são aplicados na roupa.


Perfumes importados originais ou falsificados;

6 – Fixação do perfume

Este é um ponto meio polêmico, pois muitos dizem que se o perfume não fixa, é falso. Não! Fixação é questão de pele, sempre digo isso! Minha pele fixa até os perfumes mais fracos! A questão da fixação como método de identificação da falsidade pode ser feita quando vocês ou alguma outra pessoa de sua confiança já conhece o perfume e pode comparar se ele está mais fraco do que de costume. Se estiver fraco é porque é falsificação, pois as notas não variam durante a fabricação.


7- Numero de Série: Quando o perfume é original os numeros de séries do perfume e da caixa , tanto dentro quanto no fundo devem bater. Caso os numeros não batam existe duas possibilidades. A primeira é que o perfume foi trocado por um tester e não deveria ser vendido a outra é que ele é falsificado. Mesmo batendo as numerações o tipo de letra  tem que ser igual, se forem diferentes pode desconfiar.



7 – Dicas finais

Se você não estiver familiarizado com o designer do perfume que você está planejando comprar, vá até uma loja de departamento e conheça primeiro. Confira a forma e a cor do produto antes de encomendá-lo fora da Internet para que você possa compará-lo com o produto que você está pensando em comprar.
Cuidado com o excesso de cola ou fita adesiva. Se houver uma grande quantidade de cola ou fita dentro da caixa de perfume ou no exterior da embalagem, o perfume é provavelmente uma fraude.
Embalagem.
 Olhe atentamente para a caixa. Se a caixa do perfume é feita de material muito fino, o produto é provavelmente falso. Qualquer fabricante de beleza irá utilizar cartão de alta qualidade quando eles estão criando uma caixa para o seu produto. Embalagem fina sinaliza uma farsa.
Examine o código de barras. Os códigos de barras deverá ficar na parte inferior da caixa de perfume. Se você ver que eles estão do lado da caixa, você deve suspeitar.







Código de barras no fundo da embalagem 
- Dicas ADIPEC:

Com a identificação alfa-numérica impressa no selo, o próprio consumidor poderá identificar a procedência legal do produto, bastando para isso: 

  • 1 – Checar a marca, o nome do produto e o número que aparece impresso no selo. Anote essas informações.
  • 2 – Verificar na etiqueta do produto o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC do distribuidor/importador oficial. Se não houver esta informação, há grande chance de ser um produto descaminhado e/ou não original.
  • 3 – Se você não encontrar este telefone (SAC) na etiqueta, consulte no site da Adipec a relação de distribuidores associados com as marcas e produtos alcoólicos (perfumes) e que usam o selo da ADIPEC. Lá você encontrará endereço, telefone do SAC, e e-mail de contato.
  • 4 – De posse dessas informações (SAC e/ou e-mail de contato), comunique ao distribuidor / importador do produto o número constante do selo (se houver) o qual estará apto a sanar as suas dúvidas.
  • 5 – Uma vez constatado que você adquiriu um produto descaminhado e/ou não original, devolva-o imediatamente à loja onde ele foi adquirido, e informe ao lojista as providencias que você tomou e as informações obtidas junto ao Distribuidor oficial.
Para se saber se um perfume é legalmente importado, compre-os apenas em perfumarias que vendam os produtos de nossos associados com o selo da ADIPEC. Vide lista em nosso web site na internet.
Além disso, faça uma identificação visual da embalagem e verifique se ela tem afixado (geralmente no filme de celofane externo) uma etiqueta com as seguintes informações exigidas pela ANVISA na sua RDC 211/05:
  • - Modo de uso
  • - Precauções de segurança
  • - Lista dos ingredientes químicos
  • - Endereço e CNPJ do importador e/ou distribuidor
  • - País de origem
  • - Prazo de validade
  • - Rastreabilidade do Selo
Com a identificação alfa-numérica impressa no selo, o próprio consumidor poderá identificar a procedência legal do produto, bastando para isso enviar à ADIPEC o número desta identificação para que possa ser feito rapidamente o rastreamento do produto.


Como identificar se um perfume importado é falso!








Sempre olhe a caixa e o envase do perfume. A maioria dos perfumes vem em caixas seladas, com papel celofane, mas cuidado alguns fabricantes não envolve seu perfumes com papel celofane, outros não vem lacrados. Então você tem conhecer o perfume original para saber como ele é vendido.

Outra dica muito útil, a maioria dos perfumes são gravados na parte inferior da caixa o numero do lote e o numero da serie do perfume ele tem que coincidir com o do envase.

Outra dica, muitas pessoas acreditam que o perfume original fixa na pela, mas isso não é totalmente verdade. Cada pessoa tem um PH(índice de acides) destinto no momento que transpira e isso que determina o tempo que dura a fragrância em cada um, e o PH também interfere no cheiro algumas pessoas o perfume pode se tornar mais cítrico mais doce etc. E por isso que muitas pessoas comenta que o tal perfume fica melhor em fulano que em ela
.
Outra dica, agite o envase um pouco e se depois de 10 segundos não desaparecer as borbulhas existe uma grande possibilidade que seja uma imitação.

De uma boa olhada na caixa e nos rótulos do envase, para ver se não encontra algum erro de impressão, alguma falha ou até algum erro no idioma. E verifique se não tem riscos ou sinais de alteração físicas no botão de pulverização.

Como identificar um falso perfume Coco Mademoiselle da Chanel


Ok, você foi para o Mercado Livre, Ebay, e viu um frasco realmente barato da Chanel Coco Mademoiselle, o aroma é  fantástico … só que não parece de verdade. Talvez o cheiro não é exatamente o que você estava esperando, talvez a cor tocou alguns alarmes, ou talvez a caixa parecia um pouco desajeitado. De qualquer maneira, você está on-line é mais experiente e que isso não vai acontecer com o seu, certo? Bem, isso acontece com muita gente, por isso, eu vou explicar Como identificar um falso: Não é tão fácil! Ambos parecem muito semelhantes. No entanto, existem algumas diferenças gerais e pistas. A embalagem falsa tinha a impressão e fontes que eram mais espessas e menos “refinado” do que o real. A qualidade era menor e havia alguns erros sutis, como os ingredientes. Mas, no geral, vamos falar a verdade, você não saberia. Na garrafa é muito mais fácil encontrar a falha do que a caixa, mas quando chega, se for para presente você não ira  abri-lo, e as vezes nem abre na loja. Isto é praticamente o que os falsificadores acreditam e esperam que aconteça.
cm1
Dê uma olhada nestes dois frascos e perceba as diferenças sutis na fonte sobre cada um.

Apenas algumas diferenças sutis nos tamanhos de fonte e posicionamento. Sem uma verdadeira caixa para comparar, você não saberia.
cm2
Agora, a parte de trás é onde começa a ficar interessante. Há algumas grandes diferenças no posicionamento e espessura das letras (mais grossa na falsa). Os ingredientes foram os mais evidentes, com um erro de ortografia, diferentes linha-breaks e ingredientes completamente .
cm4
O scanner realmente não faz justiça ao ouro (que era bastante semelhante em ambos), mas conseguiu mostrar menor a qualidade do logotipo e embossing no falso.
box_top
Mais uma vez, a base foi onde ele ficou um pouco mais evidente, mas só quando você tiver um para comparar. Fontes eram diferentes e os números em relevo (apenas visíveis em ambos) estavam  em locais diferentes. No entanto, em outros guias on-line, os dois estavam em relevo logo acima da 116.520. O verdadeiro que  eu tenho foi gravado logo abaixo do código de barras. Além disso, para aqueles mais observadores  / mais geeky entre vós, o código de barras é realmente diferente. Não sei se isso é uma coisa interna  da Chanel, porém, isso pode ser um alerta vermelho.
box_base
Muito sutil, mas as abas dentro da caixa do real  é mais nítidas em seguida, o falso mais arredondada.
cm7
Há uma travessão subtil em ambos os lados da aba de caixa da  tampa do verdadeiro.
cm8
Agora estamos chegando a algum lugar. Se você já teve Coco Mademoiselle antes, você saberá que é rosa. O falso é amarelo / marrom na cor. Esse foi o primeiro sinal de alarme real. O segundo foi, como seria de esperar, o cheiro. Este foi Eau de Parfum, ou seja, o material forte e ele simplesmente não se comparam. Cheirava um pouco de Coco Mademoiselle, mas não durou muito. Eau de Parfum é suposto durar até 8 horas. O falso durou cerca de um minuto ou dois. Eles, obviamente, foram  diluído para confundir os menos atentos entre nós.
cm9
A maior diferença na própria garrafa é a base de espessura e (relativamente) mais áspero na construção. Mais uma vez, sem uma garrafa real para comparar, você não sabe, mas é tão óbvio quando você vê-lo. Lembre-se, Chanel tem tudo de  sofisticação e  delicadeza, e não as garrafas robustas e de  impressão duvidosa.
cm11
Fazendo a  scanner , o resultado mostra claramente as diferenças. Além do fato de o falso ter uma marca de moldagem de vidro desajeitado em comparação com a linha   em torno de um real, o texto é diferente. Outros guias online sugerem que o falso pode ser pego com uma unha.
bottle_base_realbottle_base_fake
Outros guias online sugerem que estes são óbvios de identificar como eles são feitos de plástico. O falso parecia ser feito de vidro. No entanto, houve algumas coisas em comum com outros guias. O logotipo da Coco Chanel  não foi muito centrada no falso. Foi um pouco fora . A rolha do falso era um pouco desequilibrada . Difícil de ver na foto, mas a parte superior quadrado foi ligeiramente inclinado em relação à parte inferior. Houve também uma diferença muito sutil sobre a banda de plástico redondo acima do anel branco e dourado. O real teve pequenos pontos em torno dele (apenas visível). Outros guias também mencionaram a tampa não cabendo bem ou saindo quando o vidro  é fechado. No real a tampa fecha bem e você ouve um clique.cm14
Há duas coisas a notar sobre o bico de spray, a cor e a forma da peça dentro da garrafa. Alguns falsos garrafa têm inserções de bico preto (o pequeno orifício que o perfume esguicha), o falso era branco … mas em comparação com o real era na verdade um mais  um branco transparente. A parte interior da garrafa (a bomba) era muito maior e projetam-se para a garrafa sobre o falso (como visto na foto abaixo). Curiosamente, o real garrafa esguicha sobre duas vezes mais perfume do que o falso.
cm15
A impressão sobreposta em ouro era muito mais nítida na real. Eu tentei obter  luz para mostrar o passo na impressão, onde o ouro é impresso sobre o logotipo fosco. No verdadeiro , o ouro é exatamente na borda do logotipo. No falso, o ouro cobre o rebordo do lado de fora do logotipo, criando um degrau. Detalhes, mas parecia não estar em sintonia com o tema de impressão de qualidade inferior.
cm16
O perfume tem que estar com 100% das opções mostradas como verdadeiras, porde parecer tudo ok, mas se tiver pelo menos 1 item que não bate ele é falso.
AGORA A FOTO DO ORIGINAL  TIRADA DO SITE DA CHANEL
S116520_XLARGE
Se alguém quiser publicar suas experiencias com perfumes falsos sintam-se a vontade de comentar e dizer onde compraram para ajudar a outras pessoas não passarem pelo mesmo. Po isso a Perfumes Originais só compra os perfumes da Chanel nas lojas autorizadas e enviamos o recibo de comprovando a origem da compraa.gUIA 

Perfume falso ou original – O guia definitivo para saber

Como descobrir se o perfume é original ou falso?


Você já deve ter se deparado com a dúvida se realmente o perfume é falso, genérico ou original, certo? Nesse artigo, falei sobre a diferença entre um perfume falso e réplica, então hoje venho falar dos falsos realmente, quando você compra achando que é original e depois fica em dúvida. Então vamos ensinar de uma vez como distinguir um perfume importado falso do original.
perfume importado falso ou verdadeiro
Perfume falso qualidade AAA
como identificar perfume original do falsocomo saber perfume original ou falso

Como identificar um perfume falso?

Cada marca de perfume tem uma particularidade, o Azzaro Chrome Sport tem a parte superior do borrifador bem característico. Com essa onda de Paco Rabanne e Carolina Herrera, muitos estão falsificando. Até mesmo lojas de shopping e no Mercado Livre da vida é comum ver perfumes falsos com aroma idêntico ao original. Então como saber se o meu é falso ou verdadeiro?

Dicas para saber se o perfume é original e importado

Vamos falar dos importados, já que nacionais por serem mais baratos e nem sempre tem a qualidade dos importados, vamos deixar de lado.
1 – Compre em lojas seguras: Evite comprar até mesmo em loja de shopping desconhecida. No Mercado Livre há vendedores que vendem originais também. Segue uma lista de sites de lojas seguras online para comprar:
2 – Preço: Gente, vejo perfumes importados bem baratos e realmente existem. Há pessoas que importam e revendem aqui no Brasil, então acaba saindo um preço abaixo do mercado. Porém… quanto vale esse perfume lá fora? Baseado no valor final, há como o vendedor ter lucro? Acesse esse site fragrancenet.com e veja o preço do perfume. Converta para dólar e compare. Dá pra ter lucro levando em conta frete e possíveis tributos?
Cuidado! Muitos vendem falsos pelo mesmo preço do original pra assim passar desapercebido.
3 – Cheiro de álcool: A maioria absoluta dos falsos ou réplicas dá pra descobrir apenas pelo cheiro característico de álcool. Se você aplica o perfume importado e sente logo de cara ou de longe um cheiro de álcool, pode ter certeza que é falso. Originais usam álcool mas imperceptível ao olfato.
4 – Duração do aroma: Outra dica para reconhecer um perfume falso é a duração do aroma. Na primeira hora você sente quase ou mesmo cheiro do original, só que, após passar uma hora esse aroma desaparece.
5 – Embalagem: Perfumes originais importados tem a qualidade de embalagem 100%. Na caixa todo o logo do fabricante é feito em relevo.  Até mesmo nacionais tem a embalagem com relevo.
6 – Frasco: O frasco tem vidro grosso, não tem nenhuma etiqueta ou adesivo plástico. Tudo é feito diretamente no vidro, nada de “etiquetinha”.
7 – Compare: Pegue a foto do original e compare. Na primeira foto do artigo mostra um frasco falso e outro original. Repare que o falso é tão mal feito que a escrita “On Ice” é feita muito em cima e no Lancôme a flor é bem pequena e mal feita. Procure por review que as fotos são mais originais a realidade.

3 comentários:

  1. O quer dizer no perfume tester e limited edition?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cristiano,
      Os testers são, em sua maioria, garantidos pelo fabricante e são de uso exclusivo das lojas. Por lei eles não podem ser vendidos porém sabemos que isso ocorre. Quando uma empresa vende um tester, se responsabiliza por problemas relacionados a ele, a caixa vem com numero de série e alguns dos itens mencionados acima também são obrigatórios. Não é obrigatória a caixa e o código do fabricante com o código de barras (mas alguns ainda tem essa segurança). As edições especiais e limitadas tem que seguir o padrão acima, o numero de série é diferenciado, geralmente o site oficial do fabricante tem os números da edição disponíveis para consulta. A verdade é que no Brasil temos uma grande quantidade de falsificações de altíssima qualidade de forma que mesmo tomando todos os cuidados possíveis é possível comprar gato por lebre. De qualquer forma o selo e as especificações da ADIPEC tem que ser respeitados em todos os produtos vendidos no Brasil, inclusive as edições limitadas. Quando compramos de sites estrangeiros devemos estar cientes que estamos correndo risco, pois somente as lojas físicas, em outros países tem garantia de procedência.
      abraços
      obrigado

      Excluir
  2. Bom dia
    Comprei um perfume arabe um attar e estou sismada se eme e falso.
    Teria como me falar se da pra saber se e falso um attar.
    Obrigada

    ResponderExcluir

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!