segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NARCISO – A Sedução Feminina Se Encontra com a Força Masculina


por:
 Stefanie Jaehn


"Tinha de ser um perfume único, algo que celebrasse as mulheres, sua beleza, sua força e vulnerabilidade.“ (Narciso Rodriguez, facebook)
Sempre que eu leio estas descrições chiques acompanhando novos lançamentos de fragrâncias tenho tendência a revirar os olhos e pensar “quando escreveu isto deve estar a morrer de rir enquanto escreve” e no entanto, os criativos por detrás da nova fragrância NARCISO fizeram um belo trabalho. Há muito simbolismo neste perfume, prestando tributo à força feminina e felizmente, acontece que é um excelente aroma também.
Topo: gardénia, rosa branca
Coração: almíscar
Base: vetiver, cedro branco e preto
NARCISO abre com uma explosão de uma surrealista gardénia branca com a ínfima doçura da rosa abrindo caminho para um exótico, limpo, mas intoxicante buquê floral que me põe a pensar em praias tropicais por um milésimo de segundo; antes que eu fique perdida num sonho acordado de sol e areia, dou conta de um almíscar cremoso, limpo e quente emergindo com algumas especiarias, uma qualidade apimentada como aquela que notamos nos lírios, quando os chegamos bem perto do nariz. Esta pitada de especiarias constrói a ponte para a base de um cedro seco e um pouco mais tarde, um vetiver ligeiramente escuro e com matizes de tinta. O que permanece por cerca de 6-9 horas na minha pele é uma cremosa e limpa gardénia numa cama de madeiras escuras.
A omnipresença de almíscar em Narciso Rodriguez liga uma clássica abertura feminina com uma clássica base masculina e o que se sente pode até ser um pouco estranho, mas funciona extremamente bem e é de fato único. É reminiscente da beleza feminina enquanto salienta a força e a vulnerabilidade: pele vulnerável, limpa e nua com a mais pequena sombra de erotismo que a torna interessante e sexy.

“Eu quis criar uma fragrância extremamente sexy que virasse a cabeça dos homens. A sensualidade se torna um pouco mais sexy, um pouco mais intoxicante.” (Narciso Rodriguez, press release)
Ele quis—e ele fez, este perfume está carregado com afrodisíacos e no entanto é tão charmoso e discreto que se torna apropriado para o escritório quando usado com moderação. Os primeiros segundos parecem refletir a pura feminilidade e os melhores atributos a ela associados: o amor carinhoso e a serenidade. Na linguagem das flores, a gardénia branca diz “te amo secretamente” e ao mesmo tempo que é (engraçado) associada a propriedades afrodisíacas, ela representa a inocência e a modéstia tanto como a rosa branca fala de respeito, pureza e amor puro.
Com o almíscar emergente, entramos num território diferente, não conotado com o feminino nem com o masculino, seu apelo geral quente e sensual é considerado afrodisíaco desde a antiguidade e parece ligar a feminilidade das notas de topo com as mais masculinas notas de base: vetiver e cedro. O vetiver é frequentemente usado em aromaterapia por suas propriedades de concentração e fortalecimento e diz-se que faz a ligação com o mundo físico—aumentando tudo o que pode ser experienciado com os sentidos. Por último, o cedro, a palavra deriva do Árabe kedronsignificando “poder,” o que se relaciona com suas qualidades para evocar força espiritual e proteção. Consegue adivinhar o que se diz que é também? Pois claro, um afrodisíaco.

“Eu quis criar fragrâncias que fizessem as mulheres se sentirem bem consigo próprias. […] Quando uma mulher se sente sexy, misteriosa e forte – independentemente daquilo que ela faz—isso lhe dá um poder subliminar.”(Narciso Rodriguez, press release)
Algumas fragrâncias evocam imagens, esta também, e o que me veio à mente foi uma mulher autoconfiante num vestido de executiva, emergindo de sua pausa para almoço—com um sorriso malandro nos lábios e um toque do perfume de seu homem ainda sobre sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!