quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Burberry - O XADREZ QUE CONQUISTOU O MUNDO




é uma famosa marca de luxo da moda britânica, que é famosa por seu padrão de básico de marca registrada, um padrão de xadrez que apresenta listras em preto, branco e vermelho sobrepostos sobre um fundo bege. A marca tem evoluído ao longo do século passado a partir de um simples fabricante de roupas ao ar livre para um esteio da moda high-end, popularizada por celebridades e realeza. Burberry bolsas, casacos, cachecóis e até Burberry 

é uma famosa marca de luxo da moda britânica, que é famosa por seu padrão de básico de marca registrada, um padrão de xadrez que apresenta listras em preto, branco e vermelho sobrepostos sobre um fundo bege. A marca tem evoluído ao longo do século passado a partir de um simples fabricante de roupas ao ar livre para um esteio da moda high-end, popularizada por celebridades e realeza. Burberry bolsas, casacos, cachecóis e até guarda-chuvas estão entre os itens da moda esportiva assinatura Burberry..

História

A história da Burberry começou em 1856 quando Thomas Burberry, 21 anos de idade na época, abriu sua própria loja em Basingstoke, Hampshire, Inglaterra. A empresa focada principalmente em veículos pesados tempo todo-roupa ao ar livre, produzindo roupas com sua tecnologia patenteada de gabardine próprio tecido, que é um tecido durável resistente à água que Burberry patenteado em 1888. Ninguém poderia ter imaginado no momento em que uma marca tão prático como Burberry um dia se tornaria um exemplo da alta moda.Devido á praticidade da gabardine, em 1895, Thomas foi chamado pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, que seria o antecessor do trench coat (casaco de trincheira). Era o surgimento da famosa capa de chuva, adaptada ao estilo militar.


Em 1911, equipado com casacos desenvolvidos pela BURBERRY, o explorador norueguês Roald Amundsen se tornou o primeiro homem a cruzar o Pólo Norte. Pouco depois, em 1914, a marca foi comissionada pelo escritório de guerra para adaptar o antigo casaco dos oficiais para combate. Adicionou eqaulettes e argolas em forma de “D”, e ali nascia o verdadeiro trench coat, um casaco extremamente quente e resistente. Nos anos 20, o tecido xadrez (bege, preto, vermelho e branco), introduzido em 1924 e logo depois patenteado, que é marca registrada da BURBERRY, foi criado e usado no forro desses casacos. O trench coat, forrado com tecido xadrez, ganhou as ruas, se atrelando cada vez mais a um conceito de elegância, que vestiu de políticos a estrelas de cinema, como quando foi utilizado pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no filme Casablanca. Em razão da importância da marca no mercado britânico (e mundial), em 1955, a BURBERRY foi condecorada com uma Royal Warrant (uma menção honrosa dada a comerciantes e marcas), pela majestade Rainha Elisabeth II. Também neste ano, a marca foi comprada pelo grupo Great Universal Stores (GUS).


A marca começou sua internacionalização somente na década de 70, quando uma loja âncora foi aberta em Manhattan. Mas nem tudo foi glamour na história da tradicional marca britânica. Na segunda metade do século XX, a marca em si ficou perdida no acelerado mundinho fashion e relacionada a um público acima de 50 anos. A clientela da marca BURBERRY dividia-se entre velhinhas de bochechas rosadas e turistas japoneses de passagem pelo Reino Unido. As lojas mais sofisticadas nem sequer tinham estoque dos seus produtos e a empresa parecia condenada a uma caretice eterna. Mas, a reviravolta começou em 1997 quando a empresa GUS (que detém a maior parte das ações da BURBERRY) convidou a americana Rose Marie Bravo, presidente da tradicional loja de departamentos Saks Fifth Avenue, para ser a principal executiva da marca. A partir dali, se iniciou o processo de criação de uma nova imagem: uma BURBERRY fashion. Uma de suas principais providências foi recrutar Roberto Menichetti, ex-estilista de Jil Sander para comandar a criação das novas coleções da marca britânica.


Em 1999, ele desenvolveu uma linha de vestuário chamada BURBERRY PRORSUM (mesmo nome que aparece na bandeira do símbolo da marca), que possuía produtos com um valor um pouco mais caro, misturando estampas e cores, sobrepondo peças, embaralhando o clássico com o novo. Outra providência da executiva foi contratar o fotógrafo Mario Testino para cuidar das campanhas publicitárias e recrutar Kate Moss, a modelo que tem a imagem mais valiosa do mundo da moda, para ser a garota-propaganda. Resultado: sem perder os tradicionais compradores, a faixa etária do público mudou de 50 para 30 anos. Ou melhor, se expandiu: agrada de avós aos netos e também à quarta geração da família, já que a marca começou a desenvolver sua linha infantil e baby. Mas o time só ficou completo em 2000, com a chegada do estilista britânico Christopher Bailey, vindo do Grupo Gucci.


Nas últimas coleções, o estilista introduziu visuais mais casuais, adicionando um fulgor boêmio à herança de design da famosa marca britânica. Contrabalançar a tradição da marca com uma estética moderna foi essencial para a consolidação da BURBERRY. É verdade que as roupas dos desfiles vendem pouco, mas serve de inspiração para as linhas efetivamente rentáveis, como a BURBERRY LONDON, coleção mais extensa e popular, que não existia antes de Rose Marie assumir a presidência da empresa, assim como bolsas, óculos de sol, sapatos, lingeries sensuais, linha infantil e até cobertor para cachorros. Além disso, linha de perfumes, jeans, camisaria e básicos produzem visuais irreverentes.


Atualmente

Nas últimas décadas, a popularidade da Burberry continuam a subir graças a celebridades como Kate Moss, que foi destaque nas campanhas da empresa de publicidade. Não é incomum ver estrelas como Sienna Miller, Elizabeth Hurley, e Jennifer Lopez segurando bolsas Burberry enquanto caminhava pelo tapete vermelho. Os caras famosas que mostraram uma afinidade com simplicidade e estilo Burberry ter ajudado a marca se tornar uma marca inconfundível de status e moda. A campanha da Burberry mais recente de um anúncio da Primavera e Verão de 2008 mostrava jovens modelos vestindo as cores mais brilhantes, que está em contraste gritante com a empresa passado a preto e branco, as campanhas mais classicamente temáticos. De acordo com o diretor criativo da Burberry, Christopher Bailey, “movimento, energia e caráter. – O espírito que define esta primavera / verão campanha publicitária 2008 Trabalhando em conjunto com um eclético, o grupo britânico e talentosos músicos, atores, modelos e esportistas de expressar uma nova atitude fresca da família Burberry.

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