VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Canais sobre Fragrâncias no YouTube: A Identidade de Nossas Comunidades Perfumísticas. Parte I de II

por: Gabriela Cortés

Considerando que atualmente a mídia social tem diminuído as interações face-a-face, blogueiros de fragrâncias desafiaram a forma tradicional de se falar sobre perfumes e realmente mostraram seus verdadeiros rostos, ou seja, rosto das nossas comunidades perfumadas.
Alguns anos atrás estava pesquisando resenhas sobre o HM de Hanae Mori, quando me deparei com uma resenhas em vídeo no YouTube de um cara chamado Brandon Thompson (Cutlass Supreme SL) e fiquei chocada. Foi um verdadeiro deleite poder descobrir, ver e ouvir pessoas discutindo sobre fragrâncias. Desde então passei a assistir vídeos de resenhas quase que diariamente e também passei a procurar obsessivamente por novos canais de Vloggers no YouTube.
YouTube é um site de compartilhamento de vídeos fundado em 2005, e seus efeitos positivos enquanto Rede Social causou um enorme impacto para as comunidades que discutiam perfumaria. Ele simplesmente ofereceu uma nova plataforma, altamente interativa, de expressão para os mais entusiastas desse universo, utilizando eles de seus carismas pessoais e energia vibrante para alcançar novos amantes de perfumes ao redor do mundo. Em um momento em que a mídia social não parecia ser tão lúdica, os resenhistas de fragrâncias por meio de vídeos apareceram, desafiando uma forma distinta de resenhar sobre perfumes, nada tradicional esta nova forma, e realmente mostrando seus verdadeiros rostos e dando cara a nossa comunidade perfumada que nos representa.
Definitivamente os Vlogger’s têm o poder de nos fisgar e fazer vivenciar uma realidade que transcende a tela do nosso computador. A diversidade de resenhistas que fazem vídeos em diferentes contextos nacionais, culturais, étnico e em ambientes de trabalho, realmente mostra que a nossa paixão pelos perfumes transcende raças, culturas, línguas, gêneros, aparências, idade e profissões. Perfume não é só para as pessoas perfeitas e bonitas que vemos nos anúncios e propagandas, perfume é para a pessoa comum, para o nerd, para a classe operária, para o moderno, para o imperfeitamente bonito. Cada um de nós tem uma particularidade, quer seja engraçada, estranha ou até mesmo comum, e é por isso que se torna tão prazeroso assistir os resenhista em seus vídeos, pelo fato deles deixarem transparecer suas imperfeições; quando orgulhosamente mostram seus piercing’s, suas tatuagens, suas casas, seu senso de humor espirituoso e seus mais variados estilos. Podemos parecer diferentes, mas somos mais semelhantes do que imaginamos e os vlogeiros nos mostram que há mais para compartilhar do que somente uma paixão por perfumes. Cada um de nós pode compartilhar de nossas paixões por alguma coisa com outro alguém, uns com a esposa, outros com as filhas como Dan Mish faz (MyMickers), podemos gostar do perfil de caras mais sérios que são militares e também loucos por submarinos, como o Brandon (Distinguishedgent1), gostar das garotas com habilidades para surpreendentes maquiagem e altos piercing’s como a Viola (KillerColours), ou talvez simplesmente podemos nos apaixonar por caras tranquilos como o Kristo (Betawiblood), que orgulhosamente nos mostra todos os cantos de sua casa em seus vídeos.

John Pegg
Os benefícios de se envolver em uma mídia social mundial vão além de apenas um simples compartilhamento de ideias, a fim de construir uma reputação e ganhar a atenção da mídia, para além da nossa comunidade que discute apenas fragrâncias, seja em revistas de moda ou jornais, a exemplo, John Pegg (Querosene Trewth)ganhou uma vasta reputação por conta de seus vídeos no YouTube. Ele foi um dos primeiros Vlogger’s do YouTube e ainda é altamente considerado como um dos resenhistas mais assistidos, além do mesmo, hoje viver um sonho de poder ter se tornado um perfumista quando criou a sua própria Casa de perfume Indie denominadaKerosene Fragrances. Suas criações foram destaque na revista GQ, na New York Times Style, na Los Angeles Times, e na edição russa da revista Marie Claire.

The GoodSmellas

 
Do mesmo modo um time de cinco amigos discute a perfumaria através de vídeos, o time se chama GoodSmellas, e o time é composto por Cody Sulaimana (dracdoc), Edward Libassi (Frunk Inator), Luis Ginorio (CityMessiah), Ahmed Zindani (Ifreezet) e Carlos Powell (Brooklyn Fragrance Lover). Você pode ler um pouco mais sobre eles, num artigo maravilhoso escrito pela Ida Meister, clicando aqui. Incessantemente osGoodSmellas também têm atraindo a atenção da imprensa fora dos nossos meios relacionados a perfumaria, como em revistas online de moda e estilo, a exemplo aracked.com, na revista Elle, e na London Sunday Times.
Hoje, o envio de vídeos criativos, lúdicos e temáticos envolvendo vários resenhistas de perfumes são uma grande tendência nos canais que discutem perfumaria no YouTube. Como o Fragrance Bros e os Shootout Series, onde dois rapazes super simpáticos fazem um duelo entre fragrâncias com notas semelhantes; a Street Scent Series, onde o FRAGRANCEFANATIC1 realmente vai para as ruas e interage com pessoas reais; a Black and White Series, onde Lupe (theLupeXperience) e Jay (doVlog Fragrance Wires) escolhem e discutem uma mesma fragrância; Dan (MyMickers) que envia amostras misteriosas para Mistery Challenge Series e para outros resenhistas de vídeos e canais; a Hidden Gems Series, onde Max Forti explica o grande potencial que algumas fragrâncias de grife e de nicho possuem, e também séries/canais onde alguns Vlogger’s estão realmente ligados às preferências das mulheres como Steven (Redolessence) em My Wife Rates Fragrances in my Collection! e como Jeremy (Jeremy Fragrance) em Cheap Vs Expensive Fragrances, onde ele pede opiniões pessoais de garotas sobre fragrâncias masculinas.

Katie Puckrick
Infelizmente, um contraponto quando você se dedica ir em busca de canais que discutem perfumaria no YouTube, é que a maioria dos resenhistas são do sexo masculino e que as meninas que encontramos apenas mostram suas coleções, mas não resenham sobre cada uma de suas fragrâncias. No entanto, existem algumas mulheres inspiradoras que prontamente têm encarado o desafio e que são altamente respeitadas entre a comunidade que discute fragrâncias no YouTube. Uma dessas resenhistas mais conhecida e popular é a Katie Puckrick (Katie Puckrick Smells), uma linda, carismática, doce e jovem senhora, que começou a publicar resenhas há oito anos atrás. Ela é famosa por seus vídeos curtos, objetivos e cheios de estilo, dona de resenhas espirituosas e entusiasmadas. Outras mulheres maravilhosas que se destacaram com seus canais dentro do YouTube são, Brenda (Boofubar1963), Natasa (natky2), Victoria (EauMG), Viola (KillerColours), ChocolateBunniemzurilove,Cleo CamNatalee PatelEast West HavenFragrancy blog, de Na’z Fragrance ReviewsJust GilMinnieMollyReviews e indoleholic entre outras.
Na segunda Parte (II) deste Artigo, entrevistarei o vlogeiro Chris Formosa que irá partilhar conosco o que o inspirou a fazer vídeos com resenhas perfumísticas, e como ele conseguiu neste caminho contribuir para a comunidade apaixonada por fragrâncias dentro YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!