segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sua majestade a Rosa na perfumaria



Rainha das flores, a rose foi sempre uma das notas mais populares na composição de perfumes, como parte de um bouquê floral ou como um suave motivo. O tema das flores e em especial das rosas em perfumes tornou-se de novo muito popular.

Os perfumistas usam óleo de rosa, absoluto de rosa, concreto de rosa e égua de rosa como produtos da destilação por vapor, assim como nas suas versões sintéticas. As variedades mais populares usadas pelos perfumistas são: Rosa Búlgara (Rosa Damascena), Centifolia (rosa com cem pétalas) e a Rosa de Maio.

Um dos maiores produtores de óleo natural de rosa e absoluto de rosa (70 % da exportação mundial) é a Bulgária e o seu vale de rosas perto da cidade de Kazanlak. A famosa Rosa Búlgara ou Rosa Damascena é aí cultivada. Os perfumistas adoram o seu aroma intenso com nuances frutadas e amadeiradas, ou mesmo com nuances de tabaco, dependendo da espécie de rosa.

França e a sua Provence no Sul com a Meca dos perfumes – Grasse, é também um grande produtor de óleo de rosa. Outras variedades mais clássicas são cultivadas em França: Rosa Francesa (Rosa gallica), Rosa de Cem Pétalas (Rosa centifolia) e Rosa de Maio (que foi criada cruzando duas espécies pré-existentes). Para além das rosas francesas e búlgaras, o óleo de rosa é produzido de rosas cultivadas no Irão, Tunísia, Marrocos, Turquia e Alemanha.

O óleo de rosa é conseguido pela destilação de pétalas frescas de rosas. O óleo de rosa é amarelo claro, com uma suave nuance verde. O óleo possui o aroma intenso da rosa fresca. 3000 kg de pétalas de rosa produzem 1 kg de óleo de rosa por destilação.

O absoluto de rosa é produzido pela extração química de pétalas de rosas frescas. O absoluto de Rosa é um líquido espesso de cor laranja, laranja avermelhado ou laranja esverdeado, e possui um aroma muito intenso, profundo e rico de rosa. É doce e levemente especiado com uma nota de mel mais ou menos acentuada.
A bela rosaé a musa de muitos perfumes. Dado que ela prolifera abundantemente, iremos mencionar apenas alguns deles aqui. Uma rosa obscura e oriental comâmbar na base é a que se encontra no perfume de Serge Lutens Rose de Nuit, e em Frederic Malle Une Rose.
O gentil e verde aroma da rosa com algumas especiarias é encontrado em Serge Lutens Sa Majeste la Rose. Stella McCartney tem algumas versões de belas composições com rosas: StellaStella Sheer (algumas em edições limitadas), Stella Rose Absolute. Os seus perfumes com o clássico tema da rosa têm uma faceta muito moderna; Stella é uma rosa casual, suave, moderna e fria, enquanto Stella Rose Absolute tem uma composição mais obscura, intensa e oriental. A Guerlain dedicou um dos seus Aqua Allegorias à rosa - Rosa Magnifica. Flores de Rosa Búlgara Intoxicantes, opulentas e pesadas aparecem em Guerlain Nahema.

Yves Rocher lançou a sua versão floral Rose Absolue – esta rosa é suave cálida e gourmet. Givenchy arrebatou as senhoras com Very Irresisteble, que contém cinco tipos de rosas. Uma das numerosas edições limitadas deste famoso perfume é Very Irresistible Bulgarian Rose (2006), dedicado a esta bela espécie de rosa. Very Irresistible Collector Edition é o último lançamento da marca, comemorando o décimo aniversário do aroma original e usa 10 tipos diferentes de rosas.
Entre os perfumes modernos, devemos mencionar La Rose Angel do Garden of Stars de Thierry Mugler. A sua rosa da família de Angel é doce e gourmet. Uma suave e delicada rosa com tons verdes e frutados é a que se encontra em Bvlgari Rose Essentielle. Uma rosa obscura, quente, aveludada e muito moderna cresce em Rock'n'Rose by Valentino. A rosa de Gianfranco Ferre Ferre Rose é delicada, casual e muito fashion.

Foto: gardening web guid
e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!