segunda-feira, 16 de junho de 2014

Notas de Leite nos Perfumes



O cheiro subtilmente, doce, e confortável do leite é uma nota apreciada nos perfumes. Não só ela cria uma regressão à infância, como também potencia os componentes florais e combina muito bem com os componentes doces. O recente surgimento do subgrupo gourmand (dentro da família de fragrâncias Orientais) exibiu muitas fragrâncias que pegam nas notas de leite como ponto de partida: seja como um todo como o próprio leite (notavelmente em Matin Calin de Compotoir Sud Pacifique) ou relembrando-nos de sobremesas lácteas como arroz doce (como em KenzoAmour), leite condensado usado para adoçar o chá (Jo Malone Tea CollectionSweet Milk), ou pudins de leite (L'Artisan Parfumeur Saffran Troublant).

O termo "LACTÓNICO"
As fragrâncias Retro e vintage fragrances são muitas vezes descritas como "láctónicas" quando exibem facetas de leite, contrastando com as fragrâncias contemporâneas sob a designação gourmet; e isso é porque láctónico, embora derivativo da palavra latina para leite (lac, daí lacto- etc.) é um jargão muito específico da perfumaria que denota o uso de lactones, o que era especialmente comum em fragrâncias mais antigas. Lactones são esteres cíclicos unindo um grupo de álcool e um grupo carboxilico na mesma molácula.
 

Os lactones mais comummente usados são o lactone de pêssego (que tem um toque de leite e pêssego como em Caron Fleurs de Rocaille) ou lactone de leite (Mugler Dis-Moi Mirror tem). Pode encontrar lactones em famosos exemplos como em Le Feu d'Issey ou Rush de Gucci. Um lactone invulgar emergindo num perfume contemporâneo é o lactone massoia em Santal Massoia de Hermes.
PRODUÇÃO:
Apesar de as notas de leite cheirarem como leite, na realidade a substância nutritiva não é usada. As notas de leite são conseguidas através de ilusão, via outros materiais, como baunilha ou sândalo, muitas vezes (como em Santal Blanc de Serge Lutens). Estes materiais têm naturalmente uma faceta "cremosa", uma qualidade suave, doce que pode ser interpretada como "leitosa" nas composições.
O uso de lactones é também um atalho para colocar uma nota de leite num perfume: o efeito pode ser de creme ou de pêssego ou mais amadeirado dependendo da calibração da proporção e do contexto. O efeito dos lactones na incrementação das facetas cremosas das flores brancas é a razão principal de terem sido usados tão frequentemente no passado.
CARACTERÍSTICAS:
As notas de leite parecem atingir um nervo muito sensível nos amantes dos perfumes e nos consumidores em geral. Quase como num arquétipo de Jung eles evocam uma sensação de satisfação, de substância do corpo e da mente, uma elação reconfortante que mima as emoções quando em stress. A popularidade das notas de leite só poderá aumentar à medida que os tempos se tornam mais difíceis.


Lista de fragrâncias com notas de leite: veja em Nota Leite.


Author: Elena Vosnaki é historiadora e escritora sobre perfume. É da Grécia e escreve para o Fragrantica. É a fundadora e editora do Perfume Shrine, um das mais respeitadas publicações independentes online sobre perfumes que contém resenhas de fragrâncias, entrevistas à indústria, ensaios sobre matérias-primas e história do perfume, vencedora do Prémio Fragrantica Blog Awards e finalista em numerosos concursos e prémios de blogues.
A sua escrita foi reconhecida nos Prémios Fifi Awards para Excelência Editorial em 2009 e ela também colabora com publicações em todo o mundo.
Traduzido, editado e adaptado por Miguel Matos (migueldematos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!