quarta-feira, 25 de junho de 2014

Passion for Men de Elizabeth Taylor (1989)

Esta é mais uma da série de resenhas de fragrâncias baratas, perfumes que podem ser encontrados online ou em outlets por US $25 ou menos. Deixe um comentário em baixo para ter a oportunidade de receber uma amostra, enviada para qualquer parte do mundo, grátis!
Sumário: Um companheiro perfeito para a primeira fragrância feminina de Elizabeth Taylor com o mesmo nome, Passion for Men é uma lavanda baunilha-oriental que com toda sua simplicidade ainda se consegue manter surpreendentemente atual, perfeitamente unisexo, e maravilhosamente acessível em todo o mundo.
Perfumista(s): Não consigo encontrar qualquer informação; se sabe, por favor nos deixe um comentário!
Prós: Primeiro o preço; eu não resisto a fragrâncias de baunilha e achei esta uma grande alternativa a outros almíscares amadeirados e aquáticos tão presentes no final dos anos 80. Eu acho que ele ainda se mantém único entre seus pares e ainda gosto muito de usá-lo. Passion for Men, ao contrário do fabuloso embora axaropado Passion for Women, é um aroma de baunilha que funciona bem em tempo mais quente, similar a Diptyque Duelle ou Couvent de Minimes Cologne of the Missions.
Contras: Você provavelmente conseguirá comprá-lo por menos de $10 USD, mas não se surpreenda se encontrar zero evolução, longevidade ou notas de coração. Passion é todo ele notas de base com um acorde de lavanda e citrinos que mal se nota. A apresentação é verdadeiramente horrorosa para hoje, reduzida a caixas com uma janela de celofane com o mesmo esquema gráfico desde 1988, uma tampa de plástico e um piroso vaporizador de plástico. Alguém, por favor compre a marca, mude a embalagem e relance para fazer justiça a Liz!
Notas: laranja, notas frutadas, gálbano, bergamota, limão, neroli e lavanda; cravo, sândalo, patchouli, canela, bálsamo de abeto, jasmim, cedro, gerânio e noz moscada; fava tonka, âmbar, benjoim, musgo de carvalho, baunilha, estoraque, almíscar e vetiver.
Descrição do designer: Não tem. Ao invés eu lhes darei uma brilhante de Pyrgos (2011), oferecendo uma visão surpreendente e sociocultural do desenvolviento de Passion: “Entalado entre o odiado Joop! Homme e o adorado Tiffany for Menestá Passion for Men de Elizabeth Taylor. Este foi o famoso seguimento de Liz ao perfume original feminino Passion, que foi O blockbuster de sucesso das celebridades de 1988. Lançado numa altura em que a crise de AIDS estava no seu topo, Passion ePassion for Men foram expressões olfativas da preocupação de Liz a respeito da cultura sexual prevalecente na América. Ela era muito verbal sobre o quão difícil a década tinha sido para as pessoas, particularmente para os homossexuais sofrendo com AIDS, e sentiu que os anos 80 precisavam fechar com uma nota de honestidade.
As duas fragrâncias estavam envoltas em trevas, seua frascos de um austero, quase negro tom de púrpura, os sromas ricos em ervas e especiarias. Esta era sua imagem antes de as brilhantes pedras preciosas dos anos 90 terem sido introduzidas. A disposição triste de Liz é definitivamente transmitida neste perfume. Cheirando-o hoje, não tenho dúvidas de que Passion for Men foi algo que ela controlou pessoalmente. Os homens, afinal, estavam sendo especialmente atacados pela AIDS, e alguns de seus amigos mais queridos estavam morrendo, ou ja tinham morrido disso. Eu acredito que ela esteve presente em todos os briefings, cheirou as tiras de papel, e teve um pesado contributo na fórmula final. Ela quis que cheirasse sério, maduro e infinitamente memorável. Eu acho que atingiu todos esses objetivos. Para uma fragrância de celebridade barata, estou muito impressionado com o resultado final.”
Me faz lembrar: Poderia ser a versão Axe de Kilian’s A Taste of Heaven; uma versão oriental de Paul Sebastian for Men; a secagem de Serge Lutens Gris Clair; como Guerlain L’Instant pour Homme misturado com Caron pour un Homme.
Tipo de fragrância: Colônia.
Número de vezes que testei: Tenho tido sempre um frasco em minha coleção desde que foi lançado em 1989.
Número de aplicações: Duas vaporizações nas costas da mão.
Desenvolvimento: (Linear / Médio / Complexo) Ok, talvez seja médio, mas ele desaparece tão rapidamente que é difícil perceber qualquer evolução além de seu desaparecimento.
Longevidade: (Curta / Média / Longa) Consigo cerca de 1-2 horas com 2 vaporizações nas costas da mão. Depois disso, ficam apenas sombras.
Projeção: (Pouca / Média / Muita) Vai melhor em tempo quente mas apenas nos primeiros trinta minutos.
Nota sobre a embalagem: Tal como quando foi lançado nos anos 80: um grande frasco indigo escuro com tampa de plástico, bem datado mas também bem art deco. Ver Contras, acima. A caixa de cartão ainda tem o mesmo padrão indigo e preto, como as luzes de um projetor de cinema.
Preço: A partir de $8 USD online.

Conclusão: Acredite ou não, todo este drama dos flankers de fragrâncias—as variações de noite, variações de Verão, variações extreme, etc.—não é nada de novo. Esta prática tem existido na perfumaria masculina desde pelo menos há 40 anos que eu me lembre (YSL fez, Nina Ricci fez, Balenciaga fez, Dior fez, Giorgio fez, Worth fez, Chanel fez!). Levanto esta questão porque a certa altura existiu um Passion for Men Cologne Concentrée. O frasco era o mesmo mas tinha uma crista dourada à esquerda em cima. O perfume contudo era precursor de Lutens Gris Clair e Kilian’s A Taste of Heaven um par de décadas antes. Não consigo encontrar ingormação sobre a versão Concentrée e só posso dizer que aparece de vez em quando na internet por preços pouco razoáveis, como este.
Como se compara o original à versão Concentrée e se você quiser um frasco de Passion for Men deverá perseguir o Concentrée? Bem, acho que você já sabe o que penso do original Passion for Men: uma grande baunilha de Verão graças à fraca longevidade e rápido desenvolvimento. A versão Concentrée é outra coisa. A longevidade é de umas boas 6-8 horas; a projeção é quase a mesma mas dura além da segunda hora; e há uma maior profundidade nas notas de base, mais doces e mais resinosas. Consigo detetar baunilha, canela, noz moscada, cravo-da-índia, âmbar, estoraque e benjoim. Mesmo assim não sinto grande coisa de notas de topo ou coração. Por isso eu recomendaria que todo o conhecedor de fragrâncias procure um frasco de Passion for Men como um oriental raro e leve que é barato e tem uma estória interessante. Depois, se o perfume o intriga, que siga para a caça ao Concentrée!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!