segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lantana




Nome Científico:
Lantana camara

Outros Nomes:
Lantana, cambará-de-cheiro, camará
Partes da Planta usadas:
Toda a planta, folhas

 
“Diz-se que as borboletas adoram as flores de lantana e os arbustos atraem sempre hordas delas quando em flor.”

lantana comum é um arbusto perene dos trópicos. A espécie cresce quase dois metros em altura e pode espalhar-se por quase dois metros e meioem largura, sendo que algumas variedades são capazes de subir como trepadeiras em suportes de maior altura. Os pés têm perfil quadrado, com pequenos picos. As folhas são dispostas em pares oportos. São ovaladas, duras e com pêlos, de pontas finamente dentadas. Quando esmagadas têm um cheiro forte e especiado. As flores são uma mistura de creme, rosa ou laranja em numerosas cabeçlas pequenas, frequentemente em duas cores, amarelo e vermelho. Os fruto são bagas carnudas em clusters, verdes, amadurecendo para preto.
A espécie Lantana é uma espécie de erva daninha muito frequente em países de climas amenos. A Lantana camara é venenosa para animais e humanos. Esta planta é muito atrativa devido às suas flores e é usada para fins decorativos. Contudo, a Lantana camara é considerada uma espécie invasiva em muitas áreas tropicais e subtropicais. Como uma espécie invasiva, tem potencial para florescer bem e tem coberto largas áreas na Austrália, Índia e África. Os pássaros ajudam a espalhá-la ao ingerirem as sementes que depois dispersam. Na Austrália é uma erva daninha de significância nacional e deve ser continuamente suprimida e destruída.

ÓLEO ESSENCIAL
Os principais componentes do óleo essencial são a caryophyllene 34.79%, geranyl acetate 22.12%, terpinyl acetate 5.84%, bornylacetate 4.13% e D-limonene 2.27%. 41 componentes estão presentes, o que representa 93.25% do óleo.

Método de extração – Destilação a vapor das folhas
Consistência – Leve
Força do Aroma – Forte, tons amadeirados, um aroma quase como o manjericão
Combina bem com – Bergamota, rosmaninho, sálvia, jasmim
Cor - líquido amarelo ou amarelo

USOS
O óleo de Lantana é usado no tratamento da pele, prurido e como antiséptico para feridas. Na lepra e sarna, são aplicadas decocções externas. As folhas são usadas para tratar cortes, reumatismo, úlceras, catarro, tétano, malária, cancer, catapora, asma, inchaço, eczema, tumor e pressão sanguínea alta. L. camara é uma das plantas mais tóxicas conhecidas. Contudo, a toxicidade ocorre apenas através do consumo de uma quantidade muito elevada da planta.
 
PERFUMES COM LANTANA
As notas de topo do perfume Queen Elizabeth II Bond No 9 para mulher incorporam folhas de lantana, tâmaras secas e noz moscada. Forbidden fragrance baseia-se em aromas historicamente temidos, poderosos e até mesmo proibidos. As notas de topo desta fragrância são absinto, damiana, lantana e cannabis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!