segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tangerina


por:
 Marina Milojević

A tangerina é uma fruta cítrica suculenta também conhecida como mandarina. O nome botânico desta planta tropical e sub-tropical é Citrus reticulate. As tangerinas são originárias da China, onde elas são historicamente vistas como símbolo de boa sorte, com um importante significado sacral nas celebrações do Ano Novo Chinês.
Atualmente, a tangerina é cultivada em todos os países da região do Mediterrâneo tal como nas regiões tropicais e sub-tropicais do mundo. Ela espalhou-se pela Ásia no século X, chegando à Europa no início do século XIX e tornando-se disponível nos Estados Unidos em 1882, quando seis frutos da tangerina "King" foram enviados de Saigão para a Califórnia.
Existem algumas variedades diferentes deste fruto e as mais populares são a Mandarina (da China), Tangerina (de Tânger, cidade no Norte de Marrocos, onde as mandarinas foram importadas pela primeira vez da China), Dancy, Clementina e Satsuma (do Japão). No geral, as tangerinas são muito mais doces do que os seus parentes citrinos, mas o seu sabor varia de espécie para espécie e pode ir do muito doce ao quase picante ou azedo. As tangerinas distinguem-se pela sua casca laranja-claro que se retira facilmente, e segmentos internos carnudos cheios de suco de fruta adocicado.

Esta fruta é maioritariamente comida à mão, mas também serve de saboroso aditivo em saladas, pratos principais e sobremesas. O óleo essencial de tangerina, extraído da sua casca, é muito aromático e rico em sabor, e por isso é usado em doces, gelados, pastilhas elásticas, refrigerantes, licores e pastelaria.
 
Na medicina tradicional chinesa, a casca seca deste fruto é usada para regularizar o fluxo da energia vital, ou chi, que é um princípio ativo de todos os seres vivos. Os antigos filósofos naturais chineses usavam a casca para estimular a digestão saudável, tratar problemas abdominais e reduzir fleuma. No Ayurveda, as tangerinas são usadas para estimular o apetite, aliviar a sede, ajudar na descarca da fleuma, e prevenir distúrbios gastro-intestinais.
Na cultura tradicional chinesa, a forma e a cor das tangerinas simbolizam o Sol e conectam com o princípio yang, o positivo e gerador das forças da natureza. Por isso, as laranjas são símbolos do Novo Ano e das aguardadas mudanças positivas. Duas semanas antes do Ano Novo, plantas em vaso cheias de tangerinas são colocadas à venda nos mercados de flores para fazerem uma decoração festiva em casa durante esta época. Em Cantonês, as tangerinas têm o nome de gut, que pode também ser traduzido como “a árvore da sorte”. Segundo a antiga tradição do Ano Novo, os chineses colocam um par de tangerinas, juntamente com envelopes vermelhos com dinheiro, junto da almofada de cada criança em casa, numa caixa com os doces do Ano Novo, e sobre o recipiente do arroz. Eles acreditam que isto trará boa sorte à casa e aos seus residentes.
O óleo essencial de tangerina é igualmente valorizado na produção de perfume onde desempenha o papel de excelente aditivo em composições florais e colónias. O óleo essencial de tangerina é distinguido numa composição fragrante pelo seu traço sensual e floral, como o neroli. Este aroma edificante e sensual mistura-se bem com outros óleos cítricos tal como com óleos de especiarias como noz-moscada, canela e cravo. Em termos de aroma, é muito doce, frutado e cítrico com um leve toque floral. O seu cheiro é muito relaxante e calmante, indicado para fragrâncias místicas e fantasiosas. O cheiro da tangerina domina as notas de topo na composição gourmet floral de Viva La Juicy, e desempenha o papel principal no perfume cítrico aromático Royall Fragrances Royall Mandarin fragrance for men.
Fragrâncias com notas de tangerina:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!