segunda-feira, 16 de junho de 2014

Como decidir qual é o perfume certo para si? Um Guia Prático



Como é que um homem ou uma mulher escolhe qual é o perfume mais indicado para si? Esta é a questão-chave, daí a intensidade com a qual a indústria de fragrâncias e de publicidade tentam sugerir a adequação dos seus produtos para nós. De várias maneiras, somos hipnotizados como cobras por um poderoso encantador que nos faz acreditar que escolher o nosso aroma especial é uma conexão mística que acontece aleatoriamente, sem como nem porquê, uma constelação de sorte no cosmos e que foi feita só para nós. Isto ajuda a vender mais e mais frascos, uma vez que o ser humano não evoluiu assim tanto desde o processo de tentativa erro. No entanto, há formas mais económicas de conseguir atingir este fim.
 
Acertar num perfume certo é um jogo de testar largamente sem limitações de marcas ou nomes famosos. Até aqui tudo certo, mas requer muitas tentativas. A escolha certa pode ser encontrada em qualquer lado e ao contrário do que possa pensar, a imagem percecionada e a elegância (ou falta dela) da marca não é o reflexo do seu gosto ou status socio-económico. Resumindo, os perfumes são geralmente feitos a partir dos mesmos ingredientes base, com as mesmas regras, a maior parte deles pelas mesmas pessoas que cobrem os dois segmentos do espetro, alto e baixo. Em suma, use o que for do seu agrado, porque ao contrário das bolsas chiques, ninguém poderá ver o logótipo (não que isso interesse, mesmo em bolsas). O perfume é uma marca de identidade individual tão grande qur tudo o que você precisa saber é que o perfume que está usando é seu porque foi VOCÊ que o fez seu!

Mas para além deste axioma indubitável, será que existem dicas práticas para ajudá-lo a navegar pelas longas prateleiras de uma perfumaria, seja ela a sua Sephora local ou uma boutique especializada? Várias, e algumas requerem um pouco de preparação, por isso abordaremos uma de cada vez.
 
TENTE IDENTIFICAR PADRÕES

É útil identificar os elementos que você gosta em qualquer fragrância ou nos aromas do meio ambiente.
Você se inclina para fragrâncias com notas de flores? Procure na secção de fragrâncias florais ou, se adora uma flor em particular, as "soliflores" (como a rose ou cravo ou lírio, etc).
Mais exótico? Você pode se dar bem com orientais ambarados ou com perfumes balsâmicos (Bálsamo Peru, Bálsamo Tolu, cistus, benjoim), resinas (incenso, mirra, styrax, elemi), especiarias (cardamomo, coentro, gengibre, canela, cravo, pimenta, etc), ou ingredientes refinados e oriundos do Oriente (orquídea, sândalo ou oud para nomear apenas alguns).
Você inala com satisfação quando está na praia? Deverá procurar aromas que incluem ylang-ylang, tiare, monoi, côco, baunilha, ambergris e notas marítimas/aquáticas.
Gosta de nuances frutadas e cheias de sabor? Existem muitos perfumes assim, disponíveis nas lojas, por vezes até identificáveis através do nome... pêssego, papaia, alperce, goiaba, uma, bagas... Se procura especificamente cítricos ácidos, fortes, e alegres, tão refrescantes como um copo de limonada ou estimulantes como uma toranja, as Águas de Colónia clássicas e os perfumes hesperídicos são feitos para si.
O seu ideal é o cheiro de limpo, reminescente de lavanderia ou de um duche fresco? Não vá mais longe: procure almíscares leves, notas de lírio e florais com peónia ou frésia.
Gosta de aromas antiquados, como o cheiro de barbearia? Lavanda, cheiro de sabonete e "fougeres" são para si. Se fosta do aroma "de rico" e do retro-glamour dos clássicos best-sellers, os "florais aldeídicos" podem ser um campo interessante para você explorar.
Gosta deles doces e suculentos ou secos e reservados? Para os primeiros procure por "gourmands" ou gourmets (uma sub-divisão dos orientais, baseados em aromas de sobremesas com baunilha predominante), para os segunds procure na família "chypre" (de musgo e aromas terrosos com notas crepitantes de cítricos no topo). Se não consegue de todo identificar—ou mesmo gostar!—de nenhum destes géneros, então, um rápido olhar sobre as fragrâncias "amadeiradas" ou simples "almíscares" poderá providenciar um imperceptível véu de não-perfume que procura; estes são perfumes que têm o formato de uma núvem—podem ser facilmente adaptáveis a qualquer situação.

E finalmente, sente-se confiante para assumir a preferência por um material específico ou "notas de fragrância?" Neste caso, o super-detalhado directório de notas do Fragrantica ser-lhe-á muito útil.
 
INCLINE-SE E CHEIRE AS ROSAS... LITERALMENTE
Treinar o nariz dá muito trabalho até você se tornar num verdadeiro "snifador," o que é essencial para traduzir em palavras o que uma fragrância faz você sentir. Para fazer isso é necessário cheirar assiduamente, é óbvio. Com isso eu quero dizer não só cheirar, mas anotar mentalmente as impressões que você recebe desses cheiros. Tenha sempre consigo um caderno de notas e anote tudo: use adjetivos (desde a área visual/táctil/sabor ou qualquer elemento que ache importante) mas use também nomes e verbos (ex. algodão, luminosidade, cola, corpo de boneca, borracha, langor, pena, salto, energizar, adormecer, passear são todas palavras perfeitamente válidas e descrições extremamente úteis) Alguns aromas são já familiares para a maior parte do léxico do jardim ou da cozinha, por isso você tem à mão uma grande paleta de onde pegar algumas referências importantes.
Por exemplo, o doce e fresco cheiro de grama acabada e cortar ou o exalar picante de folhas de limoeiro quebradas são coisas comuns, no entanto quantas vezes paramos deliberadamente para inalar e identificá-los? Canela, pimenta, cacau, chá e café, com os seus evocativos aromas, estão sempre dentro do alcance de qualquer lar. As infindáveis variedades de alguns destes aromas culinários são um exercício de treino para o nariz do perfumófilo que queira romar como missão cheirar o máximo de materiais possíveis.
Estes são meros exemplos; uma viagem à sua lanchonete ou a um mercado Mexicano, Mediterrânico, do Médio ou Extremo Oriente, ou uma visita a uma horticultura, revelarão mais aventuras aromáticas. Outros são mais esotéricos, sendo de síntese química, mas não tem que se preocupar demasiado com isto por agora. O conhecimento chegará a si durante as suas experiências em cheirar perfumes.
FAÇA OS SEUS DEVERES
Quando confrontada com uma enorme lista de coisas, a mente humana se confunde. É natural. Para evitar aquele olhar furtivo e de pânico nos seus olhos entre e para disscernir as directivas muito bem-intencionadas mas confusas dos assistentes de vendas (que—não tenha dúvidas—são mestres em detetar novatos), você precisa estar preparado na próxima vez que estiver numa perfumaria. Leia sobre novos lançamentos na Internet e procure resenhas independentes, marque os perfumes que parecem ser uma boa opção para si, junte artigos de revistas e faça uma pequena lista. Uma lista de prioridades, marcada de 1 a 5 (1 sendo o interessante e o 5 a escolha aparentemente perfeita; não se preocupe sequer com coisas que parecem aborrecidas). Isto lhe dará um ponto de partida para navegar nas ondas perfumadas em menos de 30 minutos.
COMECE PELA ELIMINAÇÃO
Teste quatro ou cinco fragrâncias de cada vez em tiras de papel, leve as mesmas para fora da loja ao ar livre e veja como elas o fazem sentir. Cheire-as outra vez passados 30 minutos. (Mencione especificamente ao vendedor que quer fazer isso. Se ele/ela for um bom profissional será o próprio a sugerir isso). Depois faça isso novamente  2 ou 3 horas depois.
Essas tiras ainda cheiram bem? Tornaram-se cansativas? Ou desagradáveis? Se "destruíram" (ou seja, parecem se ter deteriorado numa confusão incoerente)? A fragrância é equilibrada ou demasiado açucarada, demasiado agressiva, demasiado ácida? Considere que o conceito de fragrância é mutável; alguns perfumes de nicho apontam propositadamente para um carácter excessivo. O aroma dura tempo suficiente? Para além das colónias leves, refrescantes, que são feitas para serem apreciadas como um momento de bem-estar, um momento indulgente, perfumes mais leve, menos potentes ou complexos deverão durar algumas horas na sua pele ou nas roupas.
Se a sua lista inclui mais do que cinco fragrâncias, você necessita de dividi-la em duas viagens à perfumaria. Pode parecer uma perda de tempo, mas demasiados estimulos adormecem o nariz e terminará sem grandes resultados; você não quer isso pois não?
TESTE NA SUA PRÓPRIA PELE
Quando já tiver eliminado duas fragrâncias, volte atrás e tenha as 2-3 preferidas vaporizadas na sua pele (de preferência em pele limpa, sem loção, uma vez que a pele é ácida no interior dos pulsos, e relógios e jóias influenciam subtilmente o cheiro. Podem até reter o aroma que se misturará com o seu perfume da próxima vez que usar). Rpita as suas observações em intervalos, leve amostras para casa e volte a testar em condições diferentes (até mesmo o clima/humidade podem ter um papel importante, por isso não desista facilmente).
Se estiver numa Sephora, os vendedores farão uma amostra para si se não existirem pré-feitas. Se estiver em algum lado onde isso não for uma opção, poderá levar consigo pequenos vaporizadores de carteira (comprados no Ebay ou online sob o nome "decanting equipment") para encher diretamente do tester, mas pergunte antes. Afinal, o frasco de tester é para testar! Não interessa onde o teste é feito, certo?
A fragrância que acabar sendo a sua preferida provou o seu potencial para ser uma vencedora. Poderá testar mais vezes se comprar um "decant" ou "fração" (ou seja, uma amostra maior, feita em casa, de um frasco grande, tipicamente de 5/10/15ml) antes de adquirir um frasco inteiro. Uma pesquisa no Google revelará várias opções e resenhas.
NO FINAL ... AMOR ENTRE AS RUINAS
E por vezes não há outra forma: terá que viver um pouco com a fragrância, gastando um frasco inteiro, para compreender na totalidade as suas nuances, especialmemente se for uma das boas! Quando isto acontece saberá incontestavelmente. Nas palavras de Robert Browning:

"When I do come, she will speak not, she will stand,
Either hand
On my shoulder, give her eyes the first embrace
Of my face,
Ere we rush, ere we extinguish sight and speech
Each on each."
 
É AMOR! Aproveite!

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