por: Miguel Matos
Há quem diga que o amor está fora de moda. Há quem diga que o amor se perdeu. Certamente que sim para aqueles que afinal de contas não sabem o que é o amor. Para Christian Dior, o amor era algo tão evidente que ele podia até cheirar. Foi por isso que ele pediu especificamente “uma fragrância que cheire a amor” aquando da criação do seu primeiro perfume. Hoje, o amor cheira de 16 maneiras diferentes, deduzindo por todas as versões que Miss Dior já conheceu desde 1947.
À medida que a indústria do perfume se torna cada vez mais massificada, e enquanto os códigos tradicionais de elegância deixam de ter a ver com o desejo de ser único para serem apenas o estar na moda, torna-se mais importante conhecer algumas das criações incontornáveis da história do perfume. Miss Dior é um dos maiores ícones da perfumaria do século XX, e mesmo assim esta fragrância já não é o glorioso chypre dos seus dias áureos. Após a sua reformulação, algum do seu charme se perdeu, embora continue a ser belíssimo. No entanto, com a invasão dos numerosos flankers, parece que todos nós estamos meio perdidos em relação ao Miss Dior original. Por isso, aqui fica uma recordação do primeiro amor.
Quando Christian Dior se preparava para lançar o seu primeiro perfume, acompanhando o primeiro desfile da sua coleção, o nome da fragrância estava ainda por inventar. Foi então que sua irmã Catherine Dior entrou no salão do número 30 da Avenue Montaigne. Enquanto descia a escadaria, a musa de Dior Mitzah Bricard disse: “Aí vem Miss Dior!” Que nome perfeito, pensou Christian Dior. Ele visualizou Miss Dior como a verdadeira alma dos seus vestidos. O seu sonho se tornou realidade no local de nascimento da Dior Couture e no dia do desfile, o local foi impregnadocom este perfume cativante. Clientes e jornalistas saíram do espaço com o aroma de Miss Dior preso às suas roupas e à pele. O perfume se tornou imediatamente associado com a alta costura parisiense. De fato, mais de um litro de pura fragrância era vaporizado todas as semanas na casa Dior em Paris.
“De repente é permitido às mulheres voltarem a ser elegantes e coloridas, podendo de novo enfatizar as curvas femininas. Com Miss Dior, o designer de moda até chega a inventar uma fragrância clássica,” dizem Till Schröder e Martin Simons, autores do livro Douglas, The Era of Beauty 1910-2010. Miss Dior chegou às perfumarias no dia 1 de Dezembro, nove meses após o desfile Miss Dior. O primeiro frasco de Miss Dior foi concebido para espelhar a silhueta que Christian tinha sonhado para a mulher moderna e elegante. Uma ânfora: feminina, cheia de curvas, intemporal. A ânfora anelada é símbolo de algo que contém um líquido precioso, e Miss Dior era isso mesmo. A ânfora, uma forma que fa lembrar algo entre uma ampulheta e uma flor, fala de beleza clássica e juventude. O New Look de Dior acabou com a era da frugalidade na moda e na cosmética imposta pelos tempos de guerra.
O frasco teve uma evolução em 1949, e apesar de a ânfora ainda exaltar as curvas femininas numa forma de 8, os seus anéis desaparecem e o vidro passou a vir em três cores—azul, branco e vermelho, como uma homenagem às mulheres francesas. "Eu criei um perfume para embrulhar todas as mulheres numa feminilidade gloriosa, como se todos os meus vestidos emergissem deste fresco, um por um," disse Christian Dior. Em 1950, o designer criou a sua “linha vertical,” e um novo frasco de Miss Diorpara acompanhar. A nova imagem era mais arquitetónica, geométrica e de linhas direitas, muito mais sóbria, um pouco austera, mas suavizada com um laço e padrão pied-de-poule gravado no pesado frasco quadrado. Este objeto era “cortado como um fato.” Personificava o espírito couture e a alfaiataria rigorosa. Estes códigos da elegância Dior permanecem ainda no frasco Miss Dior, com minúsculas mudanças até hoje. Se ao menos pudessemos dizer o mesmo em relação ao perfume...
Este frasco icônico, como qualquer objeto de culto, e feito de vários elementos-chave. Pied-de-Poule, laço e fita, tipografia inglesa—estes são códigos que têm vestido o perfume Miss Dior desde o princípio. Façamos uma viagem ao passado para chegarmos aos dias de hoje, evocando os visuais de Miss Dior.
Pied de Poule
Em 1939 Christian Dior fez o seu primeiro vestido em pied de poule, enquanto trabalhava para Robert Piguet. Ele gostava muito da cultura britânica pelos seus costumes, senso de tradição e boas maneiras. O padrão Príncipe de Gales era um símbolo da aristocracia britânica no vestuário masculino por volta dos anos 1920, popularizado pelo Duque de Windsor. A infência de Monsieur Dior foi passada perto da em Granville, e isso lhe deu várias oportunidades de conviver com turistas Anglo-Saxónicos. Ele se tornou muito influenciado por tudo o que era britânico e até deu um “British touch” à sua primeira fragrância, Miss Dior. Prerrogativa dos homens elegantes, o Pied de Poule (que significa "pata de galo"), axadrezado e irregular, dava a impressão de um tecido cinza, ao emparelhar com grande estilo o preto e o branco em pequena escala. Por outro lado, o díptico rosa e cinza, código distintivo desta casa, combina uma cor feminina com outra masculina. Desta forma, o pied de poule é uma variação de um tecido puramente masculino em favor de modelos femininos. Mais tarde, em 1950, quando o frasco de Miss Dior foi redesenhado no formato quadrado que hoje conhecemos, um padrão de pied de poule foi gravado no vidro.
TIPOGRAFIA INGLESA
Para além de ter o nome inglês “Miss” em vez de “Mademoiselle,” e juntando à referência ao vestuário britânico, as letras escolhidas para o nome deste perfume são também reminiscentes da cultura inglesa. Foi dada uma caligrafia eduardiana a Miss Dior, e depois disso, estas letras tornaram-se parte do DNA visual da marca.Diorissimo (1956) e Diorling (1963) também receberam esta tipografia sóbria e elegante fazendo lembrar as cartas usadas para convidar amigos para o chá ou um jantar.
FITAS E LAÇOS
A fita é outro ponto de referência visual de Miss Dior, mais visível nas imagens publicitárias do recente Miss Dior Le Parfum. A fita simboliza um presente; embrulha algo precioso que será dado a alguém que amamos. O laço em Christian Dior aparece pela primeira vez num anúncio assinado por René Gruau em 1947 para Miss Dior.
Nesta ilustração um cisne usa um laçarote em volta do pescoço. Este pequeno nó se tornou um símbolo de Miss Dior. O gargalo do frasco foi adornado com um nó de seda branca ou preta, dependendo da concentração do perfume. O laço também evoca a alfaiataria masculina, mais uma vez lembrando o interesse de Christian Dior em cruzar elementos dos universos feminino e masculino como ele fez com o pied de poule.
Nas caixas de cartão aparece outro tipo de laço: le nœud Fontanges, inspirado nas decorações do século XVIII no Palais de Versailles. O laço Fontanges tem o nome da Duquesa Marie-Angélique Fontanges, amante de Louis XIV, que, nessa época, popularizou um penteado que acabou tendo o seu nome. O laço em forma oval com o nome "Miss Dior" tornou-se uma estrutura icônica para muitos produtos Dior.
Estes são os códigos de estilo para uma lenda nascida em 1947. Por isso, escolha a Miss que quer amar, mas tenha a certeza de que ela está vestida à altura da ocasião.
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