segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Branco Olfativo ou um Cheiro Inespecífico


Gostaria de partilhar convosco algumas notícias do mundo das fragrâncias. Cientistas israelitas exploraram o cheiro que está sempre presente em grandes perfumarias — alguns gostam, outros odeiam. Chamam-lhe "cheiro branco" pela forma como se assemelha à cor branca na ótica e ao "ruído branco" na acústica. No primeiro caso é uma combinação de diferentes comprimentos de onda que resultam na cor branca inespecífica; no segundo, é uma combinação de conjuntos de muitas frequências diferentes que produzem um ruído não caracterizável. Não sei se existe algo similar no mundo da culinária? ;o)
Os cientistas do Weizmann Institute of Science (Rehovot) investigaram o porquê de a combinação de sete cores resultar na cor branca, mas 300 moléculas do aroma de rosa combinadas resultariam num aroma de rosa? Como se explica que misturas aromáticas de variados componentes sejam mesmo assim percebidas como o cheiro de flores, vinho, café, etc, mas 10 melodias diferentes ao mesmo tempo soem como "nada" ao ouvido? Será possível criar um cheiro sem informação?
É.
Os cientistas criaram a hipótese que para ter um "branco olfativo" eles teriam que misturar odores com a mesma intensidade:

Eles usaram 86 odores diferentes diluídos para terem a mesma intensidade. Então eles prepararam várias misturas contendo diferentes componentes, e deram-nos às pessoas para que cheirassem. Quando o número de ingredientes aumentou para ~30, as pessoas começaram a não conseguir detectar as diferenças entre misturas, descrevendo-as como sendo inteiramente as mesmas. É notável que apenas o número de odores era o mesmo. Os odores eram completamente diferentes sem sequer um repetido. As características individuais dos cheiros são eliminadas quando cheiramos muitas delas ao mesmo tempo, sob a condição de terem a mesma intensidade.
 
Estas são as minhas conclusões, vocês podem ter as vossas:

Primeiro: Se gosta do cheiro em geral de qualquer grande perfumaria, poderá facilmente consegui-lo se tiver em casa uma grande colecção de perfumes. Vaporize-os todos no ar em dua casa para conseguir o seu "cheiro branco."
Segundo: Se não gosta da ideia de cheirar "branco,"  seja muito cuidadoso quando se armar em perfumista ao sobrepor muitos perfumes diferentes na sua pele.
Terceiro: A beleza e o caráter de um perfume estão no "desequilíbrio" dos seus ingredientes—alguns deles são mais ricos e intensos, outros são apenas pequenos toques.
Quarto: Não poderá recriar o Chanel No. 5 ou o Vetiver de Guerlain apenas lendo a descrição dos seus ingredientes e misturando-os. Porque a perfumaria não é só misturar ingredientes. É por isso que ter muita atenção aos ingredientes não é tudo o que precisa de saber sobre um perfume. A perfumaria é resultado de um processo criativo. A perfumaria é uma arte.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!