segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mimosa e Cassie


Pequenos ponpons amarelinhos, bolinhas peludas e fofinhas, pequenos rebuçados do outro mundo que trazem o aroma da infância e o abraço carinhoso da mãe. A mimosa é um milagre da natureza, uma árvore com uma aparência única e um cheiro como nenhum outro. Ainda que tenha visto frequentemente estas pequenas bolinhas amarelas despontando de um raminho verde de folhas em muitas lojas de flores, estas aparentes mimosas não são, na realidade, mimosas, são acácias, a planta da qual é recolhida a essência de cassie. As verdadeiras mimosas não têm florações amarelas, embora as duas espécies sejam parentes do mesmo clã..
Mimosa  pudica                                                            Acácia (cassie)
A acacia é este enigma: um componente floral, aparentemente inocente, mas com  nuances de calor humano, reconfortante e no entanco com uma faceta quase demasiado íntima se lhe prestar a atenção devida. Muitas acácias têm flores flores fragrantes, mas apenas duas espécies, Acacia decurrens var. dealbata e A. farnesiana são utilizadas em perfumaria, sendo a segunda a mais celebrada.
O absoluto de flor de cassie flower é extraído da flora do arbusto da Acacia Farnesiana, que foi nomeada a partir da Villa Farnese onde a plante semi-tropical foi transplantada por razões ornamentais. A planta ganhou o nome a partir de Odoardo Farnese (1573–1626) da notável família italiana que sob o patronato do Cardeal Alessandro Farnese, manteve alguns dos primeiros jardins botânicos da Europa em Roma nos séculos XVI e XVII, os Jardins Farnese em Carparola. Mais tarde tornaram-se famosos por importarem a acácia para Itália das Caraíbas e da América Central, daí o nome da planta ter pegado.
A cassie está entre as essências mais esotéricas, a sua riqueza de mel (com uma nuance reminiscente do anis) quase evocativa de aromas íntimos de corpos em cópula. A voluptuosidade e carácter animal por debaixo das suas doces flores está muito bem sublinhada no fenómeno de culto de Une Fleur de Cassie de Dominique Ropion para a linha de Frederic Malle; um diabo de fragrância sexy para alguém que sabe quão atraente pode ser o enigmático. Em Guerlain Après L’Ondée a cassie aquece o delicado bouquet de heliotrópio, que açberga a frieza da tímida violeta no topo, e complementa-a pela sua faceta análoga à cetona de violeta, naturalmente presente no seu absoluto; é a promessa da luz do sol e a esperança após as chuvas da primavera. Caron Farnesiana tem talvez a mais rica expressão no seu molde clássico; de geléia, pó e nuances de amêndoas.
 
Dois tipos de comummente chamadas "mimosas" são mais frequentes: Acacia pycnantha (literalmente "de flores densas") é o símbolo floral da Austrália, enquanto a Acacia dealbata (vime) é uma variante similar muitas vezes presenteada às mulheres e referida como "mimosa"; é aquela que provavelmente mais pessoas associam à mimosa.
A variante chamada Mimosa pudica é chamada de "planta tímida," porque fecha as suas folhas para dentro quando tocada e é de facto uma "verdadeira" mimosa. Tecnicamente a mimosa pode ser distinguida do grande género parente, Acácia e Albizia, sendo que as suas flores têm 10 ou menos estames.
Albizia (na foto abaixo)
O aroma infantil, quase inocente da mimosa pode ser usado com grande efeito em composições florais, como em Champs Elysées de Guerlain, onde potencia o bouquê de flores brancas, ou em Kelly Calèche de Hermès, onde faz lembrar o timbre floral das  peles tratadas nos cofres da famosa produtora de selas que é a Hermès.Amarige de Givenchy é outro caso famoso de acentuar a mimosa numa composição, desta vez ensanduichada entre notas intensas que criam uma mensagem muito poderosa, quase avassaladora. No ponto oposto do espectro, Goutal Mimosa é diáfano, com uma nota transparente de pêssego e uma camomila amanteigada sobre flor de laranjeira que faz lembrar champô de bebé.
Mas o cheiro da mimosa em flor é  também elusivo, com perfumes que o utilizam como um acento em vez do papel principal. Talvez a única rendição verdadeira seja aquela da  L'Artisan Parfumeur, em que as facetas leitosas e violetas de uma verdadeira mimosa cantam com melodias sinceras de uma cotovia numa manhã de primavera.
Fragrâncias que incluem mimosa/cassie:
Acca Kappa Mimosa
Annick Goutal Le Mimosa
Ayala Moriel Les Nuages de Joie Jaune
Calypso Christiane Celle Mimosa
Caron Farnesiana
Chanel No.5
Creed Aubepine Acacia
Czech & Speake Mimosa
DSH Perfume Mimosa
Estée Lauder Private Collection
Fragonard Mimosa
Frederic Malle Une Fleur de Cassie
Givenchy Amarige
Amarige Mimosa de Grasse Millesime 2005
Givenchy Amarige Harvest Mimosa 2007
Givenchy Amarige Harvest Mimosa 2009
Guerlain Aqua Allegoria Tiare Mimosa
Guerlain Après L’Ondée
Guerlain Champs Elysées
Hermès Calèche Fleurs de Méditerranée
Hermès Kelly Calèche
Halle Berry Halle
L'Artisan Parfumeur Mimosa pour Moi
L'Erbolario Mimosa
L'Occitane Voyage en Mediterranee Mimosa de l'Esterel
Molinard Les Fleurs: Mimosa
Parfums de Nicolai Mimosaique
Yves Rocher Pur Desir de Mimosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!