segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Que Cheiram as Fragrâncias Brancas?



As cores, como os traços, seguem as mudanças das emoções.
Pablo Picasso.
Quando faz calor, todos os peritos de moda recomendam a cor branca como uma das mais apropriadas, pois ela protege do calor e do sol ardente. Os fãs do cinema mal podem esperar para visitar os cinemas com um ecrã branco ao ar livre, enquanto os fãs de vela ficam ansiosos por pegar seus barcos e velejar.
E os fãs dos perfumes? Gostaremos nós das fragrâncias ''brancas''? Tenho pensado ultimamente sobre quão imprevisível é a cor branca na perfumaria. Um frasco branco na prateleira por vezes não esconde composições luminosas e leves, e um buquê de flores brancas não tem necessariamente de ser frio, puro, suave e inocente.O que podemos esperar da cor branca?
A influência do branco nas outras cores é visível pois elas ficam mais claras, suaves e tranquilas. O vermelho fica rosa; o verde, o amarelo e o azul recebem tons mais claros… tal como nossos sentimentos—nuances mais claras nos despertam e limpam nossos pensamentos, melhoram nosso astral. O branco aparece como símbolo de inocência (como no vestido de casamento), símbolo de pureza (como a neve), símbolo de paz e liberdade (a pomba branca) ou símbolo de morte (em algumas culturas asiáticas ou no antigo Egito). O branco tem um papel importante em nossas vidas. Tudo seria diferente sem o branco.
Vendo do ponto de vista do seguidos dos perfumes, posso encontrar ilusoriamente o branco em algumas fragrâncias e posso descrevê-lo com ingredientes específicos. Apesar de eu acreditar que toda a gente vê o branco de forma diferente, adorava ler vossas opiniões. Os ingredientes que para mim contam estórias "brancas" são: menta, oud, flor de limoeiro, lírio do vale, jasmim, lótus ou a flor de tiaré.
Acho que uma flor branca deveria ser clara como o cristal, fresca, aquática, sem notas atalcadas, pouco doce e inocente. Se eu escolher um buquê branco, vou adivinhar e por vezes errar, porque entre os aromas dos perfumes de flores brancas podem ser envontrados alguns que são intoxicantes, doces e florais de forma diferente—e eles não me fazem lembrar uma inocente cor branca (por exemplo, tuberosa, osmanthus, madressilva que trazem consigo um charme mais intoxicante, frutado e doce à essência floral). Entre as especiarias, eu escolheria a pimenta branca ou o anis, que adicionariam um aroma mais frio e limpo a toda a composição. Os aldeídos podem também dar a sensação de brancura nos perfumes, assim como nuances aciduladas picando em meu nariz.
As doces nuances frutais ou as especiarias mais quentes transformariam as essências brancas e pálidas em amarelo quente ou tons laranja, e as notas gourmand ou resinosas trariam espessura e peso ao perfume.
Quanto aos meus brancos favoritos, destacaria algumas fragrâncias que representam perfeitamente esta cor. Por coincidência, estas edições são acompanhadas por um frasco e uma embalagem brancos ou transparentes que sugerem uma composição mais fria e sofisticada.

De quantas fragrâncias brancas precisamos e quantos de nós preferem os acordes brancos, frios e luminosos nos perfumes?
Em relação a esta questão que fiz a mim mesma, penso que tudo é uma questão de astral. Eu não uso qualquer fragrância branca em exclusivo no Verão. Eu as uso no frio do Outono e nos meses de Inverno, quando as flores brancas ou a pimenta ficam ainda mais fortes e insolentes. Elas congelam no ar frio. Eu desfruto do cheiro branco do lírio do vale mesmo no início da Primavera quando a natureza ainda está adormecida e sonhadora.
Eu prefiro fragrâncias que deixam uma impressão de limpeza, frescura, sofisticação e elegância intemporal. As fragrâncias ''brancas'' são inevitáveis no espetro de cores dos perfumes. Elas têm um forte impacto e apresentam um grande equíbrio em perfumes orientais doces e gourmand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!