sábado, 26 de abril de 2014

HISTÓRIA E CURIOSIDADES SOBRE PERFUMES


A palavra perfume vem de “per fumum”, ou através do fumo, de onde eram obtidas as primeiras fragrâncias aromáticas.
O perfume é tão antigo quanto o homem, e sua múltipla utilização quase sempre acompanhou o desenvolvimento das civilizações.
A evolução das fragrâncias se deu ao longo da história e das interpretações humanas na descoberta e escolha dos cheiros.
Para entender melhor como tudo se passou, veja a linha do tempo que a Gigi Perfumes preparou para você.
Depois dessa leitura vai descobrir porque se perfumar é um ato prazeiroso pra lá de interessante!

Vejamos nossa linha do tempo:
Pré-história: Homens das cavernas melhoravam o gosto dos alimentos queimando madeiras e resinas.
Egito Antigo: Para ritos religiosos os egípcios honravam seus deuses “esfumaçando” os ambientes e produzindo óleos perfumados.
Grécia Antiga: Os gregos usavam perfumes que tivessem características medicinais, essas novas fragrâncias eram trazidas através de suas expedições.
Império Islâmico: Uma contribuição fundamental para a evolução da perfumaria foi a invenção do alambique, pois após esse acontecimento foi possível começar a destilação de  matérias-primas.
Século XII: Para higiene pessoal e para prevenir doenças, os cristãos usavam fragrâncias.
Século XVI: Fato importante foi quando houve a fusão de duas profissões: a de curtir o couro e a de perfumista, pois a moda dessa época eram as luvas perfumadas usadas pelos nobres da corte.
Idade Média: O perfume é muito usado nos ambientes de banhos públicos.
Século XVII: Época do auge de fragrâncias “animálicas”. Perfumes intensos usados civete e musk.
Renascimento: O auge da moda são os perfumes com fragrâncias doces, florais ou frutais.
Século XVIII: Os cristãos passam a perfumar as cinzas na Quarta Feira de Cinzas. Nesta época os perfumes começam a serem reconhecidos por sua sedução e sensualidade, surgem várias novas fragrâncias e frascos diversificados.
Século XIX: A França se torna capital mundial da perfumaria, através da cidade de Grasse.
Os aromas encontrados na natureza são reproduzidos artificialmente através da química, dai o surgimento das matérias –primas sintéticas.

Século XX: O perfume sempre foi classificado como inovador, luxuoso, robusto, chique, sensual, sofisticado, elegante e encantador.
Acessível a todos nos dias de hoje, não sendo mais privilégios apenas para  mais afortunados.

Classificação dos Perfumes
Os perfumes classificam-se, segundo o Comitê Francês do Perfume, em sete grupos fundamentais.
A elaboração técnica de uma fórmula é idêntica tanto para os perfumes femininos quanto para os masculinos e os Eau de Toilette.
Dê uma olhada nas classificações abaixo e descubra com qual você mais se identifica.

Amadeirados:
São notas suaves como o sândalo e o patchouli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver. A princípio se constituem, na maioria das vezes, com notas de lavanda e notas cítricas.

Âmbar:
Muitas vezes chamados de “orientais”, fazem parte desse grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhadas.

Cítricos:
São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja.
É nesse grupo que se encontram as primeiras  Águas de Colônia.

Chipre:
Esse termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917.
O êxito de Chipre o tem convertido no pai de uma grande família que reagrupa perfumes baseados principalmente nos acordes do patchouli, da bergamota e da rosa.

Couro:
Trata-se de uma fórmula muito particular por ser um perfume diferente da maioria. Com notas secas (às vezes muito secas), tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco.

Filifolhas (feto):
Compreendem um acordo entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc.

Florais:
Família de grande importância agrupa perfumes cujo tema principal é a flor. Se subdividem em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, entre outros.

1. Quais são as principais matérias-primas?
2. O que são as notas de um perfume?
3. Como são classificadas as concentrações?
4. Qual a diferença entre colônia , eau de toilette, eau de parfum e parfum?
5. Quanto tempo uma fragrância dura na pele?
6. É importante aplicar a fragrância em todo o corpo?
7. É verdade que um perfume varia de pessoa para pessoa?
8. Em que influencia o tipo de pele?
9. É importante trocar fragrâncias conforme as estações do ano?
10. Em que influencia a cor do cabelo?
11. Por quanto tempo posso estocar as minhas fragrâncias?
12. É verdade que a medida em que as pessoas envelhecem diminui seu olfato?


1. Quais são as principais matérias-primas?
São extremamente variadas e numerosas. A perfumaria é, sem dúvida, a arte que utiliza o maior número de matérias diferentes. Atualmente, centenas de produtos naturais e milhares de produtos sintéticos são corretamente utilizados em perfumaria. Matérias-primas para perfumes são encontradas no mundo inteiro; muitas vezes são raras ou difíceis de serem encontradas e, por isso mesmo, cada vez mais caras. Vejamos então algumas das matérias-primas mais utilizadas:
FLORES
Jasmima maioria dos grandes perfumes contém jasmim. São necessários 600kg de flores de jasmim, mais ou menos 5 milhões de flores, colhidas uma a uma ao amanhecer para obter 1kg de essência de jasmim. Local: Grasse (França) e África do Norte.
Rosa: é necessário saber distinguir a Rosa da Bulgária e Rosa de Maio (cultivada em Grasse). Da combinação de ambas se obtém a fragrância mais suave da rosa.
Flor de Laranjeira: cuja essência se chama Neroli, de Provence (França), Itália e Egito.
Tuberosa: fragrância que faz lembrar a flor do lírio.
Ylang-Ylang: da Índia, cujo nome significa “flor das flores”.
Lavanda: de Haute Provence (França).

Grãos
Fava Tonka: da Venezuela
Coentro: dos países mediterrâneos
Ambrete: (do âmbar) da Índia e Antilhas
Petit grain: proveniente das folhas da laranja azeda (Itália).


Madeiras e cascas de troncos
Sândalos de Misore: Itália.
Cedro do Quênia e do Atlas: Marrocos.
Casca de canela: do Ceilão e Madagascar.
Casca da Betula: da Rússia e Canadá – utilizada para a nota “cuir” (couro).

Folhas
Patchouli: da Indonésia
Musgos
Musgo de Carvalho: da Iugoslávia e que é a base de todas as composições Chyprees
Resinas
Na origem das notas balsâmicas:
Galbano da Pérsia
Benjoin do Sião
Opopanax da Abissínia
Mirra do Oriente

Ervas aromáticas
Tomilho
Menta

Cítricos
Que são a base das notas Hesperidees:
Limão da Itália e Califórnia
Bergamota da Calábria (Itália) e Costa do Marfim
Laranja da Espanha e da Flórida
Tangerina da Itália

Raízes
Vetiver de Java

Produtos de origem incomum
Âmbar Gris: âmbar, secreção rejeitada pelo cachalote e recolhidas nas águas do Oceano Índico e ao longo da Costa do Peru.
Musk (almíscar): proveniente de uma glândula da cabra do Tibete, Himalaia
Civete: extraído do gato selvagem da Abissínia.

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2. O que são as notas de um perfume?
Um perfume é concebido para se desenvolver no tempo, como fogos de artifício
•        explode com as notas de cabeça que devem prender a atenção desde o primeiro segundo.
•        se desenvolve e se enriquece gradualmente com as notas de coração.
•        aí ele permanece com as notas de fundo que dão o rastro e perduram na recordação.

Mas ele conserva sua unidade: deve desprender-se em evolução progressiva e permanecer sem enfraquecimento até o final. Indicamos aqui quais os produtos responsáveis pelos 3 momentos do perfume:
Nota de cabeça
Hesperideas (bergamota, laranja, tangerina) e também, lavanda, estragão, louro e manjericão.

Notas de coração
Essência rosa, gerânio, neroli. Estes produtos são chamados modificadores.

Notas de fundo
Essência de jasmim, sândalo, patchouli, vetiver, musgo de carvalho, civete, almíscar, âmbar, baunilha. Esses são chamados fixadores.
Além desta estrutura, um bom perfume deve ter qualidades técnicas: deve ser forte, persistente e deixar um rastro. Enfim, sua elaboração deve ser homogênea de modo que sua evolução (nota de cabeça, de coração, de fundo) tenha uma característica comum. Um compositor de talento deve saber obedecer a todas as leis para criar um perfume que irá agradar ao público.
As maiorias dos perfumes podem ser agrupadas em famílias: cada família sendo caracterizada por uma dominante olfativa. Oferecemos aqui uma classificação de sete famílias diferentes:

Notas florais
Como seu nome indica, são em geral perfumes com notas dominantes de flores. São perfumes românticos e delicados.

Notas aldehydes-florais
Que associam a um dominante floral, um frescor inicial característico, proveniente de produtos de síntese, os aldeídos.

Notas verdes
A fragrância inicial lembra uma folhagem colhida. Os perfumes desta família são frescos, jovens, vivificantes.


Notas chypress
Sua denominação provém de combinação clássica, de hesperides (sobretudo bergamota), de flores (jasmim, rosa, ylang-ylang) e de um fundo quente de musgo de carvalho e de âmbar. Estes são perfumes quentes, sensuais e sofisticados.

Notas orientais
São os perfumes fortes, com base de âmbar e baunilha.

Notas cítricas
Contém extratos de cascas de frutas cítricas como: limão, mandarina, laranja e bergamota para criar águas de colônia refrescantes.

Notas de couro
A base de notas secas que tentam reproduzir o aroma do couro.
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3. Como são classificadas as concentrações?
Extrait ou parfum
É o produto mais nobre da linha; e também o mais envolvente e o mais rico dos produtos alcoólicos. Possui uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% – álcool 96%. Duração na pele: 12 a 20 hs.

Eau de parfum, parfum de toilette
Permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo. A base perfumada é ligeiramente modificada e sua concentração se situa entre 10 e 15% de óleos essenciais. Duracão na pele: 6 a 8 hs. Varia de uma pessoa para outra
Depende muito do tipo da pele.


Eau de toilette
A base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%. Duração na pele: 4 a 6 hs. varia de uma pessoa para outra
Depende muito do tipo da pele.


Eau de cologne
A base perfumada é simplificada e as notas de cabeça são acentuadas, o que dá uma sensação de maior frescor. Neste caso, a concentração é de 3 a 5%. Duração na pele: efêmero. Ideal após o banho.
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4. Qual a diferença entre colônia, eau de toilette, eau de parfum e parfum?
Muito simples, as concentrações são diferentes:
A colônia é a menos concentrada;
Em seguida vem o eau de toilette , concentrado,  excelente para o clima tropical.
Depois vem eau de parfum e parfum, que é o mais concentrado.

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5. Quanto tempo uma fragrância dura na pele?
E torno de quatro horas. É aconselhável aplicar uma fragrância duas ou três vezes ao dia.

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6. É importante aplicar a fragrância em todo o corpo?
Sim. Se ela só for aplicada no pescoço e atrás das orelhas, acaba desaparecendo. Para se assegurar de que o aroma irá durar, é necessário aplicar a fragrância em todo o corpo. É aconselhável o uso de fragrâncias sem álcool sob o sol, para evitar mancha na pele.

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7. É verdade que um perfume varia de pessoa para pessoa? 
Sim. Cada pessoa tem a sua própria química baseada nos genes, tipo de pele, cor de cabelo e até mesmo no estilo de vida que leva e no ambiente em que vive. Experimente o perfume em sua própria pele para ver como ele reage com a química do seu corpo.

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8. Em que influencia o tipo de pele?
Peles oleosas seguram muito mais a fragrância. Quem tem pele seca deve reaplicá-la com maior freqüência.

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9. É importante trocar fragrâncias conforme as estações do ano? 
Sim, pois o calor aumenta a intensidade da fragrância. Existem fragrâncias mais apropriadas para o verão e outras mais adequadas para o inverno. É interessante seguir a seguinte regra: usar essências leves no verão e fortes no inverno. Essências cítricas são perfeitas para as estações quente, enquanto as orientais caem melhor no frio.

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10. Em que influencia a cor do cabelo?
Morenas: a pele morena é geralmente mais oleosa e nela as fragrâncias duram mais. Essências orientais costumam ser as favoritas.
Loiras: peles claras se adaptam melhor a criações multi-florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e nela as fragrâncias evaporam facilmente.
Ruivas: têm a pele muito clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes.

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11. Por quanto tempo posso estocar as minhas fragrâncias? 
Fragrâncias não duram para sempre. Há certas precauções, porém, que garantem a sua qualidade. Guarde o frasco num local seco e escuro. O calor pode destruir uma fragrância, portanto mantenha o frasco longe das altas temperaturas. Colônia e eau de toilette podem ser guardadas na geladeira para manter seu frescor. Perfumes geralmente duram três anos a partir da data de fabricação.

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12. É verdade à medida que as pessoas envelhecem diminui seu olfato? 
Há uma tendência de nosso olfato ir diminuindo gradativamente. O resultado dessa perda leva algumas pessoas mais velhas a aplicarem uma quantidade de fragrância além da necessária.


Glossário de Perfumes
Fragrância nuance, notas, acordes, bouquets. Todas essas palavras  e muitas outras  fazem parte do glossário do fascinante universo da perfumaria. Conheça algumas antes de se perfumar para o próximo compromisso…
Glossário de A a Z
Acorde: Uma combinação de várias notas que compostas entre si se transformam em fragrâncias. Um acorde pode ser também uma fragrância não acabada que está em processo de criação.
Bouquet: Palavra de origem francesa, que expressa uma mistura de notas florais, normalmente presentes no “corpo” da fragrância. Um bouquet traz beleza e feminilidade ao perfume.
Criação: O poder de criar um novo “cheiro” a partir da composição de diferentes matérias primas, usando tecnologias da perfumaria para enriquecer e dar exclusividade ao perfume.
Destilação: É o processo mais simples utilizado para flores cujo óleo essencial é mais volátil. Consiste em submeter as plantas à fervura até a evaporação completa da água, deixando o óleo decantar. Pode ser a vapor ou a vácuo.
Enfleurage: Mesmo depois de colhida, a flor continua a produzir óleo. Neste caso, utiliza-se o processo de enfleurage, que é a extração. Normalmente se usa gordura animal ou vegetal como solvente. Pétalas de flores são espalhadas sobre placas de vidro cobertas com esta gordura que irá dissolver o óleo. Quando a placa está saturada, o óleo é então separado da gordura por processo de extração.
Fixação: A propriedade que uma fragrância tem de prolongar a vida de seu odor e dar continuidade ao mesmo.
Grasse: Cidade situada na região da Provence, França, que por muitos anos foi responsável pela produção das principais matérias-primas para a perfumaria no mundo.
Herbal: Nomenclatura usada principalmente para fragrâncias masculinas ou usadas para produtos de banho e limpeza. As notas herbais são provenientes de matérias-primas como as coníferas, pinho e até mesmo a lavanda.
Intensidade: A potência relativa de impressão de uma fragrância. O cheiro que permanece na pele por mais tempo.
Jasmim: “A manteiga é para as docerias o que o jasmim é para as perfumarias” (Brillat Savarin, escritor e gourmet do final do século XVIII). Conhecido como a “flor rainha” da perfumaria, o jasmim dá “corpo” ao perfume, riqueza e muita feminilidade.
Lavanda: Matéria-prima tradicionalmente usada na composição de perfumes, muito difundida no Brasil. Nativa da Costa Mediterrânea Francesa, hoje é uma das plantas mais utilizadas nas composições de aroma-terapia e produtos corporais, por conta de seu aroma exclusivo herbáceo, mas fresco, com um toque aveludado de notas florais. A lavanda tem um balanço perfeito e promove relaxamento e bem-estar.
Maceração: Processo de maturação da fragrância na base do produto.
Nuance: Lembrando da estrutura de uma fragrância, distribuída entre notas de saída, corpo e fundo, podemos afirmar que há uma evolução das notas nas diferentes etapas de evaporação. A percepção olfativa (não técnica) não distingue as notas separadamente, mas capta as nuances das combinações destas notas, no todo do perfume.
Oxidação: Numerosos componentes das essências são sensíveis à ação do oxigênio atmosférico ou mesmo presente nas matérias-primas. Esses fenômenos de oxidação são catalizados pelo calor ou pelas contaminações por íons metálicos.
Pesado: Fragrâncias compostas por notas olfativas mais encorpadas, geralmente doces ou balsâmicas, que dão “volume” ao perfume. A percepção do “pesado” pode estar relacionada ao gosto pessoal de cada um (por exemplo, em algumas afirmações de consumidores como perfumes mais sensuais ou doces) ou diretamente à composição do perfume.
Química: É a ciência que estuda a composição das matérias-primas e suas propriedades, a interação entre elas na criação do “cheiro”, a interação da base no produto e a fragrância aplicada (por exemplo, as bases para sabonete, amaciante, shampoo, detergente em pó são diferentes entre si e interagem com a fragrância de formas distintas.)
Resinas: Originárias de fissuras feitas em plantas ou cascas de árvores, são substâncias viscosas que promovem aos bálsamos notas doces e algumas vezes coníferas como o pinho. Muitas vezes, as resinas precisam ser aquecidas antes de serem utilizadas.
Substantividade: É a absorção de perfumes na pele. A formulação do produto também influencia a subjetividade da fragrância.
Temperatura: As fragrâncias devem ser mantidas entre 12° e 15°Celsius para melhor conservação. O perfume jamais deve ser exposto diretamente à luz.
Ungüento: Produto pouco consistente, de uso externo, pomada.
Volatilidade: A volatilidade da fragrância depende principalmente de sua composição de matérias-primas, que possuem características químicas e moleculares bem diferentes. Normalmente, as fragrâncias frescas ou águas de Colônia são mais voláteis pois as notas cítricas e leves são predominantes na sua composição.
Zelo: zelar pela integridade da fragrância.

s mágicos perfumes de Provence

September 7th, 2012 general 
Algumas famas não vêm à toa e já que estou em um clima super francês nesse meu último mês, resolvi falar de outro produto que lembra imediatamente a França: o perfume. Artigo de luxo em alguns lugares, em outros, de desejo, o perfume sempre desperta imagens e sensações. Uma magia que inspira amores e paixões, já foi tema de filmes, de comedias e tragédias, usado no dia a dia, para conquistar, com poderes religiosos ou por simples prazer.
Sua história é longa… remonta ao Egito Antigo, passando pelas Mil e uma noite do oriente até chegar no ocidente atual! Na França tem uma região conhecida pela fabricação do perfume, La Provence, que por acaso, é aqui!! Duas cidades são daqui são conhecidas por suas fabricas de perfumes: Grasse e Eze.
A primeira, Grasse, é a mais conhecida, sendo aresponsável por 50% dos perfumes fabricados na França! Tudo começou com a produção de couro, isso mesmo, couro!! O odor que esse tecido deixa não é dos mais agradáveis e a nobreza da época concordava com isso! Foi então que Galimard teve a ideia de perfumar uma manta que daria de presente a Catherine de Médicis, ela, claro, ficou encantada pelo presente e a moda pegou! O problema foi que Nice destronou Grasse na produção de couro, que era extremamente caro na época, entretanto, a pequena cidade se especializou na segunda industria que pairava pela cidade, o perfume!
A partir de então, Grasse começou a se especializar na arte de criar e fabricar esses líquidos tão especiais e únicos. Atualmente, Grasse possui grandes fabricas de perfumes mundialmente conhecidas. Produz também algumas essencias como rosa de maio, lavanda e jasmim, importando outras de todas as partes do mundo. Curiosidade: O limão verde é a essencia importada do Brasil!
Visitar essa cidade é um passeio que vale a pena ser feito, seja de trem ou de ônibus,  você poderá visitar algumas das diversas fabricas de perfumes, assim como o museo do perfume criado em 1989 com seu belo jardim. Além de comprar os verdadeiros perfumes franceses um pouquinho mais baratos. Detalhe: os perfumes fabricados aqui não são importados, isso significa que apenas na França você pode adquiri-los.
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Outra cidade absolutamente encantadora e pouco conhecida por suas fabricas de perfumes é Eze, um pequeno vilarejo nas montanhas (apenas 30 minutos de Nice) com uma atmosfera toda especial.
Entre Nice e Monaco, Eze é divida em duas partes, Eze Village que fica no alto e Eze sur mer, a praia. Eze Village é uma das mais belas cidades da cote d’azur, sua cidade antiga ao estilo medieval é toda construída de pedra e suas pequenas ruas formam um labirinto encantador. Com pequenas lojas de artesanatos e cafés, Eze mistura o aspecto rústico de sua arquitetura com o requinte de seus restaurantes e hosteis de luxo.
Muitas celebridades se deixaram seduzir por sua luz, a mais conhecida foi Friedrich Nietzsche, que escreveu (ou teve a ideia de escrever) a terceira parte do livro Assim Falou Zaratustra, percorrendo um caminho até a cidade, caminho este que hoje leva seu nome. Como disse antes,  a luz dessa cidade é mágica, assim como seu perfume. E falando em perfume, ela também guarda algumas das mesmas fabricas que Grasse, como Fragonard e Gallimard. Essas usinas são mais modernas e abertas a exposição.
Azurlingua oferece excursões regularmente para essas duas cidade encantadoras, que merecem uma visita por suas histórias e seus perfumes. Além do aspecto cultural, você poderá praticar francês de duas maneiras diferentes: compreensão oral, já que as visitas guiadas (gratuitas) são em francês e produção oral, na hora de comprar os perfumes

Como são feitos os perfumes?

por Giselle Hirata | 
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Com base em pesquisas de mercado e da escolha de essências que formam a fragrância certa. Os perfumes surgiram em 3 mil a.C. Naquela época, os egípcios usavam fumaças aromáticas durante as orações. Vem daí a origem da palavra: per (através) e fummum (fumaça). Por volta de 800 a.C., os gregos já exportavam óleos de flores e plantas maceradas e, quase dois séculos depois, a Babilônia se tornou o centro comercial de especiarias e perfumes. Hoje, uma fragrância é feita misturando de 30 a 300 ingredientes. Todas elas têm três “notas” (cheiros).A nota de saída é a que se dispersa no ar mais facilmente: nós a sentimos logo ao abrir o frasco. A de coração é menos volátil: só a percebemos quando o produto seca na pele. E a de fundo é a que garante a fixação do aroma na pele. Costuma ser a mais densa (e cara de produzir).
AROMA SOB MEDIDA
Opinião de consumidores orienta produção
1.Uma pesquisa de mercado define o conceito do novo produto, identificando o público-alvo (jovem, adulto, homem ou mulher) e seu estilo (esportista, roqueiro, romântico...). Com base nesses dados, é possível criar uma identidade visual e olfativa – a embalagem e a fragrância, respectivamente
A paleta de um perfumista tem mais de 2,5 mil ingredientes. Só a rosa tem mais de 20 cheiros diferentes!
2.Com essas informações, um perfumista começa a misturar matérias-primas para compor a fórmula. Cabe ao laboratório combinar de 30 a 300 ingredientes para reproduzir o perfume idealizado por esse profissional. O resultado são cerca de 15 fragrâncias, que são testadas com alguns consumidores
3.Definida a fragrância favorita, o processo de produção no laboratório passa a ser repetido em larga escala. A matéria-prima é pesada, misturada com outros ingredientes (como essências, água e álcool) e guardada em um tonel para ganhar intensidade
4.Dos tonéis, o líquido desce por tubos até a máquina de envase, onde é colocado em frascos. Uma encartuchadora monta a tampa, enquanto outra máquina adiciona o protetor e a embalagem. Por fim, a caixinha recebe um filme plástico externo
5.O produto vai para um armazém na própria fábrica. De lá, segue para várias linhas de distribuição: lojas físicas (da própria marca ou de revendedoras), representantes de vendas e pessoas autorizadas que vendem o produto por catálogo, entre outros

Em 2010, o Brasil se tornou líder mundial no setor, com um crescimento de 33% e um faturamento de US$ 6 bilhões
QUAL É SEU CHEIRO?
Cada tipo de fragrância remete a um estilo
Floral
Com bases de flores como rosa, jasmim e narciso, entre outros. Aqui está a maior concentração de perfumes femininos
Cítrico
Vem de frutas como tangerina, limão e bergamota. Fresco, leve e popular no verão, está na maioria das fragrâncias unissex
Madeira
Vem de diferentes tipos de madeira. Possui notas quentes e sensuais, muito empregadas em perfumes masculinos
Oriental
É uma das famílias olfativas mais intensas. Utiliza especiarias exóticas, como musk, almíscar, âmbar e pimenta
Fougére
De origem francesa, utiliza ervas e plantas herbáceas. Costuma ser usado em produtos para homens mais tradicionais

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