VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Loiras étnicas! Especialistas indicam tons para orientais e negras


Conversamos com 3 coloristas para saber quais são os loiros que mais combinam com a pele das orientais e negras e os cuidados com cada tipo de cabelo

Jamie Chung de ombré hair e Sabrina Sato com mechas superclaras (Foto: Getty Images)
ORIENTAIS
Juha Antero, coloristas do salão MG Hair, em São Paulo, diz que o loiro begeareia ouacinzentado são ideais para as orientais. O profissional acredita que o dourado e acobreado devem ser evitados. “A maioria das orientais já tem a característica de um tom de pele mais amarelado, então quando se investe em tons mais dourados ou acobreados, evidencia-se o tom amarelo da pele”, explica. Esses tons só são indicados caso a pessoa faça um procedimento de clareamento mais natural, como oombré hair, em que a raiz fica escura e cria-se uma moldura para o rosto.
Orientais também podem platinar os fios, como já fez a apresentadora Sabrina Sato. Seu tipo de cabelo é geralmente mais forte e grosso e aguenta bem a descoloração. “Além disso, elas têm menos química porque não costumam fazer procedimentos para alisar.” Mas o especialista explica que é difícil o cabelo da oriental ficar totalmente platinado por ele ser muito escuro. “Na maioria dos casos, você não vai conseguir deixar tudo platinado, então vão ter alguns tons dourados que podem ser misturados aos acinzentados para não ficar amarelado. Essa mistura cai bem para quase todos os tons de pele das orientais.”
Os cabelos das orientais é forte, mas também é danificado pelo processo de descoloração e, por isso, é preciso hidratá-lo regularmente após o procedimento.
Juha diz que mulheres de pele clara que ficam loiras precisam usar mais maquiagem para não ficar com o visual muito apagado. Além disso, o loiro pode evidenciar manchas e olheiras. “Cabelo descolorido e rosto lavado não combinam. É preciso passar um pouco de blush, máscara para cílios e batom. Se você opta por um tom que não favorece seu tom de pele, você precisa de uma base, um pigmento, algo um pouco cor de rosa para evitar o amarelado.”
Beyoncé com um tom de loiro dourado e Roberta Rodrigues platinada. Ela clareou os fios naturais e colocou aplique (Foto: Getty Images/Divulgação/TVGlobo)
NEGRAS
Mulheres negras devem considerar o tom de pele quando vão clarear os fios. Branca Di Lorenzo, colorista do salão Crystal Hair, no Rio, diz que a pele negra fria - que tem fundo acinzentado - combina com loiros escuros. Já quem tem pele quente - com fundo avermelhado -, como Beyoncé, fica bem com tons um pouco mais abertos, como dourado e caramelo. A hairstylist diz que uma boa opção para negras começarem a descolorir os fios é fazer a técnica ombré hair.
O platinado, usado por Roberta Rodrigues e Nicki Minaj, contrasta com a pele das negras e cria um visual impactante e ousado. Descolorir os fios da negra nesse tom pode danificar muito o cabelo delas, que é mais frágil. “Pode ser clareado, desde que com cuidado e não de uma só vez”, diz o colorista Costatto Emerson, do salão Esmell Leblon.
Branca explica que o cabelo afro costuma ser mais ressecado porque a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade de chegar às pontas. "Sua escama também é mais aberta, tornando os fios sensíveis, frágeis e mais fáceis de quebrar." Com o clareamento, os fios podem ficar ainda mais danificados. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado depois de fazer as mechas. Os profissionais indicam usar máscara hidratante, leave-in, protetor térmico, shampoo e condicionador específico para cabelos coloridos e fazer cauterização no salão. Costatto alerta ao dizer que chapinha, babyliss, mar e piscina ajudam a desbotar e ressecar as madeixas.
Se você faz procedimento de alisamento nos fios, como progressiva e relaxamento, pode clarear o cabelo, dependo da como está a saúde dos seus fios. "É preciso um intervalo de tempo considerável entre um procedimento e outro, como 1 mês. E o cabelo tem que ser bem tratado em casa e no salão", finaliza o colorista.
Sheron Menezes com as pontas do cabelo mais claras e Jourdan Dunn de ombré hair (Foto: Reprodução/Instagram/Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!