VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Conheça o luxo da grife Comme des Garçons e suas fragrâncias


Hoje em dia, se existe uma marca no segmento de luxo que é desejada por moderninhos, descolados e endinheirados, atende pelo nome de COMMES des GARÇONS. Apesar do nome francês, a marca japonesa é considerada uma das mais expressivas e ousadas do mundo, que ao não seguir regras e tendências, tão comuns no universo da moda, cativou uma legião de fãs com dinheiro de sobra para comprar seus surpreendentes e criativos produtos.
A históriaA marca COMME des GARÇONS (do francês, “tal como meninos/rapazes”), criada pela estilista japonesa Rei Kawakubo, traz em seu DNA uma intensa vontade de reinventar e transformar as roupas, dando a elas novas traduções. Provavelmente, essa proposta conceitual de moda é fruto de suas formações: ela estudou filosofia, arte e literatura na Universidade Keio e trabalhou, no início da carreira, em uma tecelagem (vem daí, talvez, seu trabalho primoroso com os tecidos e as estampas). Em 1967 começou a trabalhar como estilista freelancer, o que representava um avanço, já que essa era uma carreira rara e incomum na sociedade japonesa, e chamou a atenção da crítica especializada seja por sua inteligência e personalidade vanguardista, seja por sua maneira de desconstruir a perfeição comum.

Dois anos depois ela criou as primeiras peças femininas da COMME des GARÇONS, que foi fundada oficialmente na cidade de Tóquio somente em 1973 para comercializar suas coleções. Não demorou muito para a ousada estilista transformar totalmente os códigos estabelecidos no universo das roupas. A marca inaugurou sua primeira loja em 1975, no badalado distrito de Minami-Aoyama na cidade de Tóquio e, em 1978, lançou sua linha masculina. Na medida em que a marca se tornava bem-sucedida, a estilista começou a assinar acordos com franquias que operariam sob o nome da COMME des GARÇONS. No começo da década de 1980, com 80 empregados no escritório de Tóquio, a marca já vendia US$ 30 milhões por ano, em 150 lojas multimarcas.

A primeira coleção na semana de moda de Paris foi apresentada em 1981, surpreendendo a plateia com suas novas proporções, volumes e a utilização de muito preto. Os críticos e fashionistas em choque reagiram chamando a sua coleção desconstruída de “Hiroshima chic” e “pós-atômico”. Se a imprensa especializada não entendeu suas roupas um tanto masculinizadas, rasgadas e cheias de furos, o público aderiu em cheio, encontrando finalmente uma roupa confortável capaz de expressar uma individualidade e algo a mais do que simplesmente a beleza pré-estabelecida. No ano seguinte a COMME des GARÇONS inaugurou sua primeira loja em Paris. Nesta década a marca criou um enorme alvoroço no mundo da moda com a predominância dos looks em preto e tecidos danificados, passando a impressão de roupas “destruídas”.

Os anos 90 foram marcados pela expansão internacional da marca, inauguração de algumas lojas e pela diversificação de seu portfólio, com o lançamento de sua primeira fragrância, unissex e com um frasco revolucionário. Em 1998, a marca surpreendeu ao lançar o “anti-perfume’ Odeur 53”, um perfume com 53 notas que não são comumente usadas no mundo da perfumaria, dentre as quais oxigênio, metal, roupas secando ao vento, carbono mineral, dunas de areia, esmalte, celulose, ar puro das montanhas, borracha queimada e pedra incandescente. Em 2004 a marca japonesa ousou mais uma vez ao inaugurar na cidade de Berlim a primeira Guerrilla Store, loja com clima de guerrilha, onde se gasta o mínimo de dinheiro possível na decoração interior e cuja proposta é ser temporária, durando no máximo um ano. O sucesso desse conceito (copiadíssimo por outras marcas) foi tamanho que subsequentemente outras unidades também foram abertas em Reykjavík, Varsóvia, Helsinque, Singapura, Estocolmo, Atenas, Beirute, Los Angeles, dentre outras. Na última década a COMME des GARÇONS expandiu sua linha de produtos com o lançamento de moda praia, jóias e até roupas íntimas.

Inovadora desde os convites para os desfiles, das sacolas de papel espelhado até os artistas e atores que desfilam suas roupas no lugar das grandes tops da moda, Kawakubo reconstrói sua grife a cada estação. Afinal, a COMME des GRAÇONS é um constante questionamento não só ao comportamento, mas ao público e à própria marca. A marca também tenta inovar o pensamento sobre a moda ocidental, frequentemente colocando homens de saia nas suas coleções, bem como mulheres de terno, além é claro de brincar com os volumes e texturas, de uma forma um tanto quanto teatral. Sempre avançando, sem medo, cada produção é um convite a caminhar para frente, de olhos bem abertos e passos firmes. À frente da marca japonesa, a estilista faz do vestuário um ato conceitual. Não só inspira jovens estilistas como, muitas vezes, materializa sentimentos que muitos ainda não conseguem traduzir. Kawakubo literalmente usa o tecido como matéria-prima para esculpir sua arte. Toda essa ousadia, que as vezes, ao invés de surpreender choca o mundo da moda, conquistou clientes pra lá de famosos, como por exemplo, Alexander McQueen, Chloe Sevigny, Kanye West, Karl Lagerfeld, Mary-Kate Olsen, Selma Blair e Justin Bieber.

A linha do tempo1978 Lançamento de sua primeira coleção masculina, batizada de COMME des GARÇONS HOMME. Camisas de colarinhos duplos e botões de tamanhos diferentes entre si mostram uma parcela da capacidade da estilista em repensar e reinventar roupas comuns.1983 Lançamento de uma pequena coleção de móveis.1987 Lançamento da COMME des GARÇONS NOIR, coleção feminina com total predominância da cor preta.
 Lançamento da COMME des GARÇONS HOMME DEUX, uma linha de alta alfaiataria para homens.
1988 Lançamento da COMME des GARÇONS SHIRT, uma linha de camisas produzidas na França e vendidas a um preço acessível.1993 Lançamento da JUNYA WATANABE COMME des GARÇONS, coleção feminina assinada pelo estilista Junya Watanabe.1994 Lançamento do primeiro perfume da marca japonesa.1997 Lançamento da coleção Primavera-Verão, batizada de Dress Meets Body, Body Meets Dress and They Are One, que marcou o mundo da moda com seus tecidos grossos e formas improváveis. Essa coleção foi fruto de uma parceria entre Rei Kawakubi e o coreógrafo americano Merce Cunningham.
2001
 Lançamento da JUNYA WATANABE COMME des GARÇONS MAN, coleção masculina assinada pelo estilista Junya Watanabe.
2003 Lançamento da PLAY COMME des GARÇONS, uma linha de roupas jovens para homens e mulheres com espírito streetwear identificada por um icônico coração com olhos puxados, desenhado pelo polonês Filip Pagowski.2005 Lançamento, em parceria com a marca SPEEDO, de uma coleção de moda praia.2006 Lançamento da COMME des GARÇONS PEARL, primeira coleção de jóias da marca.
2007
 Lançamento da coleção de roupas íntimas da marca japonesa.
 Lançamento do perfume COMME des GARÇONS 88 8.
2008● Lançamento de uma coleção de roupas e acessórios para a rede de varejo sueca H&M.2009 Inauguração de uma loja em Hong Kong.2010 Inauguração de uma loja com 1.800m2 e sete andares em Seul, capital da Coréia do Sul. A vitrine do espaço possui 47 metros de largura e 18 de altura. O subsolo abriga a Comme des Garçons SIX Gallery, onde são exibidas exposições de artistas emergentes e renomados. O prédio foi desenhado pela própria Rei Kawakubo.2011 Inauguração de uma loja em Cingapura.2012 Inauguração de lojas em Berlim e Manila.

Dados corporativos● Origem: Japão● Fundação: 1969● Fundador: Rei Kawakubo● Sede mundial: Tóquio, Japão● Proprietário da marca: Comme Des Garcons Co., Ltd.● Capital aberto: Não● CEO: Adrian Joffe● Estilista: Rei Kawakubo, Junya Watanabe e Tao Kurihara● Faturamento: US$ 360 milhões (estimado)
● Lucro: 
Não divulgado● Lojas: + 20● Presença global: + 50 países● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 
600● Segmento: Moda luxo● Principais produtos: Roupas, acessórios e perfumes● Concorrentes diretos: Kenzo, Issey Miyake, Moschino e Roberto Cavalli● Ícones: Não seguir tendências em suas criações● Website: www.comme-des-garcons.com
A marca no mundoA marca japonesa, que comercializa roupas, acessórios, perfumes e até uma coleção de jóias, está presente em mais de 50 países ao redor do mundo através de grandes e sofisticadas lojas de departamento e multimarcas. As mais de duas dúzias de lojas próprias da marca estão distribuídas por cidades como Londres, Paris, New York, Beijing, Hong Kong, Seul, São Petersburgo, Tóquio, Kyoto, Osaka e Fukuoka.
Você sabia? Em busca da criação de uma identidade forte para a marca, Rei Kawakubo se envolve diretamente em todos os seus aspectos. Não se limita somente às roupas, a identidade da COMME des GARÇONS pode ser vista também em tudo o que ela produz: desde toda a sua produção gráfica até mobília, passando por catálogos e a arquitetura das lojas.
 Só o fato de falar com a imprensa, nem que seja por poucos minutos, já é motivo o suficiente para causar alvoroço. Afinal, a tímida estilista e fundadora da marca costuma ser avessa aos holofotes.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

O designer Comme des Garcons tem 78 perfumes na nossa base de fragrâncias A edição mais antiga foi criada em 1994 e a mais recente em 2014. Comme des Garcons as fragrâncias foram desenvolvidas em colaboração com os perfumistas Antoine Lie, Jean-Christophe Herault, Mark Buxton, Antoine Maisondieu, IFF, Emilie Coppermann, Bertrand Duchaufour, Florence Idier, Evelyne Boulanger, Francoise Caron, Yann Vasnier, Fran, Marie-Aude Couture-Bluche, Nathalie Feisthauer e Aurelien Guichard.

Abaixo segue as fragrância mais bem avaliadas pela  opinião publica :

1) 8 88 Comme des Garcons Compartilhado

8 88 Comme des Garcons Compartilhado


8 88 de Comme des Garcons é um perfume Oriental Especiado Compartilhado. 8 88 foi lançado em 2008. O perfumista que assina esta fragrância é Antoine Lie As notas de topo são Coentro, Curcuma e Papiro as notas de coração são Incenso, Açafrão e Gerânio as notas de fundo são Âmbar e Patchouli ou Oriza

2) Comme des Garcons 2 Comme des Garcons Compartilhado
Comme des Garcons 2 Comme des Garcons Compartilhado
Comme des Garcons 2 de Comme des Garcons é um perfume Chipre Floral Compartilhado. Comme des Garcons 2 foi lançado em 1999. O perfumista que assina esta fragrância é Mark Buxton As notas de topo são Aldeídos, Tangerina, Chá, Angélica e Mate as notas de coração são Noz-moscada, Magnólia, Coentro, Canela, Louro da Índia do Oeste, Tinta nanquin e Alcarávia as notas de fundo são Patchouli ou Oriza, Cedro, Incenso, Vetiver, Âmbar e Ládano

3) Blue Cedrat Comme des Garcons 
Blue Cedrat Comme des Garcons Compartilhado
Blue Cedrat de Comme des Garcons é um perfume Amadeirado Especiado Compartilhado. Esta é uma nova fragrância. Blue Cedrat foi lançado em 2013. A fragrância contém Limão verdadeiro italiano, Bagas de Zimbro ou Junípero, Angélica, Rosa e Cedro da Virgínia.

4) Amazingreen Comme des Garcons
Amazingreen Comme des Garcons Compartilhado
Amazingreen de Comme des Garcons é um perfume Aromático Verde Compartilhado. Esta é uma nova fragrância. Amazingreen foi lançado em 2012. O perfumista que assina esta fragrância é Jean-Christophe Herault As notas de topo são Palmeira, Pimenta verde, Acorde verde e Notas aquáticas as notas de coração são Hera, Coentro e Raíz de Orris ou lírio Florentino as notas de fundo são Pólvora, Vetiver, Incenso e Almíscar branco

5) Comme des Garcons 2 Love Hurts Comme des Garcons 
Comme des Garcons 2 Love Hurts Comme des Garcons Compartilhado
Comme des Garcons 2 Love Hurts de Comme des Garcons é um perfume Chipre Floral Compartilhado. Comme des Garcons 2 Love Hurts foi lançado em 2005. A fragrância contém Aldeídos, Noz-moscada, Magnólia, Patchouli ou Oriza, Canela e Cedro.
6) Daphne Comme des Garcons Feminino
Daphne Comme des Garcons Feminino
Daphne de Comme des Garcons é um perfume Feminino. Daphne foi lançado em 2009. O perfumista que assina esta fragrância é Antoine Lie A fragrância contém Laranja Amarga, Incenso, Açafrão, Rosa, Jasmin, Tuberosa, Íris, Patchouli ou Oriza, Agarwood (Oud), Âmbar e Baunilha.
7) Comme des Garcons Series 4 Cologne : Anbar Comme des Garcons 
Comme des Garcons Series 4 Cologne : Anbar Comme des Garcons Compartilhado
Comme des Garcons Series 4 Cologne : Anbar de Comme des Garcons é um perfume Cítrico Aromático Compartilhado. Comme des Garcons Series 4 Cologne : Anbar foi lançado em 2002. A fragrância contém Laranja, Lavanda, Tangerina, Almíscar, Trevos, Bergamota, Flor de Limão verdadeiro, Limão verdadeiro ou siciliano, Âmbar e Cravo.

8) Black Comme des Garcons Compartilhado
Black Comme des Garcons Compartilhado
Black de Comme des Garcons é um perfume Amadeirado Aromático Compartilhado. Esta é uma nova fragrância. Black foi lançado em 2013. As notas de topo são Pimenta preta, Incenso e Olíbano as notas de coração são Couro, Alcaçuz, Vidoeiro e Pepperwood or Hercules Club as notas de fundo são Cedro e Vetiver
9) Blue Santal Comme des Garcons 
Blue Santal Comme des Garcons Compartilhado
Blue Santal de Comme des Garcons é um perfume Amadeirado Especiado Compartilhado. Esta é uma nova fragrância. Blue Santal foi lançado em 2013. A fragrância contém Pinheiro, Bagas de Zimbro ou Junípero, Pimenta e Sândalo australiano

10) Comme des Garcons Series 2 Red: Carnation Comme des Garcons Feminino
Comme des Garcons Series 2 Red: Carnation Comme des Garcons Feminino
Comme des Garcons Series 2 Red: Carnation de Comme des Garcons é um perfume Oriental Especiado Feminino. Comme des Garcons Series 2 Red: Carnation foi lançado em 2001. O perfumista que assina esta fragrância é Evelyne Boulanger A fragrância contém Rosa vermelha, Cravo, Jasmin, Trevos e Pimenta vermelha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!