sábado, 28 de novembro de 2015

Aromas de Natal: Parte II, Canela

por: Juliett Ptoyan

 
Continuamos a discussão sobre aromas de Natal e Ano Novo! O primeiro artigo desta série foi sobre o pinheiro (e que tal as outras coníferas? Falemos sobre elas num fututo próximo...), e hoje gostaria de examinar aquele que é provavelmente o mais invernoso de todos os ingredientes.
Leia o artigo anterior de Juliett sobre o pinheiro AQUI.
 
O que pensa quando ouve a palavra "canela"? Suponho que as primeiras associações sejam fortemente cheirosas, como os pauzinhos castanhos de madeira; ou os malditos buns da Cinnabon (oh, 1,200 kcal cada um? Que pena!); ou vinho quente feito em casa e bolinhos de Natal? Cinnabar de Estee Lauder? Theorema de Fendi?Alambar de Laboratorio Olfattivo?
 
Preparar a canela para vender é um processo muito longo: após 2 anos de sua plantação, os agricultores têm de cortar o talo (que dá origem a novos caules). Um ano depois, (e regularmente) os novos ramos são cortados, suas folhas são retiradas, e os produtores limpam a camada exterior do cortex. A camada interior é normalmente dividida em tiras e deixada a secar - depois disto, os paus de canela podem ser comprados em qualquer mercado de qualquer país.
 
Esquerda: paus de cassia (Cinnamómum aromáticum), crescendo na China e Indonesia.
Direita: paus de canela de Ceilão (Cinnamomum verum) da Ilha do Sri Lanka.
 
A propósito, é fácil ser enganado nas lojas e comprar paus de cassia, também chamada canela bourbon ou canela chinesa (ou Indonésia). Tem um aroma agradável e semelhante (ligeiramente mais pungente e menos intenso), tem ótimo aspeto, mas não pode ser dobrada  - apesar de não haver nada em comum entre a cassia e a canela. A forma mais fácil de identificar um produto é pela aparência: verdade, a canela (Ceilão) tem uma cor clara, casca fina (até 1 mm) e pode não ter tão bom aspeto como a cassia (mas não a vamos fotografar, pois não?). No mercado pode também encontrar canela do Malabar (menos fragrante e com casca mais grossa, cerca de 3 mm). Em casa, pode facilmente moer apenas a espécie de Ceilão; as outras são demasiado duras.
 
O óleo essencial de canela é normalmente destilado em vapor ou em extração CO2, e o processo não é tão simples: após o contacto com o ar, o cinnamal (o odorante principal da canela, em 50 a 75%) pode oxidar e converter-se em ácido cinâmico. O óleo de qualidade tem um cheiro suave, especiado, doce e não muito forte; 1 kg de casca de canela rende 5-10 ml de óleo.
 
 
O cheiro da cenela é identificável em muitas fragrâncias modernas e vintage, e seu aroma varia dependendo das composições; esta especiaria é raramente servida como "prato principal."
 
Em Eau Lente de Diptyque sua silagem ardente, apimentada e muito rápida se derrete instantaneamente e deixa um cheiro rente à pele; em Dolce Vita - suave, quase transparente e quente, como o ar nos últimos dias de verão; em Opium e Youth Dewela parece amadurecida, surpreendentemente suculenta, como que embebida em licor. Um toque de canela - uma bela canela caramelizada de confeitaria - é a que podemos encontrar em Lann-Ael de Lostmarch e Morphine de X-Ray (aqui em fusão com mel).
 
Esta nota é altamente apreciada em aromas para a casa e em produtos de cuidado corporal: lá está ela em coleções festivas da Yankee Candles, L'Occitane (a calorosa Cannelle Epices pode ser encontrada nas boutiques da marca), Bath & Body Works, Ikea; belas fragrâncias gourmand que se podem encontrar nas Lampe Berger.
 
 
Contudo, a canela não é tão simples como parece: o cinnamal está sob restrições do IFRA e os perfumistas não a podem usar em mais de 0.05% de composto; isto se deve à sua capacidade de potenciar a sensibilização da pele à luz do sol. O uso do óleo de canela em casa é também um desafio: tem de ser diluído numa grande (mesmo grande) quantidade de óleo de base, caso contrário pode se queimar - nada de terrível, claro, mas desagradável.
 
 
O que pensa do cheiro da canela? A que é que o associa? Tem alguma fragrância favorita com esta nota?
 
Desejos de um fim de semana cheiroso!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!