terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pièce Unique: Encarnando a Alta Costura de Grès




Por: Miguel Matos

Pièce Unique é a nova fragrância pilar que representa a ascenção de Grès a um nível superior no mercado de perfumes. Ela foi discretamente apresentada em Cannes na TFWA e apenas na semana passada a marca a apresentou à imprensa. Eu fui convidado para o evento do lançamento oficial de Pièce Unique em Paris no Hotel de Sers. Esta foi a oportunidade de rever a maravilhosa e amistosa equipe da Art & Fragrance e de conhecer Anne-Louise Gautier, A perfumista responsável pela composição de Pièce Unique. Ela é um jovem talento, tendo apenas mais uma criação com seu nome, Salvatore Ferragamo White Mimosa. O evento aconteceu durante um chique almoço onde eu convivi com blogueiros famosos como Denise Beaulieu (http://graindemusc.blogspot.pt/) autora do livro The Perfume Lover, Juliette Faliu (http://poivrebleu.com/), Nicolas Olczyk (http://parfums-tendances-inspirations.com/) e a escritora Annick Le Guerer (autora dos livros Les Pouvoirs de L'Odeur e Le Parfum), entre outros. E eu estava orgulhosamente representando o nosso Fragrantica.
Com Pièce Unique, a casa Parfums Grès quis fazer algo diferente das edições anteriores, algo mais sofisticado. Cabochard Cabotine são a herança da marca mas parece agora necessário levar Grès a um nível mais elevado de prestígio. A ideia era começar um novo pilar na marca e a concepção do processo foi pensar na sensação de usar um vestido Grès traduzida em perfume. Qual era a força criativa por detrás da Alta Costura de Grès?
Dovina, por Richard Avedon in Madame Grès / Sketch by Grès, 1951
A sensação dos vestidos muito fluidos envolvendo o corpo era a assinatura de Madame Grès. O corpo fazia parte do conceito couture funcionando em conjunto com o vestido para criar uma bela experiência, tal como pele e perfume se tornam um só.
Vestidos na exposição Madame Grès no Museu Bourdelle, 2011
Pièce Unique é um perfume único. Começa muito fresco e especiado e com uma sensação arejada. Mas depois disso ele se desenvolve lentamente para um aroma sensual e envolvente. Tive que perguntar tudo a Anne-Louise sobre sua criação
Miguel: Qual foi a sua reação ao briefing que lhe foi dado pela marca, Anne-Louise?
Anne-Louise Gautier: Lembro-me que a minha primeira impressão da Alta Costura de Grès foi depois de uma exposição no Museu Bourdelle em Paris. Nessa altura fiquei muito impressionada pela exigência que Madame Grès tinha em seu trabalho. O tempo que ela dispendia para fazer aqueles vestidos plissados... Compreendi a qualidade que ela queria atingir. Eu amo este tipo de fluidez em seu trabalho que era também muito sensual e feminino. Quando fui apresentada a este projeto eu soube que teria de ser muito exigente com o meu trabalho também. Precisei encontrar estes detalhes sensuais e femininos em minha fragrância. Eu trabalhei sem constrangimentos e os vestidos começaram a dançar em minha mente. Tentei compor uma pequena lista de diferentes matérias de alta qualidade. É assim que eu trabalho. Prefiro começar com uma pequena fórmula baseada na qualidade e com alto impacto. Eu soube instantaneamente que tinha conseguido algo especial quando cheirei o acorde inicial que tinha criado. Penso que tinha razões para acreditar nisso porque quando eu o mostrei à equipe da Art & Fragrance, todos me disseram que havia ali algo de especial; era evidente.
Anne-Louise Gautier
Miguel: Mas preparou composições diferentes ou apresentou só uma versão?
Anne-Louise: O primeiro acorde foi muito intuitivo. Depois disso, levei algum tempo para desenvolvê-lo, para torná-lo mais sofisticado. Quis criar uma fragrância fluida que funcionasse sobre a pele feminina. Por isso trabalhei com baunilha epatchouli para torná-la mais sexy. Mas também tem um acorde muito almiscarado para que seja mais confortável. A ameixa torna-o carnal. Por outro lado eu sei que Madame Grès tinha um caráter muito forte por isso era importante tornar esta fragrância carismática. Para isso coloquei pimenta preta  e pink pepper nas notas de topo.
Miguel: Existe um contraste entre as notas de topo e de base, à medida que a fragrância se desenvolve em dois capítulos. A base cheira a couro e é quase suavemente animálica em minha opinião.
Anne-Louise: Sim, porque eu quis salientar a sensação de pele, por isso usei um efeito de camurça que, em combinação com o almíscar, patchouli e baunilha, torna o perfume muito sensual. Normalmente eu não falaria sobre o efeito de couro porque não é um couro forte. É mais uma impressão sobre a pele.
Miguel: Uma coisa interessante sobre Pièce Unique é que não é possível isolar um ingrediente específico. Parece muito homogêneo e até abstrato.
Anne-Louise: Eu quis criar uma sensação de fluidez entre todos os materiais. Eu não quero ter uma nota perturbadora. Há um efeito líquido sobre a pele. Mas no topo podemos sentir que há um duelo entre a pimenta preta e a pimenta rosa. A pimenta rosa é mais feminina e traz uma nota frutal. A pimenta preta é mais forte e assertiva. Para mim, quando eu penso em Madame Grès, ela era uma mulher muito feminina mas tinha um caráter masculino. É uma feminilidade assertiva.
Miguel: A fragrância consegue ser minimalista mas também sensual ao mesmo tempo.
Anne-Louise: Eu sei, você pensa que é muito complexa porque tem muitas matérias naturais. Elas são os ingredientes mais belos e complexos. Por exemplo, a davana tem um cheiro muito licoroso e frutal e juntamente com a ameixa dá um aroma muito sexy.
Miguel: A estrutura de Pièce Unique é bipolar. Vaporizamos e pensamos que é fresco mas mais tarde descobrimos que é quente. É como dois perfumes diferentes, o que é invulgar na perfumaria comercial. Tem uma evolução lenta e proporciona uma descoberta permanente.
Anne-Louise: Mas a alta costura de Grès não era comercial, tinha algo de muito único. Eu não quis criar algo muito comercial e fácil de cheirar. É por isso que o desenvolvimento levou algum tempo. Cheirei as matérias-primas uma por uma para estudar seu papel na composição e o efeito que poderiam proporcionar. Para mim é importante ter um bom impacto e chamar a atenção. Mas além disso, quando a criação é boa, ela provoca uma impressão diferente cada vez que se cheira e permite uma redescoberta do perfume. Não é uma nota monolítica, o aroma é multifacetado e tem uma assinatura própria.
Miguel: É como um cristal facetado. É muito transparente e é possível ver através dele mas também reflete a luz em ângulos diferentes ao mesmo tempo.
Anne-Louise: Quando o cheiramos, cada pessoa entra no perfume de forma diferente. Algumas pessoas sentir-se-ão mais atraídas pela nota especiada, outras pelo aspeto frutal ou a parte oriental da composição.
É um grande prazer conhecer novos perfumistas, pois com o tempo tenho a oportunidade de seguir suas carreiras e Anne-Louise parece ser um talento interessante de seguir. Mas há mais em Pièce Unique além de um belo perfume e uma charmosa perfumista. O frasco em si é um elemento interessante. Ele não tem uma tampa, porque o seu design foi pensado a partir de uma investigação sobre a estrutura do trabalho de Madame Grès. Os vestidos eram muitas vezes feitos de uma única peça de tecido, ou assim parece.
Os elementos centrais da alta costura estão presentes neste frasco. Os plissados dos tecidos foram colocados nos flancos e isso cria a assinatura Grès. Depois há o equilíbrio entre curvas e linhas direitas, o que é algo muito importante na alta costura de Grès, equilibrando as linhas direitas com as curvas do corpo feminino. A forma de diamante com o logótipo tem a ver com as etiquetas que eram aplicadas nos vestidos. A tampa reforça a ideia se unificação com o frasco. Tem destaque mas não é destacável. Há um fio vermelho que embrulha o frasco e a tampa que se refere ao método que Madame Grès aplicava.
Pièce Unique
Notas de topo: Pimenta Rosa, AngelicaTangerina, Pimenta Preta
Notas de coração: Jasmim, Ameixa, Davana
Notas de base: Camurça, Almíscar Branco, Baunilha, Patchouli, Incenso

Imagens de Miguel Matos, coveredwithstars.wordpress.com, caseyobrienblondes.com, moderndesignlife.com, elatelierdemonica.com, & amigosmuseodeltraje.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!