domingo, 14 de fevereiro de 2016

Transgênero: Tabu de Dana (1932)

por: Dr. Marlen Elliot Harrison

Mais um artigo na série de resenhas de fragrâncias que interroga, “Como é que uma fragrância transcende o gênero?”
Olá e benvindos a minha nova coluna aqui no Fragrantica: “Transgênero,” uma exploração de aroma, gênero e liberdade olfativa. Ainda que eu defenda que as fragrâncias não têm gênero, os estereotipos socioculturais sobre a masculinidade prevalecem muitas vezes nas perfumarias. Juntem-se a mim à medida que eu exploro algumas das obras-primas da perfumaria do século XX na minha busca para encontrar respostas à seguinte questão, “Pode um homem usar com sucesso um perfume feminino?”
"Faça um perfume que pudesse ser usado por uma prostituta."
Resumo: O protótipo da perfumaria do início do século XX que foi imitado e resenhado por... quase toda a gente, Tabu merece ser usado pelo menos uma vez pelos amantes convictos dos perfumes nem que seja para experienciar o aroma rico e intenso deste controverso oriental de patchouli e benjoim.
PerfumistaJean Carles
Experimente se gosta de: Aromas terrosos, ambarados, especiados com patchouli; fragrâncias vintage; fragrâncias animálicas; "incenso" como o nag champa; aromas doces/de xarope que fazem lembrar cola ou cerveja-de-raiz.
Me faz lembrar: É melhor escrever que os seguintes perfumes me fazem lembrar Tabu: Lagerfeld KL Homme e até certo ponto Classic (para homem), YSL Opium, ELYouth DewTuvaché Tuvara, CK Obsession, e mais do que qualquer outro, LushKarma... e uma diversidade de aromas com tema de patchouli onde as notas resinosas como o âmbar ou o benjoim adoçam a onda herbal do patchouli.
Uma resenhadora do Fragrantica disse, e eu concordo: "O comentário do meu namorado foi que lhe faz lembrar uma loja de tabaco com incenso queimando ou shisha, ou uma barraquinha de aromaterapia numa feira. Doce, ligeiramente suado (de uma forma boa e interessante), um pouco esfumaçado, e DEFINITIVAMENTE incensado, pelo menos em mim. Me faz lembrar nag champa."
Prós & Contras: Em termos de nome e marketing, Tabu deve ser uma das mais confusas fragrâncias na história da perfumaria. A lenda diz que o briefing de design dado ao perfumista de Dana foi "um perfume que pudesse ser usado por uma prostituta." Acha que isso é apelativo? Imagine a resposta dos consumidores do pós-Guerra e da era da grande depressão! É claro, esta era a altura em que Jicky, Scandal e My Sin eram os grandes sucessos. Adoraria saber ainda mais sobre o que está por detrás da historia desta fragrância.
Ainda mais interessante é o fato de Tabu ser sido sempre comunicado usando um quadro que referencia o texto mais controverso de Tolstoy, uma estória de amor, infidelidade e crime. Veja a imagem abaixo e oiça a Sonata Kreutzer de Tolstoy (inspirada em Beethoven) e entenderá os frascos em forma de violino. A personagem principal da história encontra sua mulher abraçada a um violinista com quem ela estava tendo um caso e esfaqueia-a até à morte. Delicioso. Daí o nome Tabu, a fragrância de um caso proibido. Veja a imagem dos amantes no canto superior esquerdo do frasco mostrado abaixo.
Mais ainda, Tabu tem sido engarrafado tantas vezes que poderíamos perguntar quão diferente cada uma das versões poderá ser. Muitos resenhadores parecem notar variações de década para década, provavelmente devido às restrições do mercado sobre algumas matérias-primas do perfume original.
Criticado por ser forte, pesado, repugnante, antiquado e mesmo nauseante, Tabu é muitas vezes associado por muitos às gerações de mulheres mais velhas que o usavam como sua assinatura. Contudo, Tabu é também louvado como revolucionário, incomparável, rico, intoxicante e viciante. Felizmente, por um preço minúsculo, os amantes dos perfumes podem experimentá-lo e chegar a suas próprias decisões. Aqueles que nunca o experienciaram pode esperar uma surpresa deliciosa pois podem criar suas próprias ideias acerca do aroma sem quaisquer referências históricas ou pessoais. Amantes de patchouli - este pode ser o vosso cálice sagrado.
Kreutzer Sonata por René François Xavier Prinet
Quanto às suas conotações de gênero, começarei com uma observação de um dos membros do Fragrantica, "Meu deus, este perfume não é para mim. Consigo ver que possa ficar bem em algumas pessoas. Definitivamente não é ao meu gosto. Não gosto de escrever resenhas más, e destruir o perfume favorito de alguém. Mas é concerteza um gosto adquirido. Demasiado amadeirado e especiado e muito masculino. Tem uma qualidade de 'old spice'."
Outro membro escreveu alegremente sobre Tabu, "Felizardo sou eu! Não estou tentando cheirar bonitinho mas adoro usar perfumes de outro gênero. Isto está crescendo em mim. Uma espécie de cheiro sujo décadas depois de seu auge? Parece perfeito para um homem maduro que não tem ligações a sua história. Para mim, é um nome familiar mas é tudo. Para mim é diversão de especiarias. Quando ele atinge sua química natural, animálica elas instantaneamente se reconhecem, e se dão muito bem. (meus problemas acontecem com os perfumes frescos... minha pele os engole e me relembra que estou desperdiçando dinheiro.) Talvez os tempos tenham mudado e Tabu pertença a mim agora? Um homem mais velho, confiante, um pouco obscuro mas também luminoso? Tabu e eu damos nova vida um ao outro. Não queremos estar na moda. Queremos ser selvagens mas controlados."
Não interessa qual a versão que você experimenta, Tabu tem inegavelmente uma boa longevidade e forte silagem.
Notas: DanaBeauty.com atualmente lista as notas como "Bergamota Italiana, Óleo de Limão, Rosa Búlgara, Ylang-Ylang, Absoluto de Jasmim, Patchouli, Musgo de Carvalho, Benjoim, Âmbar, Almíscar." Anteriormente, Cravinho-da-índia/cravo, narciso, musgo de carvalho, sândalo e civeta também estavam incluídos na lista de notas.
Descrição do designer: “'A lendária fragrância exótica oriental de Dana. TABU é a verdadeira essência da sensualidade e da paixão. TABU é salientado com citrinos frescos e enriquecido com óleos essenciais de flores luxuosas e madeiras sensuais."DanaBeauty.com
Número de vezes que testei: 100+ nos últimos 20 anos.
Número de sprays aplicados para esta resenha: 1 spray no meu pulso a partir de um frasco de colônia de 15ml que eu comprei em 2016.
Força da fragrância: Eau de Cologne
Desenvolvimento: (Linear / Médio / Complexo): Tabu abre com proeminentes citrinos, principalmente óleo de limão, e seu coração terroso de patchouli-e-cerveja-de-raiz está imediatamente presente. À medida que as notas de topo assentam, o coração floral cresce mas as flores individuais são impercetíveis. As notas de coração acrescentam profundidade ao caráter herbal de Tabu. O benjoim adoça o affair acrescentando um ligeito toque baunilhado. Apesar de a civeta ter sido famosamente usada, hoje Dana explica que usa uma nota sintetica animálica cruelty-free e que a palavra civeta já não está incluída na descrição da marca. Contudo, há definitivamente um almíscar animálico permanecendo através da secagem.
Longevidade: (Curta / Média / Longa) Apesar de tipicamente só estar disponível em colônia, apenas um spray no meu pulso durou umas boas 8 horas.
Silagem: (Pouca / Média / Muita) Tabu é forte e difusivo por isso pode ser melhor evitá-lo em espaços fechados. E não consigo imaginar usá-lo em qualquer tipo de tempo quente.
Nota sobre a embalagem: Qual embalagem? Exisem tantos frascos diferentes que é difícil comentar.

Onde posso comprar? Encontre-o online por apenas $6 USD num frasco de 15ml spray/splash.
Conclusão: Se é um amante do patchouli como eu, éprovável que já tenha experienciado uma série de versões - desde o verde mentolado ao "partes sujas" ao terroso adocicado. Notei que muitas fragrâncias modernas de patchouli tendem a acasalar as ervas verdes com as notas balsâmicas tais como resinas, benjoim e ládano; acordes gourmand como chocolate, baunilha ou bagas; e florais clássicos como rosa e jasmim. Estes pares normalmente temperam o de outro modo aroma sujo ao qual muitas pessoas torcem o nariz. Tabu oferece tanto um como o outro - patchouli resinoso, floral. O interessante é que não se consegue descrever Tabu como floral, nem por um segundo, e é provavel que se testado às cegas, seja difícil classificar o gênero de Tabu. Acha que o patchouli tem um gênero inerente em sua cultura ou associações aromáticas?
Tem sido notado que Tabu emprega uma quantidade astronômica de patchouli, 10% da composição. Isto diz muito em termos da familiaridade da fragrância assim como do desdém que muitos sentem por ele. Quanto a mim, Tabu foi amor ao primeiro cheiro mas levei algum tempo a me convencer a experimentá-lo!
Me ofereceram um pequeno frasco de Tabu num daqueles vidros em forma de violino ni início dos anos 2000. Antes disso eu não gostava de nada que tivesse patchouli mnas tinha começado a mudar minha opinião com Patchouli Patch de Giacobetti e Voleur de Roses de Almairac para L'Artisan Parfumeur, o primeiro com osmanthus, almíscar e sândalo, e o segundo com rosa e ameixa. Ainda para ,mais, eu tinha sido recentemente apresentado à bomba de patchouli da Lush, Karma, e gostei muito da combinação resinosa de citrinos e coníferas. E assim começou uma tendência minha. Após anos de aversão sabendo dos famosos 10%, finalmente experimentei Tabu. Fiquei no chão:
Maravilhoso! Intoxicante! Tabu...
A loja new age que se podia encontrar perto de cada colégio; é verde; é castanho; Já o cheirei em toda a cidade.
Limão no topo, baunilha no fundo: Shalimar misturado com Coca-Cola.
O incenso queimado, o hippy que adora Grateful Dead e vive no apartamento em frente.
E na no ar de uma noite fria de Osaka num sábado, eu usei Tabu para ir a um karaoke onde um amigo de Seattle me abraçou e me disse que eu cheirava como o seu estúdio de yoga. Apesar de eu nunca ter lá estado, eu sabia o que ele queria dizer, e muitos de vocês também saberão.
Tabu provoca ou desafia associações de gênero en vocês? Ambos?

2 comentários:

  1. Fiquei encantando em como a Dana do Brasil conseguiu adequar o perfume Tabu de Dana ao clima brasileiro deixando-o suave e intenso.A deo colônia vendida em lugares populares está incrível,o frasco contém 60 ml de produto e não tem borrifador,o consumidor aplica com os dedos molhando-os no perfume ou pode-se transferir o líquido para um frasco com borrifador.A mágica do perfume dura o dia inteiro e não é preciso usar muito para ficar maravilhosa,pode-se levar o perfume na bolsa e revitalizar o cheiro do perfume em seu corpo dosando a quantidade aplicada.A liberdade vem quando você deixa de ser "maria vai com as outras" e forma sua própria opinião,por isso essa é a minha opinião sobre a deo colônia tabu de Dana e quero que você tenha a sua própria opinião

    ResponderExcluir
  2. Olá me chamo Daniel e tenho 28 anos..
    Passei para dizer que amei o post.
    Tabu de Dana me surpreendeu grandemente.
    Meu perfume. Minha história. Minha vida.
    Apaixonado por este Perfume de 1932!

    ResponderExcluir

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!