sábado, 26 de dezembro de 2015

Aromas de fim de ano: Tangerina

por: Juliett Ptoyan

Durante as ultimas semanas falámos sobre os aromas associados com as celebrações do Natal e do Ano Novo, partilhámos as nossas opiniões sobre as fragrâmcias favoritas com estes aromas, e reunimos ideias sobre como desfrutar deles em casa, no banho, e nas decorações festivas. Para aqueles que perderam: já descobrimos a picea, a canela, o fir, e os cravos, e hoje vamos considerar a tangerina - o cítrico essencial do Natal.
 
Estritamente falando, há uns anos já publicámosum grande artigo sobre esta fruta, no qual Marina nos contou tudo (ok, quase tudo) o que precisamos saber sobre a Cītrus reticulāta e sua família imediata. Neste momento em que estamos a uma semana antes do Ano Novo, proponho relembrar os fatos mais interessantes sobre esta árvore perene e discutir as fragrâncias que têm notas dominantes desta fruta ou folhas.
 
 
Antes de aparecer nos EUA no início do século XIX, a tangerina viajou pelo planeta durante muitos séculos;agora a maior plantação destas árvores localiza-se na China e na Coreia, assim como em alguns países mediterrâneos. 
 
Estas pequenas árvores (até quatro metros de altura) com troncos grosseiros e curvados são as mais resistentes da família dos citrinos, e o volume de produção desta fruta só fica atrás das laranjas - nada mau! Imediatamente a seguir está a toranja, e depois o limão.
 
 
Provavelmente já encontrou o óleo essencial de tangerina, mesmo que não o tenha comprado em farmácias; sua casca consiste em células microscópicas com óleo, por isso se esfregá-la em suas mãos, ficará com um rastro de laranja com um claro cheiro cítrico - muito eraneante, apesar do fato de estar frutas amadurecerem no final do outono e no início do inverno. Numa escala industrial, o óleo desta fruta é produzido por pressão; as folhas de tangerina, cujo óleo se assemelha a um cheiro cítrico com um toque de ervas e pele de uvas, é muitas vezes extraído por destilação. Existem, é claro, outros híbridos, mas falamos aqui da Cītrus reticulāta, como o limpo cheiro da tangerina.
 
Na perfumaria, a tangerina pode ser encontrada em aromas como Mandarine & Cardamom de Maurer & Wirtz,Mandarine Glaciale de Atelier Cologne,Eau Ensoleillante de Clarins. Gosto dela como parte das fragrâncias fougere (como em Fleurs de Bois de Miller Harris).
 
Yves Rocher apresentou a tangerina em Mandarine de Noel, cuja linha continha um belo gel de ducha, e Fruit de Noel. L'Artisan Parfumeur (com a vive e bela Mandarine); Odin NY (o quente 02, e o licoroso 08); Love & Toast (fizeram parecido com ice tea com um pouco de tangerina) Mandarin Tea; e a H&M lançou recentemente Mandarin Gold(que, para quem conhece o trabalho anterior damarca, parece uma revolução). Todos estes perfumes têm o aroma da tangerina. Quais são seus favoritos?
 
Não direi muito sobre como usar as tangerinas; mas quando as escolhe, deverá ter em atenção sua pele - se for muito brilhante, é provável que tenha sido tratada com conservantes. Não é um desastre, mas se gosta de cozinhá-las caramelizadas ou secas, tente o fruto não tratado. É sempre legal fazer geléia de tangerina, usar as frutas na mesa de Natal, ou usá-las como base para uma poma.
 
Quais são as vossas fragrâncias de tangerina favoritas?
 Associa a tangerina com outras estações ou é para si uma fruta de inverno?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!