quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Aromas de Natal: Parte IV, Cravos

por: Juliett Ptoyan

Continuemos nossa discussão sobre as fragrâncias de Natal e Ano Novo! Para aqueles que se juntaram apenas agora: em "Aromas de Natal" estamos descobrindo árvores, plantas e ervas que são associados com a época festiva. Já vimos o pinheiroabeto e canela e agora gostaria de falar sobre o cravo, a especiaria com a qual tudo fica melhor.
 
Esta especiaria barata que pode ser encontrada em qualquer mercado local, é na verdade o botão seco da flor da árvore do cravo (Syzygium aromaticum), importada da Tanzânia, Indonésia e Madagáscar. A árvore pertence à família do mirtilo (que inclui o eucalipto, a tea tree, o próprio mirtilo e alguns outros nomes); assim como todos eles, o cravo contém uma alta quantidade de óleo essencial.
 
O baixo custo desta especiaria deve-se à relativa facilidade de produção: os botões por abrir são colhidos, fermentados (eles são secos ao sol até fazerem um ruído crepitante quando se partem) e vendidos a uma companhia intermediária para serem embalados e comercializados.
 
 
O óleo essencial de cravo é produzido com destilação a vapor; neste processo inclui-se não só os botões, mas também as folhas e os ramos, apesar de a qualidade dos ramos ser considerada mais baixa. Comparado com as coníferas, o rendimento dos cravos é muito superior - até 18%, o que resulta em 180 ml de óleo por kg de matéria-prima. Este número varia dependendo da geografia, mas em qualquer caso é impressionante, não é? O mesmo se aplica à qualidade do óleo, mas neste caso depende mais do género de material que é usado - botões, folhas ou ramos. O óleo do botão de cravo é muitas vezes falsificado, e é vendido sob este nome embora por vezes sejam processadas as outras partes da planta; os produtores desonestos podem também adicionar os restos que ficam após a separação do eugenol.
 
A cheiro especiado, quente, ligeiramente astringente do óleo de cravo é causado pela alta (73.5 - 96.9%, dependendo da parte da planta) concentração de eugenol, que também pode ser encontrado no ylang-ylang, rosa, mangericão e alguns óleos de mirtilo. Como o cinnamal, que está restrito pelo IFRA: até 0.5% no composto ainda está ok, mas se se acrescentar mais, pode aumentar a sensibilidade da pele. O eugenol, é extraído não só dos cravos: pode também ser sintetiado com sucesso e tal produto análogo, é claro, custa menos. Tenho uma amostra... Oh, é preciso enterrá-la em várias caixas, ou esta coisa perfuma a casa toda, e nenhum medicamento poderá ajudá-lo a eliminar a dor de cabeça que provoca. A perfumaria é realmente uma coisa perigosa!
 
 
Este ingrediente apareceu na perfumaria na primeira metade do século XX; as cores saturadas do cravo podem ser encontradas em muitos outros perfumes vintage:  Fidji,Paloma Picasso1932 de Chanel - para nomear apenas alguns. É claro, há também o arenoso L'Elephant Kenzo, o ardente Carnation CDG; e a Lush usa eugenol entre outros ingredientes em Karma - tem uma certa onda de Ano Novo, mas para mim parece mais uma variação peculiar dos orientais. Podemos encontrar belos cravos em Royall Spyce: sendo aqui claramente visível sua textura fracionada que parece surpreendentemente alegre neste tipo de água - uma loção para todos os usos é excelente, e ainda mais quando vem em frascos legais (e com uma expeciada pólvora dentro). YsatisL'Air du Temps, o velho Bellodgia - vocês sabem o que quero dizer.
 
 
Os cravos têm sido usados há mais de dois séculos nas preparações do Ano Novo: As donas de casa inglesas que ainda não tinham sucumbido à emancipação, decoravam cuidadosamente as laranjas com estes pequenos espigões e usavam-nos como fragrância de interiores. O mesmo se passa hoje - muitos blogues de lifestyle sugerem atar uma fita de seda ou veludo à volta de um citrino e cobrir o espaço restante com cravos. Pode pendurar estas belezas num candeeiro, na árvore de Natal, ou oferecer a amigos como souvenir. Esta poma cheira muito bem, e tem um aspeto muito festivo.
 
 
Você gosta de cravos? Talvez o perfume que usa tenha cravos, ou planeia fazer uma poma? Você coloca cravos no chá ou na comida?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!