OS MELHORES DO ANO (2017)

CONTINUAM ABERTAS AS VOTAÇÕES PARA ESCOLHER OS MELHORES DO ANO PELO E.S.P FASHION BLOG BRASIL. QUE TAL PARTICIPAR? MANDE POR E-MAIL OU VOTE NAS CATEGORIAS DISPONÍVEIS NO BLOG. AS NOVAS CATEGORIAS SÃO:

MELHOR FLANKER MASCULINO LANÇADO EM 2017
MELHOR FLANKER FEMININO LANÇADO EM 2017
MELHOR FRAGRÂNCIA DE NICHO LANÇADO EM 2017
CASA (GRIFE) DESTAQUE EM PERFUMARIA 2017
FRAGRÂNCIA INOVAÇÃO 2017
FRAGRÂNCIA CHICLETE EM 2017


MELHOR FLANKER MASCULINO LANÇADO EM 2017

MELHOR FLANKER FEMININO LANÇADO EM 2017

MELHOR FRAGRÂNCIA DE NICHO LANÇADA EM 2017

CASA (GRIFE) DESTAQUE EM PERFUMARIA 2017

FRAGRÂNCIA INOVAÇÃO 2017

FRAGRÂNCIA CHICLETE EM 2017 ( A MAIS SENTIDA NAS PESSOAS)

Perfumista destaque em 2017

MELHOR FRAGRÂNCIA COMPARTILHA 2017

PERFUME FEMININO DESTAQUE EM 2017

MELHOR PERFUME MASCULINO CELEBRIDADES 2017

MELHOR FRAGRÂNCIA FEMININA LANÇADA EM 2017

Melhor fragrância de celebridades 2017

MELHOR PERFUME MASCULINO DE 2017

MELHOR PERFUME NACIONAL MASCULINO PARA 2017

MELHOR PERFUME FEMININO NACIONAL 2017

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Aromas de Natal: Parte III, Abeto

por: Juliett Ptoyan

O Fragrantica continua os preparativos para o Ano Novo (de repente já falta muito pouco!); em Aromas de Natal, já falámos de pinheiro canela, e hoje gostaria de vos apresentar o abeto, a única árvore conífera cujos cones crescem apontando para cima. Bom, sim, o abeto também faz lembrar o Agente Cooper a caminho de Twin Peaks.
 
Cena de "Twin Peaks" (dir. David Lynch)
 
Kyle MacLachlan menciona o Abeto Douglas (Pseudotsuga menziesii) nas primeiras cenas de sua viagem, e diz que nunca tinha visto tantas árvores. Não nos surpreende: este tipo de abeto compõe grande parte das florestas da costa do Pacífico e é originário do Norte da América (Twin Peaks tinha lugar aí).
 
 
O mito que as coníferas podem viver apenas em climas duros não diz respeito a todas as variedades de abeto - existem muitos entre as variedades termofílicas, como o espanhol e o siberiano. Mas "amar o calor" não significa "sensível ao frio": por exemplo, a Abies sibirica é tolerante a temperaturas tão frias como -25 °C, apesar de seu crescimento em tais condições ser mais lento do que o usual. 
 
 
Pode ser difícil diferenciar as variedades de abeto, mas existem dicas para determinar se é um abeto (em vez de pinheiro). Existem várias características: primeiro, a forma da coroa do abeto é quase sempre simétrica; segundo, o abeto tem agulhas grossas sem espinhos (mais largas e longas do que as do pinheiro) que são verde escuro com duas faixas brancas nos lados.
 
Terceiro, os cones do abeto crescem no topo da árvore, e virados para cima, como já dissemos. Também, esta árvore não tem os pequenos canais dentro do tronco nos quais corre a resina. Quanto ao bálsamo canadiano (também conhecido como bálsamo de abeto) - é feito de resina mole do Abies balsamea, o único que tem estes canais - e, de acordo com os naturopatas, esta substância viscosa pode curar todas as doenças.
 
E os óleos essenciais? São feitos de outras variedades de abeto. Além do canadiano, há o abeto prateado para a produção de óleo - o cheiro é suave, especiado, balsâmico, com um delicado toque cítrico; e o siberiano - seu aroma mais frio e menos especiado. Atenção aos falsificados: por vezes os produtores podem substituir este óleo com fraçoes de estrato de pinheiro.
 
 
Na perfumatia, o abeto ocorre frequentemente em conjunto com outras notas de coníferas - como em Chimaera de Tiziana Terenzi que tem bálsamo canadiano misturado com pinheiro; Xeryus combina abeto & cedro; e em Fou d'Absinthe, as agulhas de abeto são gentilmente mergulhadas num banho de absinto. Aftelier tem um denso e balsâmico Fir (gosto de ideia de produzi-lo em forma sólida, porque sabe bem espalhar na pele em vez de vaporizar); Fir Balsam de Frank Boclet pode não ser tão balsâmico, mas também merece atenção.
O seco e crepitante Fraser Fir pode ser encontrado na Demeter;Umbra de Ramon Monegal oferece-nos um coquetél de abeto e oxigênio: é uma textura arejada como uma núvem de agulhas igualmente distribuídas junto à base com notas de musgo.
 
Para comemorar o Ano Novo usamos muito os abetos Canadiano, Fraser e Nordmann - são lindos e as agulhas não picam; quem gosta de artesanato usa nas mesas festivas e para decorar velas; as agulhas de abeto também se adicionam em banhos de vapor.
 
 
O que pensam do cheiro do abeto? Conseguem distinguir das outras coníferas, ou acham igual ao cheiro dos pinheiros? Já experimentaram
aromas com notas de abeto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!