quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pele Seca: Estrutura, Cuidados e Produtos indicados.

Muito se fala em pele oleosa e mista mas temos um nicho muito grande de pessoas com pele seca, seca sensível e seca madura. Esse tipo de pele exigem cuidados especiais e hidratação constante. Nem todos os hidratantes fornecem os nutrientes necessários para que elas se mantenham saudáveis e viçosas. Outro fator relacionado a esse tipo de pele é o envelhecimento precoce e a sensibilidade excessiva às variações de temperatura. Pele seca tem que ser hidratada todos os dias, Corpo e rosto. O E.S.P separou alguns detalhes sobre esse tipo de pele como estrutura, cuidados e manutenção, além de selecionarmos os melhores cremes do mercado para esse tipo de pele. Vamos lá!


1) Pele Seca - Estrutura

A sensação é que o indivíduo possui pele tensa, rugosa e descamativa. Apresenta-se desidratada, áspera, pouco elástica, de cor opaca, facilmente irritável e vulnerável às mudanças de temperatura e umidade ambientais.

Tende a formar rugas. Devido à dificuldade em reter água na superfície, encontra-se propensa à ação de substâncias irritantes tópicas e à ação direta de microrganismos.

Há dois tipos de pele seca: adquirida e constitucional.
A pele seca adquirida é formada pela exposição solar acumulada, pela exposição aos extremos (calor, frio, vento, umidade), exposição a agentes químicos (detergentes, solventes), ou medicação tópica (retinoides).

A pele seca constitucional pode ser dividida em não-patológica e patológica. A não-patológica é uma pele frágil, intermediária entre pele normal e seca; comum em peles finas e é susceptível a agentes externos.

A pele seca constitucional patológica pode provocar ictioses ou dermatites atópicas. As ictioses, de origem genética, são caracterizadas por descamação anormal da pele, alterando a barreira cutânea. Formas brandas são semelhantes a ictiose vulgar.

A dermatite atópica é a alteração genética no metabolismo dos ácidos graxos essenciais. São placas pruriginosas, em geral, nas dobras. Muitas vezes com eczematização e inflamação local.

Características clínicas:

* Pele frágil e fina

* Descamativa com tendência a rugas

* Diminuição da secreção sebácea e sudorípara

* Características histológicas:

* Epiderme fina

* Vasodilatação capilar

* Diminuição das glândulas sebáceas

* Patologias associadas:

* Queratoses

* Melanoses

* Ictioses

* Dermatite atópica

* Telangiectasias




2) Dicas Essenciais 

1

Evite ácidos e fórmulas com álcool


"Quem tem pele seca não tem a barreira de proteção adequada, o que facilita o surgimento de alergias e infecções", explica a dermatologista Thais Pepe.Por isso, é importante evitar produtos que contenham álcool na fórmula, já que é uma substância muito detergente e resseca ainda mais a pele.

Thais também recomenda evitar o uso de ácidos – se for inevitável, prefira aqueles de concentração mais baixa. Na hora do banho, sabonetes de pH neutro são os mais indicados, já que os de pH alcalino removem o manto lipídico (a barreira que protege a pele).
2

Hidratação com cremes


Esta é a palavra de ordem para quem tem pele seca. Para caprichar na hidratação, Thais indica cremes e loções cremosas à base de ureia (a concentração deve ser de, pelo menos, 10%) ou glicerina. Mas a dermatologista faz um alerta: se a pele estiver machucada e com fissuras em função do ressecamento, não é recomendado o uso de produtos à base de ureia.

O hidratante deve ser aplicado logo após o banho (nesse momento a absorção é mais eficaz) e antes de dormir. Pode abusar!
3

Hidratação alternativa


Não são apenas os cremes que podem ajudar nessa missão. As clínicas dermatológicas oferecem injeções de ácido hialurônico, que promovem uma hidratação mais profunda e melhora a qualidade da pele. Segundo Márcia, a substância dura oito meses no tecido e melhora a aparência de rugas. Indicado para a região do colo e para o rosto, o tratamento custa de R$ 800,00 a R$1.200,00 por sessão – a periodicidade ideal da aplicação é uma vez por mês em um total de três meses.

Outra opção para estar com a pele sempre hidratada é o uso oral de cápsulas – como a Hydratée, da Nutricé, vendida no Brasil –, que reúnem a ação antioxidante da luteína com vitaminas E e C. Segundo Thais, essa é uma boa opção para quem passa o dia em um ambiente com ar condicionado, que resseca a pele.

Por fim, Márcia cita a boa e velha máscara caseira para hidratar o rosto. A dermatologista dá a receita: misture abacate com um pouco de óleo de glicerina, uma colher de mel e algumas gotas de qualquer creme hidratante. Na aplicação, basta deixar agir por 15 minutos e lavar. Fácil e eficaz!
4

Cuidados no banho


Se você gosta de passar horas debaixo do chuveiro vendo a água quentinha correr, pode se despedir da prática: os banhos demorados e com água muito quente – que tira o óleo natural da pele – são contraindicados para quem tem a pele seca. Márcia diz que, por se tratar de uma pele sensível, o uso de buchas e esfoliantes também não é indicado, já que pode irritar a pele. "Quanto menos esfregação houver durante o banho, melhor", diz a dermatologista.

Os sabonetes mais indicados, segundo a especialista, são aqueles mais oleosos, geralmente à base de glicerina. Passe longe dos produtos à base de enxofre e ácido salicílico.

Os óleos de banho também são uma opção para deixar a pele ainda mais sedosa e cheirosa. Márcia indica aplicar sobre o corpo antes de ligar o chuveiro, para que o produto proteja a pele durante o banho. Aposte naqueles à base de óleo de semente de uva, ureia, vitamina E e ceramidas. E abuse do hidratante após o banho!
5

Maquiagem

A hidratação profunda é ainda mais necessária quando a pele recebe muita maquiagem. "Se a pele não estiver hidratada, a maquiagem pode 'craquelar' e dar uma impressão de envelhecimento", explica Thais.

A especialista recomenda o uso de um primer hidratante antes do make e oBB Cream, o novo queridinho das fãs de beleza que uniformiza a pele, hidrata e tem ativos na composição – ou seja, também trata a pele.

Produtos líquidos são sempre mais eficazes que os pós para quem tem pele seca e, ainda segundo Thais, o demaquilante mais indicado é o em creme.

3) ATIVOS DERMATOLÓGICOS PARA PELE SECA 
a) Ácido Hialurônico: substância altamente hidrofílica (afinidade pela água) encontrada na nossa pele. Possui atividade biológica como principal glicosaminoglicana da derme, proporcionando visco-elasticidade a esta camada. Colabora no controle da hidratação da derme e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.

b) Ácido Lático:  para a pele tem ação hidratante, umectante, indicado também para o clareamento e rejuvenescimento da pele.
c) Alantoína: princípio ativo encontrado no confrey, nas sementes de tabaco, na beterraba, no germe de trigo. Favorece a proliferação celular, acelerando a regeneração da pele lesada. Proporciona uma rápida epitelização em zonas lesadas da pele ou submetidas a um grande desgaste ou a interpéries do tempo. É excelente cicatrizante, calmante, amaciante sobre tecidos.
d) Aquaporine active: promove hidratação profunda da pele através do aumento das expressões das Aquaporines-3, canais protéicos responsáveis pela circulação de água entre as células.
e) Ascorbosilane C: redutor dos radicais livres. Ação maximizada pela presença de ácido ascórbico (Vitamina C), regenerador do tecido cutâneo.
f) Coenzima Q10: é uma substância normalmente produzida pelo nosso organismo, mas essa produção decresce à medida que a idade avança. Após os 30 anos a quantidade fabricada é tão pequena que o nutriente se tornará essencial, pois suas células não obtêm a quantidade suficiente de Coenzima Q10. É utilizado como medicamento para melhorar o funcionamento cardíaco e doenças crônicas relativas ao envelhecimento e em cosméticos previne o envelhecimento, pois inibe a oxidação dos constituintes lipídicos da pele, protege a mesma contra o estresse oxidativo, melhora a hidratação e elasticidade, auxiliando também na diminuição das rugas e linhas de expressão.
g)DMAE:  possui excelente ação firmadora e tensora, a curto e longo prazo. Nos estudos clínicos efetuados com  DMAE, os efeitos visualizados foram aumento da firmeza da pele, aumento da firmeza na área dos olhos, melhora do contorno facial e diminuição das rugas ao redor dos olhos e lábios.
h) Efaderma: é uma mistura dos três ácidos graxos essenciais: ácidos linoléico (Ômega 6), linolênico (Ômega 3) e araquidônico, que oferece nutrição para a pele, favorecendo a função barreira e mantendo a homeostase cutânea, importante para o reparo e cicatrização do estrato córneo. É um umectante com alto poder hidratante, capaz de restaurar a barreira natural da pele e reduzir a desidratação cutânea, além de reequilibrar a função das glândulas sebáceas.
i) Extrato de aveia: confere ação hidratante e nutritiva. Proporciona uma ação amaciante, suavizante e umectante para pele seca e fragilizada. Atua ainda como condicionador e restaurador dos cabelos. Melhora a textura e o volume.
j)Glicospheras de vitamina C: nanopartículas adaptadas para estabilizar a vitamina C pura (L-ácido ascórbico) por muito mais tempo, assegurando boa absorção e eficácia quando aplicada sobre a pele. São indicadas como clareadores, para o tratamento e prevenção da pele fotodanificada, como hidratantes e rejuvenescedoras.
l) Gluconolactona: apresenta propriedade umectante por atrair e fixar água. Possui ação antioxidante, por manter a integridade dos produtos. Atividade anti-inflamatória por reduzir as lesões inflamadas.
m)Hidrovital plus: promove sensação de hidratação imediata, aumento de flexibilidade, maciez e elasticidade, uniformização do relevo cutâneo e proteção contra os danos do estresse oxidativo e da radiação UV.
n) Hidroviton: complexo hidratante com atividade altamente nutritiva, feito a base de aminoácidos, lactato de sódio, uréia e alcoóis polivalentes.
o) Longevinol: composto por um “blend” de açúcares, age nos mecanismos moleculares envolvidos na longevidade tecidual celular, da face e corpo, de peles maduras e envelhecidas precocemente. É um regenerador celular que modula a expressão de mediadores de envelhecimento, cientificamente denominados SIRT-1; estimula a comunicação celular por proteínas transmembranas, as caveolinas-1; e limita o processo de envelhecimento do colágeno suavizando assim rugas e linhas de expressão de maneira altamente eficaz.
p)PCA-Na: agente umectante natural, conhecido por ser abundante na pele humana, ele ajuda a pele e os cabelos a se manterem com uma aparência saudável e viçosa.  PCA-Na, além de um excelente efeito hidratante (superior ao da Glicerina), é um produto seguro, que pode ser usado na pele e em mucosas, o que o torna especialmente indicado em praticamente qualquer tipo de formulação dermocosmética. Ele previne o ressecamento da pele mesmo em condições de baixa umidade.
4) Cremes recomendados pelo site:

a) HYDRAPHASE INTENSO LIGEIRO

Tecnologia junções celulares: garante a coesão da epiderme para uma hidratação de ultra-longa duração.

TIPO DE PELE / PROBLEMÁTICA

Pele desidratada com tendência a seca e sensível.

BENEFÍCIOS

Re-hidratação Intensa 24H. A pele fica flexível e suave de forma duradoura.

COMO UTILIZAR

Aplicar diariamente de manhã e/ ou à noite no rosto e pescoço bem limpos. Indicado para peles sensíveis.
Fórmula reforçada com Ácido Hialurónico Fragmentado para uma dupla acção: 
- Re-hidratar intensivamente como uma infusão da pele em água. 
- Reforçar a coesão celular para conservar a água na pele de forma duradoura.

b) HYDRAPHASE UV INTENSE RICO

Hidratante Intensivo
Longa Duração 
Protecção anti-UV

Fórmula reforçada com Ácido Hialurónico Fragmentado, para uma dupla acção: hidratar intensamente a pele e reforçar a coesão celular.
O sistema filtrante assegura uma protecção contra os malefícios diários dos UVA e dos UVB.

TIPO DE PELE / PROBLEMÁTICA

Pele desidratada normal a mista e sensível.

BENEFÍCIOS

Hidratação 24 horas
A pele é duradouramente hidratada.

COMO UTILIZAR

Aplicar todas as manhãs no rosto, pescoço e decote. Uso externo. Evitar o contorno dos olhos.

c)  HYDREANE EXTRA RICO

Cuidado Hidratante Pele sensível
Sem parabenos

Hidrata e reduz a sensibilidade da pele.

TIPO DE PELE / PROBLEMÁTICA

Pele sensível seca a muito seca.

BENEFÍCIOS

A pele é perfeitamente hidratada, o conforto e a suavidade restaurados.

COMO UTILIZAR

Aplicar em todo o rosto e pescoço de manhã e/ou à noite. Excelente base de maquilhagem.
O cuidado hidratante essencial que impregna a pele sensível, dia após dia, com água termal de La Roche-Posay para hidratar, apaziguar e suavizar.
Antidesconfortos cutâneos, antioxidante e apaziguante, a água termal de La Roche-Posay hidrata e suaviza  a pele sensível e fragilizada.
Testado sob controlo dermatológico. 
Sem parabenos.

d) NUTRITIC INTENSE RICHE

Cuidado nutri-reconstituinte intenso

Conforta, suaviza e apazigua.
Liberta a pele seca da sensação de desconforto.

TIPO DE PELE / PROBLEMÁTICA

Pele muito seca e sensível. Sem parabenos.

BENEFÍCIOS

Reconstiuída em profundidade, a pele seca e sensível reencontra a suavidade, apaziguamento e liberdade de movimentos. Intensamente confortável a pele é libertada da sensação de desconforto.
Um creme extrafino com MP-Lipidos com toque suave e envolvente. Resultado da investigação dermatológica sobre a pele atópica, os MP-Lípidos são capazes de relançar na pele, camada após camada, todos os mecanismos chave da função barreira para uma acção completa na síntese dos factores de hidratação, dos lípidos e das protéinas indispensáveis ao conforto da pele.

COMO UTILIZAR

De manhã e/ou à noite em todo o rosto.

e) Creme Firmador Facial Roc Complete Lift Day 50ml
Creme Firmador Facial Roc Complete Lift Day 50ml
INFORMAÇÕES DO PRODUTO
- Contém tecnologia Firm-lift (THPE mais minerais), complexo de hidratantes e raffermine.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO
CompleteLift Day 

Descrição 
Creme hidratante com efeito lifiting. Contém tecnologia Firm-lift (THPE mais minerais), complexo de hidratantes e raffermine. 

Indicação 
Ajuda a fortalecer os tecidos da pele, definindo o contorno do rosto. 

Modo de Usar 
Aplicar todos os dias no rosto e no pescoço. Funciona como base de maquiagem. 

Embalagem 
Frasco de 50ml. 

f) Ferulive Hydra Intense - Hidratante Facial 50ml
Loção hidratante facial para peles normais à secas. O Ferulive Hydra Intense hidrata a pele profundamente, o que resulta em toque suave e macio. Sua fórmula também ajuda na recuperação de peles que vivem expostas à luz solar, fumaça de cigarro e poluição, fatores que aceleram o envelhecimento. 

Essa recuperação ocorre na reposição de lipídios que protegem as células de ações externas e radicais livres, também grandes causadores do aparecimento de rugas e linhas de expressão. 

A Ada Tina não realiza testes em animais.

Ação 
Conta com a presença dos ômegas 3, 6 e 9, que atuam como, respectivamente, anti-inflamatório, protetor e regenerador da pele. 

g) Hydra Sparkling Rich Luminescence Moisturizing Cream Dry Skin - Creme Hidratante 50ml
Creme hidratante para peles secas. Hidrata e nutre a pele seca, com tendência à tensão e irritação.  
Com agentes altamente hidratantes, Hydra Sparkling Rich Luminescence Moisturizing Cream Dry Skin, de Givenchy, sacia a sede da pele, deixando-a hidratada e naturalmente iluminada.
Ação
Sparkling Water Complex: um concentrado ativo de cinco moléculas originais que reorganizam o fluxo da água do interior ao exterior das células com uma tecnologia hidratante e energizante.
Manteiga de Karité e Azeite de Lufa: duo de reabastecimento lipídico que fortalece a barreira de proteção da pele contra as agressões externas. 

h) Purely Nourishing Cream Dry Skin - Creme Hidratante 50ml

Creme hidratante facial para a pele secaHidrata na medida certa, ajudando a prevenir a perda de firmeza e elasticidade. A fórmula suave, rica em minerais, faz de bareMinerals Purely Nourishing Cream Dry Skin um produto leve, facilmente absorvido, que não deixa aquele toque pegajoso.

Com o ActiveSoil Complex, tecnologia exclusiva da bareMinerals, uma combinação única de minerais que promove a renovação celular, além de nutrir e energizar a pele.

Sinta sua pele renovada e deliciosamente hidratada com Purely Nourishing Cream Dry Skin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!