Especiarias é uma categoria de notas de perfume bem familiar, principalmente graças à sua inclusão de longa data nas comidas. Algumas especiarias (temperos) têm um lugar especial no armário da cozinha, colocados a mostra em vidrinhos etiquetados, como a canela, a pimenta, o cravo, o coentro e o gengibre. Outros são mais incomuns: do precioso açafrão escolhido a dedo, ao tamarindo e o cominho, e suave e rosada pimenta rosa.
Especiarias verdadeiras são sempre secas, mas existem algumas ervas, que têm uma nuância picante, tais como orégano. Estes podem ser usados tanto fresco ou seco.
Especiarias são classificadas como "quente /curta" (intensa e ardente por um curto período), como a canela; e "fria/ longo prazo" (suave, dando uma sensação de resfriamento ao invés de queimar, se prolonga, dando aquele gostinho de after taste), como o coentro, o cominho e o cardamomo. Isto ajuda o perfumista dar o efeito desejado quando usa especiarias de acordo com o seu conceito de uma fragrância.
Elas são compostas juntamente com materiais semelhantes, para reforçar a sua mensagem, ou eles podem fornecer um elemento de justaposição. ( Fragrantica)
Dando continuidade a nossas resenhas selecionamos algumas fragrâncias que tem predomínio de especiarias. Entre os fãs dos Orientais quanto mais carregados nas especiarias melhor. Vocês vão notar que alguns dos perfumes mais vendidos na atualidade tem essa características pois a perfumaria mundial anda tendendo para o lado do oriente. Uma prova disso é a Onda de Fragrâncias Oud que tomaram conta das grandes perfumarias. Vamos lá!
- Alcarávia - A Alcaravia (Carum carvi), também conhecida como cominho-armênio.Erva tradicinal da europa, seu uso remonta da antiguidade, sempre cercado de lendas e superstições. É um gande antiácido, usado para problemas estomacais. As sementes de alcaravia são picantes e levemente adocicadas.
1) Essence Oud de Ferrari
É uma edição especial da Marca Ferrari. Segue a tendencia Agarwood que já se destaca na entrada se misturando a notas de rosa e açafrão. Extremamante resinado tem Olíbano e Resina de Elemi ( Balsamico ). As sementes de alcaravia (picantes e levemente adocicadas.) deixa a fragrância picante e o Ládano (Balsâmico) acentua ainda mais o aroma de incenso do perfume. O resultado é um perfume incensado extremamente oriental . Só recomendado para quem já conhece e gosta desse tipo de composição.
2) Arabian Nights de Jacques Bogart
Quem já é acostumado com as fragrâncias de Jacques Bogart vai gostar deste também. Um pouco mais oriental com um pouco de Cardamomo (odor canforado, quente e penetrante) ,Alcarávia ( picantes e levemente adocicadas ) e Petitgrain (aroma semelhante a laranja amarga ) que deixam a saída da fragrância bem intensa e oriental, o que segue é o que você já conhece do Silver Scent, um aroma almiscarado potente e um fundo amadeirado adocicado e forte onde o Sândalo se mistura a madeiras. A junção de Vetiver ( terroso, fumarento, amadeirado) e Cedro deixam a fragrância encorpada e uma longevidade espetacular.
- Pimenta Malagueta
3) Spicebomb de Viktor&Rolf
Muitos elogios floreiam essa composição dos Designs Viktor&Rolf, porém não é uma fragrância das mais fácies de se indicar. Abre com canela, um pouco de cítrico e muita pimenta. Mas calma, o aroma de pimenta é adocicado e não incomoda. Logo surge um toque resinado e um leve floral do açafrão ( intenso e fresco). Nas evoluções para as notas de fundo é que se descobre realmente se vai gostar do perfume, tabaco (cheiro lembra mais um mato queimando que fumo) e Couro ( aqui lembra a cheiro de banco de couro de carro novo). Para completar o Vetiver vem com força deixando o perfume mais amadeirado. É uma fragrância bem masculina que já foi premiada, porém nesse caso, recomendo experimentar antes de comprar.
4) Just Just Cavalli Him de Roberto Cavalli
Uma fragrância simples que mistura notas potentes de couro com um apimentado bem adocicado. O fundo é levemente amadeirado. É um perfume simples, sem grandes pretensões e fácil de gostar , com ótima projeção e longevidade. Para uso diário é muito bom.
5) Gucci Pour Homme II de Gucci
Sou suspeito para resenhar essa fragrância pois simplesmente adoro. A saída é apimentada,verde e fresca com um delicioso aroma de chá preto, bergamota e folhas de violeta, que se mistura a pimenta e canela. Uma mistura perfeita e harmoniosa. O toque oriental da Mirra (quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas) e oliveira deixam a fragrância ainda mais sedutora. O fundo tem um couro leve que se mistura muito bem ao tabaco (nada que incomode) . A composição é uma poesia, quase espiritual. Recomendo!
- CAFÉ
6) Armani Attitude de Giorgio Armani
Um perfume que representa um nicho de homens elegantes e sóbrios. Já na saída as notas de café deixam a composição mais fechada, isso é quebrado pela lavanda e por notas de limão levemente perceptível. É ambarado durante toda a composição e o cardomomo mantém o toque cítrico. O fundo é deliciosamente amadeirado com toques de Patchuli ( poderoso e agressivo). Evoca bom gosto e prosperidade.
7) Black Soul Imperial de Ted Lapidus
Tenho predileção pela versão original dessa fragrância porém esse não deixa de ser um bom perfume. A saída tem um leve aroma de suco de abacaxi com hortelã mas o que já esquenta a composição é o café o Âmbar. O aroma de especiarias é bem forte e quase descaracteriza a composição mas tudo é salvo pelas notas de Couro que , nesse caso, fizeram a diferença. O fundo é levemente amadeirado e ambarado. Os fãs de Angel Schlesser Essential for Men vão se identificar com ele.
- Alcaçuz - Utiliza-se o alcaçuz na perfumaria, tanto nos perfumes masculinos quanto nos femininos. Ele traz às composições olfativas um toque apimentado, amadeirado e açucarado. Associado com a baunilha, ele possibilita a obtenção de uma tonalidade saborosa, lembrando o sabor dos bombons de alcaçuz.
8) Lolita Lempicka Au Masculin de Lolita Lempicka
Memorável! Abre em uma mistura de notas verdes, o apimentado do alcaçus e uma mistura , adocicada e licorosa porém seca e provocante ( absinto e rum). A fragrância segue com o aromático aroma de anis que casa com um leve cheiro de chocolate e um pungente aroma abaunilhado , resultado das notas de baunilha , Fava Tonka ( aroma doce, perfumado, abaunilhado) e amêndoas. Tem um fundo amadeirado balsâmico mas contínuo nas notas verdes devido ao aroma de Ládano (Intenso, balsâmico, quente, herbáceo e doce). Tem sim algo do Bvlgari Black porém é, sem dúvida, de muita personalidade. É enigmático e sedutor!
9) Loverdose de Diesel
A Diesel tem bons perfumes e Loverdose não é uma exceção. Em uma linha mais docinha e Oriental a fragrância abre fresca porém com um aroma apimentado de alcaçus e uma forte dose de anis. Logo ela evolui para um floral com predomínio de Jasmim, isso é bom por que limpa um pouco a composição carregada nas especiarias. A baunilha é absoluta durante todo o desenvolvimento da fragrância. O fundo amadeirado ambarado quebra um pouco o adocicado pungente da baunilha e faz um perfume muito bom. Nesse caso sou suspeito pois a composição Anis,Jasmim e Âmbar me fascinam. Fixação e projeção moderada.
- Utilizado na perfumaria de luxo nas notas cítricas, picantes e coníferas
10) Must Cartier Pour Homme Essence de Cartier
Um amor que não passa! Must! é um perfume que me fascina. Primeiro pois a abertura com gengibre e canela deixa um aroma picante e gustativo. Ele é fresco dá pra percebe as notas cítricas e um delicado mais poderoso rastro de patchuli. O fundo é amadeirado com o aroma perfeito do Cedro e a exuberância do vetiver. Para homens requintados e discretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!