Dicas de maquiagem para idosos

Augusta Rocha


A beleza feminina não está apenas em mulheres jovens! E uma maquiagem leve e sem excessos só tem a valorizar a beleza feminina presente nas senhoras de idade. A maquiagem na terceira idade não tem nada de vulgar, pelo contrário. O segredo é fazer uma maquiagem discreta, disfarçando as ruguinhas e valorizando os traços faciais.
Dicas-de-maquiagem-para-uma-pele-madura-300x237

8 dicas para para você fazer em casa a maquiagem ideal:
1- Antes de começar a maquiagem: Após limpar e tonificar a pele do rosto, utilize um bom hidratante, próprio para o seu tipo de pele. Esta etapa é extremamente importante pois uma pele limpa auxilia a espalhar uniformemente os produtos, o tônico facial dá uma melhor aparência ao rosto e o hidratante protege a pele contra o ressecamento e agressões externas. O protetor solar também é indispensável, e deve ser utilizado de acordo com o seu tipo de pele.
2- Primer: Logo após, aplique o primer. A função do primer é amenizar as linhas de expressão e garantir uma melhor fixação da maquiagem na pele.
3- Base: Uniformize a pele com o auxílio da base, preferencialmente líquida, pois elas podem ser espalhadas mais facilmente. A base é o ingrediente secreto para esconder linhas de expressão. Para aplicá-la, o Doutíssima dá uma dica essencial: você deve fazer um movimento de dentro para fora do rosto, utilizando um pincel de cerdas artificiais ou uma esponja macia. Somente se necessário, você pode aplicar o corretivo nas olheiras e manchinhas.
4- Pó: Se sua pele for oleosa, aplique o pó compacto na “zona T” (testa, nariz e queixo), do mesmo tom de sua pele. Cuidado : não utilize o pó compacto por cima das linhas de expressão, como olhos e boca.
5- Sombra: Em seguida, aplique uma sombra de cor discreta e sóbria (coral, rosa claro, cor-de-pêssego ou marrom) em toda a pálpebra móvel até o côncavo. Prefira sombras opacas e em pó. Esfume delicadamente uma sombra ou lápis marrom rente aos cílios. Quanto mais fino e delicado for o traço, mais bonito será o resultado da maquiagem.
6- Rímel: Abuse do rímel marrom. Prefira o marrom para não colocar em evidência as rugas em volta dos olhos e para dar um ar mais leve. O rímel valoriza e levanta o olhar, e faz toda a diferença na maquiagem.
7- Blush: Utilize um blush sem brilho, de tons próximos ao rosa, nas maçãs do rosto.
8- Boca: Finalize com um lápis « cor de boca », contornando e em seguida preenchendo os lábios. Por cima do lápis, aplique o batom de mesmo tom com a ajuda de um pincel, que garantirá um melhor acabamento. Prefira tons mais claros (rosa claro ou « cor de boca ») ou bem escuros (como o vinho, por exemplo), com efeito mate. Evite batons cremosos, gloss e cores muito chamativas.

Truques infalíveis
Para ajudá-la na prática a disfarçar os sinais da idade .Aqui truques preciosos das maquiadoras Simone Barcelos e Nádia Tambasco e do maquiador Lú Ramos, tarimbados em atender mulheres com mais de 50 anos. A seguir, eles entregam dicas úteis e fáceis de executar.
Pele
- A mulher mais velha deve priorizar itens de maquiagem com tratamento. Uma base com ativos anti-idade e efeito lifting, por exemplo, trata e disfarça imperfeições.
- Durante os cuidados de limpeza, Simone Barcelos recomenda não utilizar produtos muito adstringentes. "Ao tirar demais a oleosidade natural da pele, ela fica muito seca, e quanto mais ressecada estiver, menos elástica e flexível ficará para receber os produtos, como base e corretivo, comprometendo o resultado", diz.
Olhos
- As sombras devem ter efeito matte, os cintilantes chamam a atenção para a flacidez e volume das pálpebras. Além disso, o brilho pode deixar a pele com um aspecto envelhecido. O certo é esfumar bem a sombra no canto externo dos olhos, pois quanto mais marcada for a sombra mais aparece a flacidez.
- A máscara para cílios é uma grande aliada das mulheres com mais idade, já que os cílios caem com o tempo. "O ideal é caprichar no canto externo dos cílios superiores – quando as extremidades do olho estão com os cílios mais curvados e com mais volume dá impressão de olhos menos cansados. Na parte inferior dos olhos é melhor usar com parcimônia, senão pode acabar deixando o visual pesado e os olhos caídos, anulando o belo efeito dos cílios superiores", diz Simone Barcelos. Em tempo: se os cílios inferiores estiverem escassos, melhor é não usar máscara para não evidenciar o problema.
- Outra opção para driblar os cílios ralinhos são os cílios postiços. "Eles dão uma levantada no olhar e disfarçam o volume das bolsas, além de camuflar também pálpebras caídas", afirma Lú Ramos. "É possível aplicar cílios pré-permanentes no salão, que duram de 15 a 20 dias e não é difícil de encontrar", diz o maquiador.
- O delineador também é indicado para disfarçar pálpebra caída. "O efeito é lindo, e fica ainda mais bonito com cílios postiços. Levanta o olhar", fala Nádia Tambasco.
- O desenho definido das sobrancelhas deixa o olhar expressivo.  Basta preencher as falhas com um pincel chanfrado e sombra (da cor mais próxima ao tom natural da sobrancelha). Mas não pode pesar a mão ao fazer esse preenchimento, porque sobrancelhas muito escuras causam efeito contrário, envelhecem.
Boca
- Lú Ramos sugere priorizar a boca, mais que os olhos. "Antes de passar o batom aplique um lápis de contorno labial cor de boca, ele evita que o batom escorra e realça o desenho dos lábios. Nessa fase da vida o batom deve ser sempre opaco, sem brilho", declara o maquiador. Os tons nudes caem melhor para os lábios finos, típicos da idade madura.
Maçãs do rosto
- Blush mineral (que não contém talco e tende a ressecar menos a cútis) em tons clarinhos, como pêssegos e rosinhas, ou bem próximos à cor da pele, disfarçam a flacidez das bochechas e trazem leveza à maquiagem. Aqui também vale a regrinha do efeito matte, nada de blush com brilho.