quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Aromaterapia e astrologia

 


O grande herborista e boticário do século XVII Nicholas Culpeper escreveu vários livros que combinavam fitoterapia e astrologia.
 
De particular interesse é o método de Culpeper de atribuir um planeta regente a cada planta. Podemos usar essas informações para selecionar os óleos essenciais de acordo com suas influências planetárias. A  Aromaterapia astrológica está crescendo em popularidade e utiliza uma grande quantidade de conhecimentos e sabedoria antiga. Abaixo está um guia simples para ajudar você a escolher um óleo emblemático de acordo com seu signo solar.
 
Áries:  ocorre a entre  21  de março e 20 de abril. O elemento deste signo é o fogo e seu planeta regente é Marte. Manjericão e pimenta preta têm Marte como seu planeta regente e suas fortes qualidades cefálicas fazem destes, óleos emblemático para os arianos.
 
Touro: ocorre entre 21 de abril e 21 de maio. O elemento deste signo é a terra e seu planeta regente é Vênus. Palmarosa, ylang-ylang e rosa tem Vênus como seu planeta regente. As características doces, equilibrantes e realistas desses óleos florais faz com que qualquer um deles represente de forma emblemática o signo de Touro.
 
Gêmeos: ocorre entre 22 de maio e 22 de junho. Seu elemento é o  vento e seu planeta regente é Mercúrio. Funcho, tomilho e hortelã-pimenta tem Mercúrio como seu planeta regente. Estes óleos que trabalham a limpeza energética e favorecem a clareza mental refletem as características geminianas.

Câncer:  ocorre entre 23 de junho e 23 de julho. O elemento de Câncer é a água e seu regente é a Lua. A Camomila também é regida pela Lua e as qualidades nutritivas e calmantes das camomilas romana e alemã fazem as tornam óleos emblemáticos para o signo de Câncer.
 
 
Leão: ocorre de 24 de julho a 23 deagosto. O elemento de Leão é o fogo e seu regente é o Sol. Benjoim, mirra, olíbano e helichrysum também tem o Sol como regente. Qualquer um destes óleos quentes e resinosos são uma boa opção para os leoninos.

Virgem: ocorre entre 24 de agosto e 23 de setembro. O elemento de Virgem é a terra e seu planeta regente é Mercúrio. A lavanda e a murta tem Mercúrio como regente. A calma e gentil inocência destes óleos os tornam excelentes escolhas para o signo de Virgem.
 
Libra: ocorre entre 24 de setembro e 23 de outubro. O elemento de Libra é o ar e seu planeta regente é Vênus. Este planeta também rege o gerânio e a postura equilibrada deste doce óleo floral o tornam ideal para os librianos.
 
Escorpião: ocorre entre 24 de outubro e 22 de novembro. O elemento deste signo é a água e seus planetas regentes são Marte e Plutão. Plutão rege o patchouly e seu aroma afrodisíaco reflete as características de Escorpião. O aroma doce e quente do gengibre, regido por marte é uma alternativa para os escorpinianos.
 
Sagitário: ocorre de 23 de novembro a 21 de dezembro. Seu elemento é o fogo e sue planeta regente é Jupiter. Este planeta também rege o hissopo e seu aroma doce, calmante e herbal apimentado combina muito bem com os sagitarianos.
 
Capricórnio: ocorre entre 22 de dezembro e 20 de janeiro. Seu elemento é a terra e seu planeta regente é Saturno. Este planeta também rege o eucalipto e o vetiver. Tanto a clareza do eucalipto quanto o aroma terroso e amadeirado do vetiver representam bem as pessoas do signo de Capricórnio.
 
Aquário: ocorre entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro. Seu elemento é o ar e seus planetas regentes são Urano e, em uma menor extensão, Saturno. Urano é também o planeta regente do sândalo e da violeta (folha). Ambos são sensuais, profundos e misteriosos. Óleos ideais para os aquarianos.
 
Peixes: ocorre entre 20 de fevereiro e 20 de março. Seu elemento é a água e seu planeta regente, Netuno. Este planeta rege o cipreste e seu aroma sagrado e purificante servem às características das pessoas que estão sob este signo.
 
 
Referência:
FABER-HALLS, Gill. The Aromatherapy Bible.Great Britain: Godsfield Press, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!