sábado, 26 de julho de 2014

O CURIOSO MUNDO DAS FRAGRÂNCIAS ANIMÁLICAS

A exemplo dos materiais curiosos usados nas fragrâncias as notas animalicas, apesar não serem nem um pouco politicamente corretas, estão presentes em muitos mais perfumes do que imaginamos. Elas são extremamente variadas  desde notas de Bacon até notas de pelo de cabra. Alguns produtos animais chegam a ser estranhos e repugnantes, como fezes de Damão. O E.S.P separou algumas fragrâncias com essas notas para você ver que não são tão incomuns como pensamos.


1) CIVETA - civeta-africana (Civettictis civetta) é um mamífero carnívoro, africano, da família dos viverrídeos, com até 90 cm de comprimento. A espécie possui uma pelagem negra com manchas brancas e glândulas anais que produzem uma secreção acre e oleosa, conhecida como almíscar, utilizada na confecção de perfumes. 


Alguns perfumes famosos que utilizam secreção de Civeta:

a) Chanel N°5 de Chanel 

Lançado em 1921, O perfume mais vendido no mundo tem entre outras notas Almíscar de Civeta. As notas de topo são Aldeídos, Néroli, Ylang Ylang, Bergamota e Limão verdadeiro ou siciliano as notas de coração são Íris, Raíz de Orris ou lírio Florentino, Jasmin, Lírio-do-vale e Rosa as notas de fundo são Âmbar, Sândalo, Patchouli ou Oriza, Almíscar, Civeta, Baunilha, Musgo de Carvalho e Vetiver

b) Coco de Chanel  :

 Outro Chanel famoso que tem Almíscar de Civeta é Coco, um dos mais vendidos da Maison.  As notas de topo são Coentro, Flor de Romã, Tangerina, Pêssego, Jasmin e Rosa búlgara as notas de coração são Mimosa, Trevos, Flor de Laranjeira, Trevo branco e Rosa as notas de fundo são Ládano, Âmbar, Sândalo, Fava Tonka, Opoponax, Civeta e Baunilha


c) Sublime de Jean Patou :

Sublime de Jean Patou ja foi um dos perfumes mais desejados da década de 90. O nome Patou é sinônimo de luxo e requinte. O perfumista é o criador de Joy , que já foi o perfume mais caro do mundo.  As notas de topo são Coentro, Tangerina, Notas verdes, Bergamota e Laranja as notas de coração são Cravo, Lírio, Raíz de Orris ou lírio Florentino, Jasmin, Ylang Ylang, Lírio-do-vale, Rosa e Flor de Laranjeira as notas de fundo são Sândalo, Fava Tonka, Âmbar, Almíscar, Civeta, Baunilha, Musgo de Carvalho, Vetiver, Cedro e Styrax

d) Joy de Jean Patou:


Joy é outro exemplo de como a perfumaria mundial já usou e abusou da Civeta. O perfume que já foi um dos mais caros do mundo foi lançado em 1930 e segue com sua legião de fãs. Na sua composição Aldeídos, Tuberosa, Notas verdes, Pêssego, Ylang Ylang e Rosa as notas de coração são Orquídea, Raíz de Orris ou lírio Florentino, Jasmin, Lírio-do-vale e Rosa búlgara as notas de fundo são Sândalo, Almíscar e Civeta.

e) Carolina Herrera de Carolina Herrera 

Resultado de imagem para Carolina Herrera de Carolina Herrera

Carolina Herrera de Carolina Herrera é um floral feminino intenso e delicioso. Lançado em 1988 é um dos perfumes mais vendidos na América latina, não podia faltar Civeta na composição. As notas de topo são Damasco, Flor de Laranjeira, Notas verdes, Bergamota e Pau-brasil as notas de coração são Madressilva, Tuberosa indiana, Jacinto, Jasmin, Ylang Ylang, Lírio-do-vale, Narciso e Jasmim espanhol as notas de fundo são Sândalo, Âmbar, Almíscar, Civeta, Musgo de Carvalho, Vetiver e Cedro


f) Noir de Tom Ford:


Se você achava que Cevita era coisa de perfumes antigos de uma época em que as pessoas não se ligavam em ecologia,, errou! Recentemente Tom Ford Lançou sua deliciosa fragrância  Noir que tem na sua composição uma mistura de couro e Civeta. As notas de topo são Bergamota, Verbena, Alcarávia, Pimenta rosa e Violeta as notas de coração são Pimenta preta, Noz-moscada, Íris da Toscana, Gerânio, Rosa búlgara e Sálvia Esclaréia as notas de fundo são Opoponax, Âmbar, Patchouli ou Oriza da Indonésia, Vetiver, Civeta, Baunilha, Styrax, Couro e Benjoin.

Curiosidade: O café mais caro e saboroso do mundo é obtido das fezes da Civeta. Os produtores dão grãos de café selecionados para esses animais comerem. Como seu estomago não consegue digerir as sementes, as mesmas saem nas fezes do Civeta. No intestino do animal o grão ganha um aroma especial. As fezes são lavadas e o grão é torrado e moído para produzir um café forte, encorpado e delicioso.


2) Castor ( Castóreo) castóreo é uma secreção oleosa glandular do castor, que este animal usa para se impermeabilizar, engordurando sua pelagem. As glândulas secretoras (duas) situam-se junto aos órgãos genitais do animal. Seu aroma doce e intenso é utilizado na indústria de perfumes.


Alguns perfumes famosos que usam a secreção do  Castor (Castóreo) :


a) Antaeus de Chanel : 


Essa fragrância lançada em 1981 pela Chanel é um clássico da perfumaria masculina. A presença de notas de Castóreo é um dos destaques do perfume.As notas de topo são Coentro, Bergamota, Limão verdadeiro Amalfi, Limão tahiti, Sálvia Esclaréia e Mirra as notas de coração são Jasmin, Tomilho, Rosa e Manjericão as notas de fundo são Ládano francês, Patchouli ou Oriza, Musgo de Carvalho e Castóreo.

b) Opium de Yves Saint Laurent :


Opium de Yves Saint Laurent é uma fragrância Oriental Especiado que faz sucesso desde 1977. O perfume tem uma infinidade de notas e entre elas , Castóreo. As notas de topo são Coentro, Ameixa, Cítricos, Tangerina, Pimenta, Jasmin, Trevos, Louro da Índia do Oeste e Bergamota as notas de coração são Cravo, Sândalo, Patchouli ou Oriza, Canela, Raíz de Orris ou lírio Florentino, Pêssego, Lírio-do-vale e Rosa as notas de fundo são Ládano, Tolú Bálsamo, Sândalo, Opoponax, Almíscar, Côco, Baunilha, Benjoin, Vetiver, Incenso, Cedro, Mirra, Castóreo e Âmbar

c) Paloma Picasso de Paloma Picasso :

Imagem relacionada

 Paloma Picasso não é um perfume ecologicamente correto mesmo. Numa mesma fragrância temos Civeta e Castóreo, um verdadeiro perfume animal.As notas de topo são Cravo, Néroli, Angélica, Coentro, Bergamota, Limão verdadeiro Amalfi e Rosa as notas de coração são Jasmin, Jacinto, Ylang Ylang, Patchouli ou Oriza e Mimosa as notas de fundo são Sândalo, Âmbar, Musgo de Carvalho, Vetiver, Civeta, Castóreo e Almíscar 


d) Atelier d'Orient Shanghai Lily de Tom Ford 

  Outra vez Tom Ford resgata a tradição e utiliza Castóreo nessa fragrancia de 2013.A fragrância contém Notas especiadas, Notas florais, Olíbano, Baunilha, Laranja Amarga, Pimenta rosa, Pimenta preta, Trevos, Jasmin, Rosa, Tuberosa, Vetiver, Madeira de Cashmere, Benjoin, Castóreo, Ládano, Madeira Guaiac e Incenso.

3) hiracóides (Hyracoidea), dassies ou Damão de Arvores  -  Esses fofinhos   são animais de pequeno a médio porte, que podem medir entre 30 a 70 cm de comprimento e pesar entre 2 e 5 kg. Têm patas e caudas curtas, cabeça pequena e cor acastanhada. Seu habitat natural é a Africa e são muito apreciados na industria de fragrâncias pois suas fezes têm um odor muito intenso e são usadas depois de secas pelos fabricantes de perfumes.



Algumas fragrâncias que usam fezes secas de  hiracóides:

a) Body Language de House of Matriarch

Body Language House of Matriarch Compartilhado

A House of  Matriarch  trouxe para o mercado em 2012 uma fragrância com notas exclusivamente animálicas. O perfume só é vendido na Loja e contem  Ambargris, Civeta, Hyracoidea, Almíscar natural e Castóreo.

b) Montecristo de Masque: 
Montecristo Masque Compartilhado
Montecristo de Masque é um perfume Amadeirado Aromático Compartilhado.  Montecristo foi lançado em 2013. O perfumista que assina esta fragrância é Delphine Thierry As notas de topo são Ambreta, Rum e Cabreuva as notas de coração são Tabaco, Sementes de Salsão, Ládano e Benjoin as notas de fundo são Styrax, Hyracoidea, Madeira Guaiac, Cedro e Patchouli ou Oriza

4) Genet ( Gato Musk)  - 


 Esse lindo mamífero teve o azar de produzir uma substancia almiscarada cujo o odor desperta desejo em homens e mulheres. Por ser considerada afrodisíaca essa substância ganhou as graças da perfumaria mundial. Pra desespero do gato. A ciência já sabe disso há alguns anos. Mas agora existe uma versão artificial da molécula, que pode ser usada como perfume.

Algumas fragrâncias que possuem notas de Genet:


a) Fleur d’Or & Acacia de L`Occitane en Provence


Fleur d’Or & Acacia foi lançado em 2013. As notas de topo são Limão verdadeiro ou siciliano e Bergamota as notas de coração são Mimosa e Genet as notas de fundo são Madeiras brancas e Almíscar.

b) Manhattan de Bond No 9 - 


As notas de topo são Noz-moscada, Açafrão, Pêssego, Coentro, Bergamota e Flores as notas de coração são Chocolate, Jasmim marroquino e indiano, Cera de Abelha, Ameixa, Immortelle, Pão de gengibre e Mel as notas de fundo são Sândalo, Patchouli ou Oriza, Baunilha, Almíscar, Madeira de Cashmere, Genet, Ládano, Agarwood (Oud) e Camurça.

5) Tintura de pêlo de cabra : Esta nota muito estranha surgiu na perfumaria em 2006. Um único perfume utilizou essa raridade. 


a) Pan de Anya`s Garden

Pan Anya`s Garden Compartilhado
Pan de Anya`s Garden é um perfume Aromático Frutado Compartilhado. Pan foi lançado em 2006. O perfumista que assina esta fragrância é Anya McCoy A nota de topo é Cedro da Virgínia as notas de coração são Notas frutadas, Lavanda e Lótus as notas de fundo são Ládano francês, Grama, Patchouli ou Oriza e Tintura de pêlo de cabra.

6) Bacon - As notas de Bacon surgiram em 2010. A Bacon é a perfumaria responsável pelas duas únicas fragrâncias com estas notas.


a) Bacon Gold de Bacon

Bacon Classic Bacon Compartilhado
Bacon Gold de Bacon é um perfume Aromático Compartilhado. Bacon Gold foi lançado em 2010. A fragrância contém Noz-moscada, Bergamota, Toranja, Limão verdadeiro Amalfi, Tangerina, Pimenta rosa, Pimenta e Bacon.

b) Bacon Classic de Bacon

Bacon Classic Bacon Compartilhado
Bacon Classic de Bacon é um perfume Aromático Compartilhado. Bacon Classicfoi lançado em 2010. A fragrância contém Vetiver, Madeira Guaiac, Cedro da Virgínia, Bergamota, Toranja, Limão tahiti, Laranja, Pimenta e Bacon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!