quarta-feira, 4 de março de 2015

Análise aromaterápica: Coco Mademoiselle de Chanel

2001 foi a vez da Chanel apresentar sua mulher do Século 21. O que já estava determinado é que a estrutura da piramidal faria parte do novo conceito de mulher. Foi assim em quase todas as Casas de moda e perfumarias que lançaram suas novas versões da mulher contemporânea. Jacques Polge, perfumista residente da Chanel, trouxe uma estrutura muito parecida , Chipre Floral Feminino, com partes bem delimitadas em sua estrutura. É interessantíssimo como Coco Mademoiselle seria referência em perfumaria durante toda a década. Já falamos de Miss Dior Cherie de  Christine Nagel  que incrivelmente seguiu os mesmos caminhos de Jacques Polge para criar a garota Dior. 
A Chanel estava focada na mulher, no estilo romântico, no contemporâneo e no poder da sedução. A nova mulher Chanel era o retrato do luxo e do glamour. Ela era romântica e sedutora, deveria passar o ar de poder e domínio sobre o homem. Para que ela fosse criada era indispensável um foco, e esse foi dado pelo novo rosto da Chanel a atriz britânica  Keira Knightley levaria o espírito Chanel ao pescoço das mulheres mais elegantes do mundo. Keira tinha tudo que a Casa necessitava: elegância, beleza, um olhar sedutor e um corpo insinuante e perfeito 
Coco .Mademoiselle seria o luxo e a sedução colocado em um frasco, foi criado para ser um ícone inesquecível da casa. Nesse quesito o perfumista foi perfeito.




A Fragrância 
Coco Mademoiselle Chanel Feminino
A estrutura Chipre é piramidal e perfeccionista,não admite falhas. Deste modo, Polge deveria passar cada aspecto de sua criação em sua estrutura delimitada.
A liberdade, a inteligencia, alegria,iniciativa, agilidade,  romantismo e criatividade formavam o estilo da mulher, onde o cítrico frutado se misturava com notas frescas de Flor de Laranjeira.
No coração ele desenhou os sentimentos e os desejos da mulher com um floral adocicado. Ela deveria ter uma auto-estima elevada, ser calma, elegante,despojada e sensual. Deveria se valorizar ao máximo e ser sensual em todos os sentidos. O coração floral obtinha uma distribuição perfeita entre  Mimosa, Jasmim, Rosa turca e ganharia a sensualidade do Ylang Ylang. 
Os desejos e atração que ela exerceria sobre os homens foram colocados nas notas de fundo onde não se poupou estimulantes como Fava,Baunilha e Almíscar branco.
Polge criava uma mulher clássica e inovadora, que despertaria o desejo de qualquer homem. Coco Mademoiselle ganharia uma estratégia de marketing nunca vista na história da perfumaria, com direito a um curta metragem para apresentar a nova fragrância.



As Notas

As notas de topo são Laranja, Tangerina, Flor de Laranjeira e Bergamota as notas de coração são Mimosa, Jasmim, Rosa turca e Ylang Ylang as notas de fundo são Fava Tonka, Patchouli ou Oriza, Opoponax, Baunilha, Vetiver e Almíscar branco 

Qual os efeitos sobre o organismo:



Laranja: criar uma atmosfera criativa e alegre. Estimula os impulsos, a iniciativa, agilidade, criatividade e alegria.
Patchouli : Antidepressivo e afrodisíaco. Aguça a inteligência e estimula a sensualidade.
Tangerina: Estimula o desejo
Rosa: Considerada a rainha das flores, símbolo do amor e do romance.  desperta o amor próprio e fortalece o indivíduo para se relacionar no mundo expressando sua essência e tem efeitos afrodisíacos.Poderoso contra a depressão, estresse e tensão nervosa, trabalha a autoestima e ajuda a despertar o potencial criativo para os desafios do dia-a-dia.
Jasmim: Expande o nível do amor e do desejo. Confere calma e estimula a espiritualidade.
Mimosa - transmite elegância e sofisticação.
Baunilha:Estimula a libido feminina
Ylang Ylang :Afrodisíaco.Traz autovalorização, sensualidade, sexualidade e capacidade de realização. Sua principal ação é trabalhar o medo de entregar e relaxar nas relações.
Almiscarar :Estimula a libido masculina, confere sensação de poder, afrodisíaco.
Vetiver: Relaxante, equilibrador do sistema nervoso, afrodisíaco.

Aumenta a sensação de sensualidade e poder ,estimula o romance, desperta o desejo, estimula a libido e tem efeito afrodisíaco;


A fragrância conseguiu o que só Chanel n° 5 tinha conseguido até o momento. Criar uma geração de mulheres aos moldes da elegância da Casa Chanel.

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