segunda-feira, 23 de março de 2015

Uma Nova Tradição Masculina: Dior Homme Parfum


Nos modernos desenvolvimentos fragrantes de Christian Dior Parfums há duas direções que eu acho infinitamente interessantes. Elas são a coleção exclusiva La Collection Privée Christian Dior (antigamente Christian Dior Couturier et Parfumeur) e os Parfums masculinos. A primeira coleção é uma maravilhosa enciclopédia que descreve componentes individuais de perfumaria numa linguagem muito refinada, usando os códigos culturais de Christian Dior. O segundo grupo não pode ser chamado de coleção. É um acrescento a todas as coleções de fragrâncias masculinas de Dior, que incrementa as capacidades olfativas masculinas e os gostos do homem moderno.
Quem teria imaginado há 30 anos que Fahrenheit Eau Sauvage, encarnações de virilidade masculina, apareceriam como extraits de parfum para homem? Bom, eis o último exemplo conhecido—Dior Homme Parfum. Como nos dois exemplos anteriores, o frasco de perfume é muito grande—75 ml de perfume—e difere do original Dior Homme (2005) por sua forte inclinação para a escuridão (onde, como sabemos, os doces são um bónus).
Tal como todas as fragrâncias clássicas do passado, Dior Homme Parfum não é um flanker. É uma fragrância absolutamente independente que preservou alguns elementos da eau de toilette e da eau de parfum (se tomarmos Dior Homme Intense como a versão EDP). Como antes, este novo produto foi criado não como substituto, mas para o efeito de sobreposição de diferentes produtos fragrantes. À primeira vista a eau de cologne é aplicada generosamente por todo o corpo, depois a eau de parfum é vaporizada sob as roupas, e finalmente o mais caro e ricamente perfumado produto—parfum—é aplicado em pontos estratégicos do corpo: pescoço, pulsos, etc. O clássico dos rituais das fragrâncias femininas se torna um jogo perfumado para todos os géneros e idades no século XXI.
Anteriormente, tal luxo estava disponível apenas às mulheres. Pensem no pequeno toque de almíscar sujo e rosado de Bal À Versailles Eau de Cologne, o luxo das resinosas flores esfumaçadas de Bal À Versailles Parfum de Toilette e depois um perfume que desafia completamente qualquer análise destrutiva, Bal À Versailles Parfum. Presumia-se que seria possível (e por vezes necessário) usar todos os três tipos de produtos perfumados de uma vez. Isto podia ser visto nas linhas perfumadas de Caron e Guerlain, por exemplo, nos anos 70.
A fragrância original Dior Homme (2005) era um perfume vegetal-amadeirado no tema de orris e com um acorde gourmand de chocolate. O novo perfume Dior Homme Parfum mergulha mais fundo na base de couro fougère, e leva os principais tons para a cozinha, mas nesse percurso ele consegue tocar todas as bases com suavidade. Piscar o olho à manteiga de íris do original Dior Homme, chegar na academia com o frescor amadeirado moderno do linalool, iononas e materiais amadeirados como cedro e sândalo, saborear um gosto suave e gorduroso de batom rosa num encontro ao almoço, e mostrar uma combinação vencedora de grãos exóticos (chocolate, cacau e tonka) e ouvir o ressoar de ecos de madeira queimada de abeto, barrada com caramelos de manteiga... tudo o que já foi feito antes de aparecer num jantar com um paletó preto e camisa engomada. O que é isso? Quantas horas você tem num dia?
Não julgue baseado nas três notas oficiais do perfume declaradas pelo perfumista François Demachy no site oficial Dior: Dior Homme Parfum tem muitas mais tônicas diferentes, elementos e facetas do que um perfume masculino moderno normalmente pode ter. Contudo, isso traz muito mais oportunidades de encontrar aspetos negativos. E tantas mais oporetunidades de amá-lo de coração.
 Todos podem escolher seus prós e contras no Parfum—meu coração está cheio de orris rico, doce e achocolatado—orris beurre noire—e de base masculina de cumarina-baunilha-almíscar.
Não teria sido inteligente criar Dior Homme Parfum como uma cópia aumentada, concentrada de Dior Homme Eau de Toilette, numa escala de 3:1. Criar algo diferente e partilhar algumas facetas com o amado e familiar floral-amadeirado é um desenvolvimento muito mais interessante: uma fragrância luminosa desportiva e energética ou doce e luxuosa de couro, uma fragrância de gel de ducha ou um aroma seco de chá preto com saboa a baunilha, um cheiro de borracha ou um aroma de uísque esfumaçado. Acrescentando novas tonalidades, mudando o ângulo, mudando a distância de foco e a iluminação. E tudo junto—para ensinar os homens como usar todas as possibilidades de sobreposição de perfumes e criar uma nova tradição masculina de usar fragrâncias.
Outro bónus da concentração Parfum é a melhor capacidade de envelhecimento. Os perfumes toleram o armazenamento a longo prazo muito melhor do que as colônias ou eaux de toilette. Qualquer fã de fragrâncias vintage pode confirmar isto, pois o Parfum tem menos água e álcool, por isso são possíveis menos reações químicas. Por isso se gosta de Dior Homme Parfum, faça um bom armazenamento dele. Pode guardá-lo dentro de sua caixa e mantê-lo guardado por décadas. Quarenta anos mais tarde, os amantes dos perfume mais novos não acreditarão que em 2014, Christian Dior lançou não só o masculino Dior Homme Eau for men, como também Dior Homme Parfum mas assim restarão as provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!