sábado, 28 de março de 2015

Perfumistas identificam aromas de até 500 fragrâncias diferentes


Arte de recolher essências da natureza e transformá-las em perfume movimenta mais de R$ 10 bilhões por ano no mercado de alto luxo da França.Em Paris, o perfume ocupa o lugar mais importante nos grandes magazines. Um retrato do prestígio e refinamento do universo dos perfumes franceses. Há mais de 200 anos, é lá onde estão as perfumarias mais sofisticadas do mundo. Uma tradição construída gota a gota. Ali, novos perfumes são criados. Cara de laboratório, espírito de ateliê de arte.


“Podemos copiar os odores do ar, do ozônio, de um rio, das flores. Podemos fazer coisas figurativas. Depois trabalhamos completamente sobre o abstrato, não vamos sentir as notas separadamente. Vamos procurar um equilíbrio, precisamos de técnica e de criação. Então, somos artistas”, diz Calice Becker, perfumista executiva.

Ali, a ciência caminha com a criatividade em um trabalho que exige imaginação, técnica e maestria.
“É um trabalho mágico. Você dá vida a uma coisa abstrata é um trabalho mágico”, diz Valter Soares, perfumista.

A carreira de perfumista, ainda pouco conhecida entre nós, começa a ganhar o olfato brasileiro. Valter e Leandro acabaram de se formar na escola de fragrâncias Givaudan, uma das mais renomadas e disputadas do mundo.
Há quase sete mil quilômetros de Paris, em uma cidade pequena da Índia, o químico Nilotpal trabalha em um laboratório de fragrância. O grande desejo dele é um dia chegar nessa mesma escola francesa.
“O sonho da minha vida é ser um perfumista, criar um clássico como Shalimar, Coco Chanel. Esse é o meu sonho ir para a França e aprender perfumaria”, diz conta o químico Nilotpal Sinha.
Mas não vai ser um caminho fácil. Em 2014 foram 2 mil inscritos, mas só dez foram selecionados. A caloura Regina foi uma delas, sonhava com esse aprendizado há 15 anos. A rotina é rigorosa e cheia de desafios. Nos primeiros seis meses, ela precisa guardar na memória o aroma de todas essas fragrâncias: são 500.
“Ah, é como tocar um piano, é como bailarina, tem que treinar, treinar. Cheirar todo dia, dia após dia, sábado, domingo, não descansar. Sábado e domingo a gente leva as amostras de matéria-prima e cheira e cheira”, diz Regina Tie Goto, avaliadora de fragrâncias.

Assim que estiver pronta para criar, Regina pretende tornar o dia a dia das pessoas mais cheiroso. Não quer trabalhar só com perfumes, mas também com produtos de limpeza.
“Depois que eu comecei a entrar, trabalhar na indústria, eu vi outros tipos de categorias, como amaciantes, detergentes, hoje eu gostaria de fazer um pouquinho de tudo”, planeja Regina.
Depois de três anos de curso, Leandro quer criar perfumes que tragam sensações e sentimentos para as pessoas.
“A partir do odor você conseguir transmitir para pessoa um sentimento único, fazer a pessoa se sentir especial, se sentir jovem, alegre, pode ser uma luz no fim do túnel num dia para alguém”, diz Leandro Petit, perfumista júnior.
Loja em Paris cria perfumes personalizados para cada tipo de pessoa
Para encontrar emoções em um perfume, nada como ter um criado especialmente para a gente. O Globo Repórter foi até uma rua que tem uma loja que faz perfumes personalizados. Quem nos recebeu foi a Sophie, perfumista profissional.
Sophie explica que o perfume será criado em três etapas: “Você tem em todos os perfumes, uma arquitetura de notas, a nota do fundo, do coração e da cabeça. Todos os perfumes são compostos assim”, explica a perfumista
Sophie Soussan.
Primeiro é preciso escolher os aromas para compor o que os perfumistas chamam de nota de cabeça, o aroma que as pessoas sentem assim que abrem um frasco, mas que desaparece logo em seguida. Depois, os aromas intermediários, as notas de coração. E por fim, as notas de fundo. É o cheiro mais prolongado, que fica na nossa memória. Se deixar levar pelos cheiros que agradam não é uma tarefa fácil, alguns aromas são muito parecidos. É difícil dar um nome para um líquido perfumado com tanta complexidade.
A arte de recolher as essências da natureza e transformá-las em perfume movimenta quase 3 bilhões de euros, ou mais de R$ 10 bilhões por ano no mercado de alto luxo da França.
Pelo perfume personalizado, produzido por uma perfumista, paga-se quase R$ 300. E em uma grande perfumaria, uma das mais antigas e mais sofisticadas de Paris, pode custar cerca de R$ 100 mil, mas o comprador teria um produto como um vestido de alta costura e ele só estaria pronto depois de um ano de trabalho. Ao final desse tempo, o comprador receberia um frasco com 500 ml, em cristal, e outros 20 menores. Para chegar no resultado final, o perfumista busca resgatar principalmente as memórias olfativas da infância do cliente, lembranças visuais e sons marcantes da sua vida.
“O perfume é a soma de todas as experiências, então vai reativar uma cadeia de lembranças positivas que marcou sua vida não é qualquer coisa de fora, mas uma coisa verdadeiramente forte, invencível. É seu cheiro, o rastro que você deixa na memória do outro. É a sua identidade profunda”, explica Sylvaine Delacourte, diretora de criação de perfumes.

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