A arte
Salvatore Ferragamo foi o primeiro artista a produzir sapatos feitos à mão em grande escala. E a manufatura de sua oficina, instalada em Florença desde 1927, continua impecável: até hoje o couro é cortado à mão e cada peça passa cinco dias sendo moldada. Atualmente a fábrica produz mais de 11 mil pares de sapatos por dia. É quase impossível não achar um de seus modelos que fique perfeito nos pés. Audrey Hepburn (foto) e Carmem Miranda eram clientes fiéis. Marlene Dietrich nunca repetia um modelo mais de duas vezes. Greta Garbo chegou a encomendar 70 pares de uma vez. Andy Warhol e a eterna Princesa Diana também eram clientes assíduos da marca.
Sua aptidão de trabalhar com os mais variados materiais e sua incrível habilidade técnica e artística, fizeram com que a marca introduzisse e eternizasse novidades do segmento dos calçados. Abaixo algumas das matérias-primas mais utilizadas por SALVATORE FERRAGAMO:
Tecido pintado à mão
Os sapatos eram fabricados em tecidos e levados a um artista que imprimiria sobre eles uma imagem da escolha do cliente: o animal favorito, jogos de cartas, cenas famosas de Londres, Paris, Nova Iorque ou Roma, árvores, pássaros, flores, castelos. O efeito era fascinante e o custo extremamente baixo, considerando o alto padrão artístico e pelo fato de que, não importava quão comum fosse o estilo do sapato, as pinturas davam um toque de glamour a uma criação única e exclusiva.
Materiais baratos
A seleção de materiais mais baratos, conseqüência da escassez do couro e tecidos mais nobres, tornou-se cada vez mais comum na indústria de calçados e vestuário a partir de 1935 e durante a guerra. Foi durante este período que Ferragamo desenvolveu algumas de suas mais belas e inovadoras criações, demonstrando uma incrível habilidade em trabalhar com materiais diversos, que testavam sua criatividade e técnica impecável. Cortiça, papel celofane, lã, algodão, fios de malha, ráfia e linho bordado. Entre outras criações patenteou o uso, na parte que cobre o dorso do pé, o feltro reforçado e o solado feito de resíduos de seda prensados.CouroSalvatore freqüentemente usava couro em suas criações, principalmente de cabra. A pele era tingida numa extraordinária variedade de cores e combinada com outros materiais, como couro de lagarto ou cetim, para os sapatos de noite. O couro de boi era especialmente utilizado para calçados casuais e de inverno.
Peles exóticas
No final dos anos 20, a demanda por peles exóticas aumentou significativamente. Na maioria das vezes, eram combinadas com materiais polidos, camurças, couro de vitela e cabra, além das imitações em pele de cobra, que apareceram regularmente nas criações de Ferragamo, nos anos 20 e 30. A recuperação da economia após a guerra levou ao retorno dos bens de luxo e acessórios de peles finas, principalmente crocodilo e lagarto. No final dos anos 50, muitas peles também foram utilizadas, especialmente de jaguatirica, girafa e zebra.
Plástico
Resinas de vinil eram cada vez mais utilizadas na produção de calçados e acessórios, saltos e solados, pela flexibilidade do material, variedade de cores possíveis e resistência. Em 1955, Salvatore, que fazia uso constante do vinil, lançou a inovadora sola transparente e invisível.
Escamas de peixe
Durante a década de 1920 novos materiais foram explorados para criar diferentes efeitos. No final desta década os chamados “couros do mar” foram inventados. As peles de peixe eram preparadas de forma especial e seu tamanho reduzido exigia grande habilidade no manuseio e no design do sapato. Desde 1928, a grife italiana utilizava pele do sea-leopard, um peixe encontrado nas águas do norte. Com a guerra, esse material desapareceu do mercado, sendo reintroduzido por Ferragamo em 1954.
Solas e saltos brilhantes
Saltos em aço ou bronze foram utilizados nos sapatos da marca desde a década de 20. Mas eles estiveram no auge da moda, sobretudo nos anos 50. Em 1955, a marca apresentou uma série de criações importantes. Uma delas foi o salto metalizado em várias cores, revestido com uma lâmina de alumínio, a outra era uma espécie de gaiola no calcanhar, oca e leve, mas bastante resistente. A terceira, e ainda mais engenhosa, era um salto adornado com pedras preciosas, ouro, prata ou metal, cuidadosamente feito à mão. Mas a invenção mais extraordinária foi o solado de metal que Ferragamo desenvolveu em 1956, quando foi chamado para criar o sapato mais caro que já havia produzido: uma sandália em ouro 18 quilates.Palha e ráfiaO uso de fibras vegetais e palha na confecção de calçados não era exatamente uma novidade, mas antes de Ferragamo reavivá-los, no início dos anos 30, o material havia caído em desuso. Quando se instalou em Florença, a indústria de palha, uma das atividades mais prósperas da cidade, inspirou a reintrodução do uso deste material em calçados. A favorita de Ferragamo era a ráfia, uma fibra derivada da folha de uma palmeira do leste africano, que o designer explorava em suas criações de luxo. A inovação proposta foi a adotar essa trama para a parte do dorso do pé, essencialmente nas coleções de verão. Em 1950, palha e ráfia estavam em falta, sendo gradualmente substituídas pelas fibras sintéticas. Ferragamo favoreceu a disseminação de um tipo específico de ráfia sintética chamada “pontovo”, produzida principalmente em Bonito, sua cidade natal.
Celofane
Com as guerras, as indústrias calçadistas e de vestuário, foram obrigadas a encontrar materiais substitutos para a confecção dos produtos. “Meu primeiro grande desafio foi encontrar um substituto de alta qualidade para pele de cabra. Experimentei muitos materiais, mas nenhum foi satisfatório. Foi então que, numa manhã de domingo, eu encontrei a solução. Minha mãe gostava muito de chocolates, e neste dia eu havia comprado uma caixa de bombons. Ao desembrulhar o chocolate, fiquei encantado com o papel transparente e pensei: aqui pode estar o substituto que eu tanto procurava”. Isso marcou o início da produção de sapatos da SALVATORE FERRAGAMO em papel celofane, trabalhado freqüentemente em composições com algodão e outros materiais.
A GRIFE E OS PERFUMES
Em 1998 lançou seu primeiro perfume chamado SALVATORE FERRAGAMO POUR FEMME. O perfumista que assinou esta fragrância foi Jacques Cavallier As notas de topo são Cassis ou groselha preta, Flor de Romã, Côco, Folhas verdes, Cássia, Anis estrelado, Toranja, Néroli e Bergamota as notas de coração são Peônia, Noz-moscada, Especiarias, Cravo, Íris, Pimenta, Lírio-do-vale, Rosa e Pau-brasil as notas de fundo são Madeiras exóticas, Sândalo, Almíscar, Framboesa, Vetiver, Cedro e Amêndoa doce.
Em 1999 lançou Salvatore Ferragamo pour Homme de Salvatore Ferragamo um perfume Amadeirado Floral Almiscarado Masculino. O perfumista responsável pela fragrância é foi Jean-Pierre Mary; As notas de topo são Cyclamen, Alcarávia, Gerânio africano, Folha de figo, Toranja, Néroli e Pau-brasil as notas de coração são Cravo, Raíz de Orris ou lírio Florentino, Jasmin, Rosa e Cardamomo as notas de fundo são Couro, Sândalo, Almíscar, Musgo de Carvalho, Vetiver e Cedro
A Coleção Signorina
Lançada em 2011 a primeira fragrancia da coleção foi Signorina de Salvatore Ferragamo Signorina , uma lindo e chique nome italiano que significa literalmente jovem .Em um estilo , verdadeiramente italiano , fresco e cheio de vida.
Lançada em 2011 a primeira fragrancia da coleção foi Signorina de Salvatore Ferragamo Signorina , uma lindo e chique nome italiano que significa literalmente jovem .Em um estilo , verdadeiramente italiano , fresco e cheio de vida.
As notas efervescentes brilhantes de groselha temperada por pimenta rosa fresco trazerem o seu caráter alegre , que se junta à insolência das notas verdes. Um coração floral refrescante generoso é composta por elegante jasmim , peônia rosa e rosa . Doçura espontânea e delicado da pannacotta juntamente com almíscares suaves e intrigantes notas de patchouli arborizado oferecem uma elegância italiana atrevido e inesperada.
Família olfativa : Floriental Frutado
Perfumistas : Sophie Labbe (Parisienne de Yves Saint Laurent ) , Juliette Karagueuzoglou (L`Homme Sport de Yves Saint Laurent - IFF )
A menina, a " Senhorita " , como o intérprete de um amor icônico. A estrutura de uma história de amor entre uma jovem e um jovem , perfeitamente interpretado pelo italiano top-model Bianca Balti . Feminino e fresco, mas com uma personalidade forte . A interpretação sutilmente insolente e romântico de uma jovem senhora com a assinatura impecável e elegante por Salvatore Ferragamo .
Signorina Eau de Toilette de Salvatore Ferragamo
Em 2012 foi lançada a versão Toilette de Signorina
Signorina Eau de Toilette , a celebração da faceta mais alegre de uma menina chique. A fragrância ideal para uma mulher romântica que expressa a sua graciosa sensualidade através de uma elegância natural. Uma assinatura perfume excepcionalmente fresco com a alma vivas e insolente de Signorina . Porque uma Signorina é uma Signorina diferente a cada dia ...
Signorina Eau de Toilette é uma fragrância inspirada na sensação chique de um vapor de arroz colorido pelo feminino , aumentaram as notas e tons frutados e ganha um toque leitoso lenhoso seco .
Notas Lichia suculenta e macia e saborosa Grapefruit criar um top frutado natural. O
coração é um delicado véu de vapor arroz com notas aéreas e fresas de Rosa que
oferecem uma textura sedosa . Notas secas de fundo com um bom e viciante Mousse de leite é abalada pelas vibrações lenhosas ambaradas de Cashmeran .
.Signorina Limited Edition de Salvatore Ferragamo
Em 2013 foi lançada uma edição limitada da Fragrância, com um toque a mais de pimenta e bastante pannacotta. As notas de topo são Pimenta rosa e Groselha vermelha as notas de coração são Jasmin, Rosa e Peônia as notas de fundo são Panacotta, Patchouli ou Oriza e Almíscar. O perfume é mais clássico,maduro e um dos mais deliciosos da coleção até agora.
OS LANÇAMENTOS QUE CHEGAM AO BRASIL EM 2015
Em 2015 chegam ao Brasil três novas edições de Signorina: Signorina Eleganza de Salvatore Ferragamo,Signorina Leather Edition de Salvatore Ferragamo e Signorina Eau de Parfum de Salvatore Ferragamo.
Signorina Eleganza de Salvatore Ferragamo
Elegância sempre foi um elemento definidor das criações Salvatore Ferragamo . Cheia de graça e requinte, que são reforçadas pelo gosto impecável para o qual a marca Florentine é famosa no mundo inteiro . Em homenagem a essa sofisticação , Salvatore Ferragamo apresenta Signorina Eleganza , uma fragrância de luxo que celebra graça feminina e sedução.
As notas de cabeça frescas de uva e pera que fazem uma introdução animada e estimulante.
Amêndoa em pó e douradas e osmanthus em pétalas criam um coração ainda mais intensa e delicado , acrescentando um toque de luxo
indulgente.
As notas de base de patchouli e couro branco criar um efeito atalcado que deixa um demorando perfume delicioso na pele.
Signorina Leather Edition de Salvatore Ferragamo
Salvatore Farragamo apresenta outra versão da Signorina , chamada Signorina Leather Edition, que
chega ao mercado em edição limitada . De acordo com a casa de Salvatore Ferragamo , a fragrância é inspirada na ligação entre materiais, estilo e tradição desta casa.
Salvatore Ferragamo Signorina Leather Edition é assinada pelos perfumistas Sophie Labbe e Juliette Karagueuzoglou do IFF , e a fragrância tem sido caracterizada como floral oriental . Notas oficiais incluem raspas frutado de groselha e atrevida de pimenta rosa , que foram misturadas para abrir a composição, enquanto o coração se desenvolve acordos românticas de jasmim, rosa e peônia. Acordos profundos e quentes de patchouli na base do perfume são combinadas com musk sensual e pannacotta deixando uma sombra gourmand delicado.
Signorina Eau de Parfum de Salvatore FerragamoAs notas de topo são Pimenta rosa e Groselha vermelha as notas de coração são Jasmin, Rosa e Peônia as notas de fundo são Almíscar, Patchouli ou Oriza e Panacotta.As fragrâncias Signorina Leather Edition e Signorina Eau de Parfum são praticamente idênticas porém o frasco de luxo da edição parfum é uma exclusividade para colecionadores. Os três perfumes estarão disponíveis nas lojas Brasileiras no final de Maio.
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