domingo, 18 de janeiro de 2015

Maroussia de Slava Zaitsev (1992)



Eis mais uma da série de resenhas de fragrâncias baratas, perfumes que podem ser encontrados online ou em outlets por US $25 ou menos.
Sumário: Uma jóia pouco conhecida fora da Europa e Rússia, Maroussia foi a primeira fragrância do designer  e artista russo Slava Zaitsev. Considerado como um dos mais talentosos designers do século XX, ele foi o primeiro costureiro soviético com permissão do Governo Soviético para colocar o seu nome nas suas roupas. Como tal, Maroussia tem um interesse acrescido devido às condições em que foi concebido e lançado para além da sua surpreendente e intrigante composição oriental num espantoso frasco vermelho.
Perfumista: Desconhecido; se sabe por favor nos diga!
Experimente se gosta de: ylang ylang, fragrâncias animálicas, orientais atalcados; perfumes clássicos vintage dos anos 20/30 (pense em Caron Patou) e 80 (pense em Ysatis ou First).
Prós & Contras: O frasco e sua embalagem são charmosos; raramente encontramos fragrâncias de artistas russos; definitivamente uma raridade aqui nos EUA. A composição denota sua idade mas mesmo assim não é datada. A pegada aqui é largamente reduzida após os primeiros 30-45 minutos e a longevidad da EDT deixa algo a desejar.
Notas: “Aldeídos, bergamota, flor de laranjeira e pêssego são as notas de topo; heliotrópio, jasmim, rosa, lírio do vale, orquídea, íris, tuberosa e ylang-ylang no coração; e âmbar, benjoim, cedro, civeta, almíscar, sândalo, fava tonka e baunilha na base.”—Fragrantica.com
Me faz lembrar: A primeira coisa que me vem à cabeça é o original Dolce & Gabbana Femme com a tampa vermelha. Maroussia partilha o mesmo topo aldeídico e as notas de base orientais mas muito rapidamente se aligeira após a primeira hora de desenvolvimento onde D & G mantém suas quentes profundidades. Me faz lembrar também a secagem de Molto Missoni, um de meus âmbares orientais favoritos, mas onde Missoni mantém sua doçura de xarope, Maroussia continua mais fresco.
Descrição do designer: N/A.
Número de vezes que testei: 20 nos últimos três anos.
Número de vaporizações aplicadas para esta resenha: Duas nas costas da mão a partir de um frasco que comprei.
Força da fragrância: Eau de Toilette
Desenvolvimento: (Linear / Médio / Complexo) Maroussia tem muitas faces. Começa especiado com um buquê floral forte e tradicional. Os aspetos animálicos estão presentes desde o início num efeito arejado e verde com pêssego que aparece e desaparece durante o desenvolvimento. Em 30 minutos as flores esmorecem e a civeta relaxa à medida que os aspetos mais orientais (madeiras, âmbar, baunilha) começam a emergir. Tristemente, todo este desenvolvimento demora 60 minutos e a partir daí, Maroussia se torna uma sombra de si mesmo. Consigo imaginar esta fragrância sendo oferecida com uma profundidade ligeiramente maior aquando de seu lançamento. Além disso adoraria poder ter uma versão em puro perfume.
Longevidade: (Curta / Média / Longa) Consigo umas 3-5 horas.
Projeção: (Pouca / Média / Muita) Suficientemente aromático para ser detetado por quem está à minha volta durante a primeira hora; ninguém a consegue detetar  depois disso. É seguro para o ambiente de trabalho.
Nota sobre a embalagem: Um frasco de vidro vermelho que faz lembrar as cúpulas em forma de cebola das torres do Kremlin com uma faixa dourada entre o frasco e o vaporizador dentro de uma caixa de cartão vermelha, preta e dourada.
Onde posso comprar? Encontrei online por apenas $16 USD por 100 ml EDT spray.
Slava Zaitsev, designer de moda russo

Conclusão: Durante anos andei observando Maroussia e seus irmãos no Fragrantica, sempre curioso para experimentá-lo. As únicas fragrâncias russas que eu conhecia até então eram as da linha Novaya Zarya (nomeadamente Red Moscow e Patchouli Magique, ambas ainda em minha coleção). Enquanto vivi e lecionei na Escandinávia durante uns anos tive o grande privilégio de poder viajar, e com as viagens vem a capacidade de explorar as fragrâncias. Foi enquanto estive na estação de comboios de Douglass em Colónia, Alemanha, que eu me deparei com uma miniatura de Maroussia à venda por 4 Euros. Nem sequer a experimentei! Pensei que poderia facilmente oferecê-la a alguém se não gostasse do perfume. Comprei também um frasco de novo relançamento de Venezia EDP de Biagiotti (amo!), Joop Thrill for Men (Yum! Onde foi ele?), Sander SensationsEDT (reformulação pálida em comparação com a original), e Bogner Woman No. 1(ainda por decifrar). Tenho de dizer que Maroussia foi uma surpresa imediata instantânea e um amor imediato.
Quem é Slava Zaitsev? Após percorrer a página de Maroussia no Fragrantica, e sendo um estranho quase total em nomes russos, assumi que fosse uma criadora ou modelo russa. Mas como eu estava errado! Afinal Zaitsev não só é um homem, como é um talento internacionalmente reconhecido como designer e pintor.
“O vestuário é apenas uma parte dos impressionantes feitos de Zaitsev. Entre outras coisas, Zaitsev desenhou uma linha de mobiliário produzida na Bélgica, novos uniformes para a polícia russa em 1991 e uma gama de produtos de beleza chamada “Marusya” que é vendida em todo o mundo. Poucos conhecem seu trabalho em pintura. Ainda assim, algumas de suas telas estão em exposição na State Tretyakov Gallery em Moscovo, assim como em lugares como o Museu do Prado em Madrid, o Modern Art Museum em Varsóvia e em numerosas coleções privadas. Ele desenhou os figurinos para algumas das mais famosas performances nos mais importantes teatros de Moscovo e St. Petersburgo. Zaitsev é também autor de várias coleções de poesia. Ele foi o primeiro a organizar um concurso de jovens designers na Rússia em 1994. Além de sua energia incansável criando novas coleções de moda, Zaitsev também apresenta um programa de TV muito popular no qual ele ajuda pessoas comuns a encontrar seu estilo de moda. Ganhou muitos prêmios oficiais, tal como a altamente prestigiada Ordem de Honra de Artista. Ele é membro da Writers’ Union da Federação Russa como resultado de sua poesia e da publicação de livros de moda.”—Russiapedia.rt.com
A fragrância de 1992 relembra fortemente os aromas da década anterior—ricos, complexos, sumptuousos, animálicos, florientais brancos. Fiquei contente por não ser demasiado doce nem uma típica “eau de cologne.” Na primeira vez que usei fiquei estarrecido pela presença de civeta, um dos aspetos que eu mais adoro em Givenchy Ysatis. Mas enquanto Ysatis é um floral mais complexo e com mel,Maroussia é um arejado âmbar floral. Esta justaposição de fresco e arejado contra um âmbar animálico é única. O que mais me impressionou em Maroussia não foi quanto eu adorei usá-lo, mas infelizmente, o quão rápido o aroma se desenvolve e acalma na pele. Numa hora conheci Maroussia e na segunda hora me esqueci de que ele ainda lá estava. Mesmo assim, por 4 Euros, não me posso queixar.
Dois anos mais tarde, de volta aos EUA, encomendei um frasco de 100 ml para minha mãe e acho que acabei por pagar uns $15. Ela gosta de usá-lo de vez em quando, alternando com AlienObsession e Love in White…mas quando o puro perfume de Shalimar é a opção, Maroussia costuma ocupar o lugar traseiro.
Posso sinceramente recomendar esta pequena jóia tanto a homens como a mulheres interessadas nos artistas e designers russos, àqueles que adoram viagens perfumadas aos tempos do original Ysatis, e a todos os que procuram algo fora do habitual. E o frasco fica realmente bem em qualquer mesinha!

Um comentário:

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!