Antes de entender a função do condicionador é preciso saber como os xampus agem nos cabelos. Além de seus ativos de tratamento, a função básica do xampu é limpar o cabelo e o couro cabeludo, retirando sua oleosidade. Nesta lavagem, o xampu abre as escamas da cutícula para fazer a limpeza do cabelo. Como o xampu retira toda a oleosidade dos fios, o cabelo se torna elétrico, portanto, é necessário que as escamas abertas voltem a fechar para evitar que o cabelo fique com aspecto ressecado e sem brilho.
É aí que entra o condicionador. O condicionador tem a função de devolver a oleosidade natural do cabelo que foi retirada pelo xampu, deixando-o o mais próximo possível do natural. O condicionador fecha as escamas do cabelo, eliminando a eletricidade dos fios, adquirindo uma camada protetora invisível que facilita o pentear e proporciona nutrição e brilho aos fios quando secam.
Quais os benefícios do condicionador?
A base de todo condicionador é neutralizar a eletricidade do cabelo, fechando suas escamas, deixando os cabelos maleáveis e mais brilhosos. Porém, hoje os condicionadores possuem diferentes princípios ativos em suas formulações, que além dos seus benefícios básicos, dependendo dos ativos que contém, propiciam aos cabelos:
Benefícios básicos
- Elasticidade
- Suavidade
- Brilho
- Maciez
- Movimento
Benefícios que vão além do básico
- Protegem os cabelos contra danos físicos e ambientais;
- Protegem os cabelos agredidos por químicas e pelo uso contínuo de pranchas e secadores;
- Minimiza o atrito entre uma escovação e outra.
A reparação dos cabelos agredidos por químicas, condições ambientais e fontes de calor, acontecem pelo fato do condicionador formar uma película protetora nos fios que diminuem a perda de água e desidratação.
Vale ressaltar, que seus benefícios são temporários e duram apenas até a próxima lavagem, por isso, é necessário seu uso constante. Embora o condicionador tenha inúmeras vantagens, seu uso deve ser moderado e retirado totalmente do cabelo, pois, o excesso produzirá um aumento de sebo, deixando os cabelos pesados e com aspecto sujo.
Condicionador x tipos de cabelos
No cabelo oleoso
O condicionador deve ser usado com moderação para não pesar e aplicado da metade do cabelo à raiz, mas, não deve ser eliminado o seu uso.
O condicionador deve ser usado com moderação para não pesar e aplicado da metade do cabelo à raiz, mas, não deve ser eliminado o seu uso.
No cabelo seco
O condicionador se faz ainda mais importante, pois, melhoram muito os fios que são geralmente fragilizados. Pode ser usado em todo o comprimento.
O condicionador se faz ainda mais importante, pois, melhoram muito os fios que são geralmente fragilizados. Pode ser usado em todo o comprimento.
Nos cabelos coloridos
O condicionador protege a cor e faz durá-la por mais tempo. Se o cabelo for seco ou oleoso, vale as dicas acima. Condicionadores específicos para cabelos coloridos potencializam ainda mais os resultados.
O condicionador protege a cor e faz durá-la por mais tempo. Se o cabelo for seco ou oleoso, vale as dicas acima. Condicionadores específicos para cabelos coloridos potencializam ainda mais os resultados.
Os tricologistas orientam a não usar o condicionador no couro cabeludo para não entupir o bulbo capilar, que podem ocasionar entre outros problemas caspa e queda de cabelo.
Condicionador x máscara de hidratação: pode substituí-los?
As opiniões são diferentes. Há quem faça esta substituição e gostam do resultado, outras não. A máscara quando aplicada no cabelo por poucos minutos hidrata os fios, porém, quando utilizada da maneira certa, com massagens e agindo por mais tempo, a hidratação será mais profunda e satisfatória. A máscara possui em sua fórmula componentes que quando utilizados em excesso podem ressecar o cabelo, como por exemplo a queratina.
Portanto, não é recomendado substituir a máscara pelo condicionador continuamente, pois, esta foi feita para ser aplicada semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da situação dos fios). Já o condicionador foi desenvolvido especificamente para o uso diário, sem comprometer a estrutura do cabelo, pelo contrário, ele melhora significativamente o aspecto do cabelo.
Para você compreender um pouco mais o poder do condicionador…
…muita gente, após usar a máscara de hidratação, aplica o condicionador para finalizar. Porém, isto só faz sentido se o pH da máscara for menor o pH do condicionador, pois, neste caso o condicionador vai agir fechando ainda mais as cutículas do cabelo. Caso contrário, não há necessidade. Outra técnica muito utilizada é o co-wash, que significa lavar os cabelos com o condicionador, normalmente em dias intercalados. Cabelos secos, cacheados, tingidos e com químicas se beneficiam muito desta técnica.
Mas, se mesmo assim você optar em fazer a substituição, não elimine o condicionador totalmente, principalmente se seus cabelos estiverem danificados por processos químicos. Passe a intercalar as lavagens com o creme de tratamento.
O mesmo acontece com os cremes de pentear e o leave in. Ambos tem finalidades diferentes dos condicionadores, suas fórmulas são distintas. O creme de pentear por ter uma fórmula mais pesada é mais adequado para cabelos crespos e cacheados, pois, o mesmo modela os cachos tirando o volume. O leave in também modela o cabelo, mas, vai além disso, por não penetrar nos fios, ele forma uma camada protetora, por isso, é também indicado antes do uso da chapinha ou secador
Considerações
O xampu e o condicionador complementam um ao outro, por isso, o uso de apenas um deles não dará o efeito desejado. Usar essa dupla reforça e intensifica a beleza dos cabelos. Usar o xampu e condicionador da mesma marca é uma maneira de potencializar os resultados, pois, suas fórmulas foram feitas para se complementarem.Hoje há uma infinidade de produtos eficientes, com finalidades específicas e acessíveis ao bolso. Conheça melhor seu cabelo para entender qual o condicionador mais adequado para suas madeixas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!