sábado, 24 de maio de 2014

Envelhecimento das Mãos: Fatores, Cuidados e Procedimentos para conservar as mãos sempre bonitas.


Como dissemos sobre o colo e o pescoço, as mãos são outro ponto fundamental que indicam o envelhecimento de uma mulher e homens . O envelhecimento ocorre de maneira intrínseca e está relacionado a fatores genéticos e à produção de radicais livres pelo metabolismo. Mas nas mãos, por terem uma derme mais fina e, em consequência, uma menor quantidade de fibras de colágeno, o passar do tempo aparece de uma forma mais agressiva. A exposição aos raios solares e a falta de cuidados com a hidratação ao longo da vida, causam o envelhecimento. Quanto as mãos os cuidados devem começar muito cedo. Não tem uma idade específica, mas quanto antes começar a cuidar,.melhor será os resultados dos produtos e maior a possibilidade de reverter danos. Acontece que , independente da pele do rosto ou do corpo, a pele das mãos tende sempre a ser ressecada,Isso acontece porque a pele é mais fina e possui pouca quantidade de glândulas sebáceas, fato que as torna mais sensíveis à desidratação e as mudanças de temperatura. É exposta a todos os tipos de intemperes, frio, calor, luz solar (Como ficam sempre expostas, as mãos estão mais propensas a sofrer com os efeitos da radiação solar. O Sol é o principal problema e como têm pouca quantidade de pele, têm menos fibroblastos (células de sustentação da pele), o que faz com que as mãos e pescoço envelheçam rapidamente.), produtos de limpeza, alvejantes... As agressões são muitas e acabamos esquecendo desta parte tão importante do corpo. A exposição produz as manchas que se agravam com o tempo tornando-se manchas senis, escuras e muito mais difíceis de se tratar. Além das manchas, rugas e perda de tônus são visíveis e não raramente câncer de pele ocasionado pela exposição das mãos ao sol sem protetor solar. 

O processo de envelhecimento das mãos caracteriza-se por algumas alterações:
-Afinamento e ressecamento da pele que confere uma cor amarelada;
-Diminuição das secreções glandulares; 
-Crescimento dos pelos; 
-Redução da elasticidade; 
-Presença de rugas; 
-Acentuação de sulcos pré-existentes; 
-Aparecimento de manchas senis, hematomas espontâneos, manchas brancas em confete e lesões milimétricas no dorso das mãos e os vasos dilatados.  



1) DICAS PARA A PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO DAS MÃOS

Dois cuidados diários são fundamentais:
- Hidratação 
- Reaplicar o protetor solar sempre que lavar as mãos.
Como evitar ou como prevenir
- Evite, ou pelo menos modere, as agressões do cotidiano como a utilização de detergentes e o uso frequente de água
- A fotoproteção deve ser a memsa para o rosto, colo e dorso das mãos
- Lave as mãos com sabonetes de ph neutro para não ressecálas,
- Hidrate com um creme com fator de proteção solar
Prevenção
- Protetor Solar
O protetor solar é um produto essencial não só para o corpo, mas também para as mãos e em qualquer estação do ano. Além de proteger, ele é muito importante para deixar a pele saudável. O protetor solar deve ser aplicado e reaplicado várias vezes ao dia, principalmente porque lavamos as mãos com muita frequência e o produto pode sair. O produto protege contra o câncer de pele, envelhecimanto precoce, manchas e pintas.

 - Esfoliação
Um esfoliação semanal ajuda a manter a cor da pele mais uniforme. Na hora de lavar pratos, por exemplo, o uso de luvas de borracha é indispensável. Evite a água quante na hora do banho também, porque ajuda a manter as mãos jovens por mais tempo.
- Hidratação
Além dos tratamentos citados acima, uma hidratação ajuda a manter a belza e maciez de sua mãos. É importante lembrar que no inverno as mãos ficam mais ressecadas e precisam de uma maior hidratação.
- Peeling de diamente
Quem tiver condições faça um peeling de diamente que é um tipo de dermoabrasão cuja função é incentivar a remoção da pele, assessorar na remoção de cicatrizes, manchas de pigmentação e rugas finas restaurando a estrutura da pele. Pode ser realizado em todos os tipos e tons de peles e em qualquer regição do corpo sem ocasionar manchas.
2) TRATAMENTOS PARA AS MÃO: Quando os danos já estão instalados existem tratamentos estéticos e dermatológicos que  podem reduzir as rugas e até mesmo as manchas. Esses processos podem ser feitos através de agentes químicos, intervenção cirurgica ou procedimentos estético-dermatológicos.

a) Tratamentos Quimicos
 -PEELINGS

Rejuvenescimento das mãos - 03
Os Peelings são ácidos com propriedades de renovação da pele e retirar as manchas.Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Um dos peelings mais usados é a pasta de ATA (ácido tricloroacético – que pode ser líquido ou em pasta) garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e o clareamento da mão ressalta Dr Claudio Mutti.
Peeling superficial 
            Age na epiderme, que é a camada mais superficial da pele e não apresenta grandes problemas após sua aplicação. Pode se realizado com as seguintes substâncias: 
  • Ácido retinóico
  • Ácido glicólico
  • Ácido tricloroacético
  • Ácido salicílico
  • Pasta de resorcina
Ácido retinóico (3 a 5%): retinóide, derivado da vitamina A, causa proliferação epidérmica e neocolagênese.  Tem aspecto amarelado, sua aplicação deve ser homogênea em todo o rosto e permanecer por 6 a 12 horas, quando deve ser lavado.
Ácido glicólico: alfa hidroxiácido, utilizado na concentração de 40 a 70% com efeito epidermolítico. É tempo variado, devendo permanecer na face em média por 5 minutos. Após esse tempo deve ser neutralizado com água ou substâncias como bicarbonato de sódio, e em seguida lavado.
Ácido tricloroacético: peeling superficial 10 a 30%; médio 30 a 40%; profundo 50%. É o agente mais utilizado para peelings e pode ser usado em associações com outros agentes. Após sua aplicação, ocorre um “frost” (braqueamento) na face, devido à coagulação intensa das proteínas e, quanto mais intenso, maior a penetração. Não precisa ser neutralizado, mas devem ser feitas compressas calmantes durante o procedimento, a fim de aliviar o ardor que causa. Após o peeling, forma-se uma crosta aderente que se solta em média após uma semana.
Ácido salicílico (20 a 30%): agente queratolítico, com aspecto claro transparente e homogêneo. Provoca um ardor intenso nos primeiro 2-3 minutos da aplicação, que corresponde à precipitação dos sais; após a precipitação a dor diminui e não há mais penetração. O produto não é neutralizado, devendo ser lavado. Pode se realizado semanalmente, e é especialmente indicado para peles oleosas e acnéicas. Não deve ser realizado em pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico.
Solução de Jessner: solução alcoólica que mistura um alfahidroxiácido (ácido lático), resorcinol (derivado do fenol) e ácido salicílico. Apresenta coloração clara, com cheiro característico. Sua aplicação provoca discreto avermelhamento e ardor, e com várias passadas o eritema torna-se intenso, podendo chegar a um “frost” verdadeiro. Proporciona leve descamação nos dias subseqüentes ao peeling. Também devem ser evitados pelos alérgicos ao ácido acetilsalicílico.
Pasta de resorcina: manipula, cujo principal ativo é a resorcina (derivado do fenol). Tem consistência pastosa com presença de grânulos e coloração de areia. O produto é aplicado com espátula, de forma homogênea em todo o rosto, devendo permanecer de 5 a 20 minutos. Pode ocorrer um leve ardor e sensação de formigamento, quando então a pasta deve ser retirada e o rosto lavado. Posteriormente, a face poderá apresentar um discreto eritema e descamação fina. 
Peeling médio  
Provoca a destruição dos tecidos, removendo parcial ou totalmente a epiderme, atingindo o nível da derme papilar. Apresenta poucos riscos complicações. Pode ser realizado com os seguintes ativos:
·         Ácido glicólico 40 a 70% (2 a 20 minutos)
·         Ácido tricloroacético 35% + Solução de Jessener
·         Ácido tricloroacético 35% + ácido glicólico
·         Ácido pirúvico 60 a 90%
·         Fenol 88% 

Peeling profundo 

Destrói totalmente a epiderme a sua profundidade atinge até o nível da derme reticular. Apresenta riscos maiores de complicações, como hipocromias (manchas claras), hipercromias (manchas escuras), cicatrizes. Pode ser realizado com:
·         Ácido tricloroacético – 50%
·         Fenol (fórmula de Baker)
A indicação é a questão mais importante na realização do peeling químico e cabe ao médico, com sua experiência, analisar o tipo de pele, o tipo de lesão e do procedimento a ser utilizado. A pele do rosto, devido à presença maior de folículos sebáceos, se regenera facilmente, pois esses folículos agem como unidades de reserva importante essencial oara a cicatrização.
O paciente, por sua vez, deve entender o processo, conhecer seus passos, limitações, duração da recuperação e ter uma expectativa real do resultado esperando.
Os pacientes de pele clara (louros, morenos-claro) são os que tem menor risco de hiperpigmentação ou hipopigmentação, mas as de pele morena também podem ser submetidas a esses procedimentos, porém o preparo da pele deve ser mais longo e os cuidados posteriotes maiores. 

b) HIDRATANTES POTENTES

- DMAE
Segundo alguns trabalhos apresentados, a melhora pode ser percebida em 30 a 60 minutos, após a aplicação do produto. Com o uso continuado da medicação os resultados tornam-se duradouros, dando maior firmeza e um aspecto mais rejuvenescedor à pele.
Com cerca de 3 meses de uso, os resultados mais perceptíveis foram a diminuição do aspecto ressecado e envelhecido da pele, ao serem percebidas melhoras significativas na flacidez da região das sobrancelhas, na rugosidade da pele, flacidez da região dos olhos e das pálpebras. Houve, também, melhora na elasticidade e firmeza da pele do rosto e do pescoço e na região ao redor dos lábios.
Em outro estudo, com 4 meses de duração, houve melhora significativa das linhas da região da testa, em comparação com um grupo que usou apenas o placebo (creme sem o princípio ativo). Este efeito persistiu por 2 semanas, após a interrupção do tratamento. Tudo isso sem dor.
O composto foi apresentado durante o último encontro da Academia Americana de Dermatologia realizado, recentemente, nos Estados Unidos e, desde então, vem merecendo a atenção dos Dermatologistas em todo o mundo.

- ácido hialurônico

Os produtos que contém ácido hialurônico na fórmula também ajudam a reter água e deixar sua pele sempre jovem. "Hoje ele está presente na forma microionizada, para que uma parte consiga penetrar nas camadas mais fundas da pele e outra, com moléculas mais pesadas, fique na superfície protegendo a perda de hidratação", diz a Dra. Claudia Marçal. Para potencializar o tratamento, procure outros fatores antioxidantes na fórmula, como vitamina C e A, que retardam a degradação das célula

-  UREIA 

A ureia é um hidratante natural e está naturalmente presente na camada externa da pele. Juntamente com o ácido láctico e outros produtos químicos, ela ajuda a manter a umidade da pele, atraindo e unindo as moléculas de água. Quando aplicado à pele na forma de uma loção ou um creme, a ureia também contribui para remover as células mortas da pele.


ANTIPOLLON
É um agente clareador, finamente granulado, o Antipollon não interfere no processo da formação da melanina porém age na absorção dos grânulos da melanina na pele, podendo ser usado durante o dia.

CONDROITIN MARINHO
Obtido da cartilagem de tubarão, foi incorporado ao Ácido Esteárico, de forma a se obter uma macro molécula encapsuladora. Sua ação é de hidratação profunda e também fortalece a resistência das camadas epidérmicas, reconstituindo microfissuras de peles sensíveis.
O sulfato de condroitin, como sabemos é o elemento que constitue a estrutura da substância fundamental do tecido conjuntivo.O condroitin marinho é obtido de cartilagem liofilizada de tubarão e através de tecnologia específica foi incorporado ao Ácido esteárico de forma a se obter uma macro molécula encapsuladora de origem orgânica - comercialmente chamada Lifidrem - que funciona como um vetor destes aminoácidos essenciais de hidratação.


EFEITO COSMETOLÓGICO DA VITAMINA EÉ a vitamina contra o envelhecimento. Pela sua atuação anti-oxidante, reduz a ação degenerativa sobre os ácidos graxos cutâneos, protege as membranas celulares dos Radicais Livres. O Óleo de Germe de Trigo possui elevado teor em Vitamina E, poder antioxidante inibidora do radicais livres.

MANTEIGA DE KARITÉPossui alta resistência à oxidação,rica em anti-oxidantes naturais, os tocoferóis, ácidos graxos, inclusive os essenciais: ácido oleico e linoleico, amaciantes e restauradores. Conferindo um toque suave e não oleoso à pele. Extraída de uma palma chamada karité, com grande poder emoliente e hidratante.

NA - PCA (SAL SÓDICO DO ÁCIDO PIRROLIDON CARBOXÍLICO)
Possue ação natural de umectação da pele, é altamente higroscópico, incrementando a maciez e elasticidade cutâneas. É empregado em produtos cosméticos e medicamentos para a mucosa, devido a sua ação não irritante.

SILANÓIS
O Silício é um metalóide encontrado na natureza e nos seres vivos, são policondensados obtidos por processos especiais de síntese, solúveis em água, biologicamente ativos, possuem grande atividade cosmetocinética e são perfeitamente estáveis.Na hidratação , normalizam as trocas hídricas , resultando uma pele túrgida, elástica e viçosa.Agem também na prevenção e reparação do ciclo de envelhecimento das peles submetidas a agressões por agentes externos e internos.Os Silanóis, além da apresentação clássica em solução aquosa ou oleosa, também podem ser Lipossomados e Nanosferizados. 
Ativos associados aos Silanóis:
Algisium-C: Hidrata, aumenta a resistência da membrana celular, ativa a lipólise, impede a formação de radicais livres.
Methylsilanol Hyluronate: Alto poder hidratante, atua como citoestimulante, regenerador e restaurador, devolvendo a elasticidade do tecido cutâneo.
Methylsilanol Elastinate (Proteosilane-C): Regenera o tecido conjuntivo por ativar a multiplicação dos fibroblastos. Previne o envelhecimento, melhora a elasticidade e o turgor da pele.
Cafeinato de Silanol (Cafeilsilane-C): Possue elevada atividade lipolítica, inibe a fosfodiesterase aumentando o teor de AMPc intracelular.
Methylsilanol - Teophyllina - Acetate Alginate Theophyl - Silane - C): Ativa a lipólise e normaliza o AMPc. Indicado no tratamento da lipodistrofia localizada (celulite).
Methylsilanol Acetyl Tyrosine (Tyrosilane-C): Estimula a produção de melanina. Atua contra os radicais livres. Reestrutura a membrana celular.
Methylsilanol Acethyl Methionate (Methiosilane-C): Estimula o sistema piloso e o crescimento das unhas, normaliza a queratogênese.
Lactoyl Methylsilanol Elastinate (Lasilium-C): Regulariza o pH da pele, possui poder hidratante e anti-inflamatório.

VITAMINAS A – PALMITATO
Encontrada no óleo de fígado de peixe, gema de ovo e alimentos verdes, ricos em caroteno (pró-vitamina A = Betacaroteno) cenoura, espinafre, etc.De ação hidratante, reepitelizante e regeneradora o seu uso é muito indicado em preparos para peles finas, desidratadas, secas e com esfoliações.


3) PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS E ESTÉTICOS
- Lipoenxertia

Segundo o dermatologista, a Lipoenxertia (enxerto de gordura para as mãos) é indicado para as mãos flácidas, ossos aparentes, veias e tendões visíveis com anestesia local ou troncular (bloqueio dos nervos que vão para as mãos) e sua internação é de day hospital (paciente faz o procedimento e vai embora para casa).Tem o inconveniente a necessidade de aspiração de gordura de outro local e o pós- operatório desta região também. A gordura implantada pode ser reabsorvida em parte (ate 40 a 60%), mas sempre bom lembrar que parte da gordura vai persistir, conferindo aparência melhor do que estava antes do procedimento.

-Bioplastia
 No caso da Bioplastia das Mãos é feita no próprio consultório, com anestesia local. Através de uma pequena cânula e introduzido uma substancia que devolvera o volume perdido nas mãos. A substancia a ser utilizada poderá ser o acido hialuronico ou o PMMA (polimetilmetacrilato). O efeito e imediato, tirando o aspecto de Mao envelhecida, com veias e ossos aparentes. O aumento do volume também melhora a flacidez das mãos afirma o dermatologista Dr Claudio Mutti.
Rejuvenescimento das mãos - 04
-Sculptra
Já o  Sculptra  é utilizado como estimulante de colágeno local que consiste de uma substancia que induz a formação de colágeno local, melhorando a qualidade da pele, diminuindo a flacidez, dando um aspecto mais jovem. São feitas três sessões uma a cada mês, o efeito não e imediato como o do preenchimento, mas da um resultado satisfatório.

- laser de infravermelho
O laser de infravermelho como Laser Titan, Nir, Tight-Skin atua estimulando a formação de colágeno local, melhorando a flacidez, o aspecto craquelado e deixando as mãos mais sedosas com aspecto mais jovem . O Laser de CO2 fracionado, a Luz pulsada, são procedimentos indicados para o tratamento das manchas da Mao causadas pelo envelhecimento e exposição solar. As manchas podem ser retiradas ou amenizadas melhorando o aspecto das mesmas. Após as sessões de laser e indicado o uso de luvas de proteção para evitar a exposição solar e assim ter um resultado mais satisfatório. São realizadas pelo menos três sessões com intervalo mensal entre as sessões.
Rejuvenescimento das mãos - 06

- Laser de CO2 fracionado

O laser de CO2 fracionado, a luz pulsada, é um procedimento indicado para o tratamento das manchas da mão causadas pelo envelhecimento e exposição solar. As manchas podem ser retiradas ou amenizadas melhorando o aspecto delas. Após as sessões de laser é indicado o uso de luvas de proteção para evitar a exposição solar e assim ter um resultado mais satisfatório. São realizadas pelo menos três sessões com intervalo mensal entre as sessões. 

5 Dicas para combater o envelhecimento das mãos rejuvenecimento mãos

- Ácido hialurônico injetável nas mãos
5 Dicas para combater o envelhecimento das mãos acido
ácido hialurônico tem a função de absorver muita água. Devido a essa característica, muitos dermatologistas vêm utilizando formulações com o ácido hialurônico injetadas na pele. Permitindo uma maior hidratação e um preenchimento cutâneo na região do dorso das mãos. Para que o tratamento possa ser eficaz é necessário fazer várias aplicações com a substâncias no decorrer do ano.

4) EXERCÍCIOS 
OS EXERCÍCIOS AJUDAM A MANTER O TÔNUS MAS NÃO SÃO ESPECÍFICOS. PORÉM SÓ QUEM SOFRE COM DORES NAS MÃOS SABE O QUANTO ELAS SÃO TERRÍVEIS. A ESTÉTICA SEMPRE TEM QUE VIR ALIADA A SAÚDE DO CORPO :
O primeiro exercício é muito moderado e aumenta o nível de mobilidade tanto dos músculos intrínsecos como extrínsecos. Além disso, também aumenta o alcance de movimentos de cada articulação dos dedos. Chama-se “alongar os dedos”.
Saúde das mãos
Coloque o polegar e o indicador sobre uma superfície lisa. Lentamente, comece a separá-los. Continue a separá-los até sentir a tensão desde a cabeça do dedo até à cabeça do polegar. Repita este alongamento dez vezes. Depois, separe o polegar e o dedo médio, deixando o indicador a relaxar no meio. Continue até que tenha alongado todos os seus dedos.
Alongar e torcer
Quando conseguir fazer os alongamentos dos dedos confortavelmente, é altura de aumentar o alongamento das articulações dos dedos e dos músculos extrínsecos com um exercício chamado “Alongar e Torcer”. Quem sofre do túnel cárpico verá que irá sentir um grande benefício com este exercício, uma vez que os tendões do pulso, irritados, terão grande alívio com este alongamento relaxante. Comece com os alongamentos indicados acima – iniciando com o polegar e o indicador. Quando não os conseguir separar mais, torça devagar, como se a articulação do dedo indicador também quisesse tocar a superfície plana. Sentirá este alongamento na mão toda, no pulso e até ao antebraço. Também aqui deve fazer o exercício com todos os dedos.
Erguer os dedos
Este último exercício base pode ser incorporado antes ou depois de estar pronto para o “alongar e torcer”. Com a palma da mão assente na superfície plana e com os dedos bem separados, levante os dedos da superfície e junte-os vagarosamente. Faça isso várias vezes. A seguir, baixe os dedos e faça com que levantem a palma da mão, como se estivesse a fazer flexões com os dedos. Este exercício fortalecerá tanto os músculos intrínsecos como os extrínsecos, bem como os tendões do pulso. Conforme for fazendo os alongamentos dos dedos, verá que a mesa evitará que se exceda. Inicialmente, isso evitava que se magoasse ao se exceder no alongamento. Mas agora as articulações dos seus dedos estão mais flexíveis, por isso é altura de dar mais um passo.
Alongar os dedos – forma avançada
Para proceder ao alongamento avançado dos dedos, afaste o seu polegar do dedo indicador o mais possível. Com a outra mão, faça, cuidadosamente, com que eles se afastem ainda mais. Faça-o até sentir o alongamento. Quando conseguir fazer o alongamento durante a contagem normal, tente unir os dedos
Saúde das mãos enquanto a outra mão apõe resistência. Embora só uma mão esteja a fazer o alongamento, ambas serão fortalecidas pelo exercício.
Alongar com as mãos postas
Para este exercício, ponha as mãos juntas à sua frente, com os cotovelos para fora. Sem mexer os cotovelos e com as “mãos postas”, faça-as descer vagarosamente, sempre com as palmas das mãos unidas. Quando sentir que as palmas das mãos estão a afastar-se uma da outra, suba-as até estarem novamente unidas. Faça isto muito devagar. O objetivo máximo é fazer com que os pulsos se movam até ficarem abaixo dos cotovelos sempre com as palmas das mãos unidas. Quando conseguir fazer este exercício, rode as mãos para dentro em direção ao peito e depois para fora. Cada um destes passos constituem um alongamento separado e deve ter a sua própria contagem.
Agarrar o ar
O último exercício chama-se “agarrar o ar”. Ao princípio, poderá parecer muito simples, mas estes movimentos requerem flexibilidade de todas as articulações da mão, bem como força muscular e endurance. Comece por fechar a mão (em punho). Feche com tanta força quanto possível sem sentir dor. Mantenha assim durante a sua contagem pessoal. Sem aliviar a tensão dos seus músculos da mão, estenda vagarosamente os dedos, mantendo-os dobrados nas articulações médias (como se estivesse a fazer uma garra). Ainda mais vagarosamente do que no movimento anterior, estique os dedos tanto quanto possível. Depois, faça os movimentos em sentido inverso até ter a mão novamente fechada. Isto conta como uma única repetição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!