domingo, 17 de janeiro de 2016

Lalique Or Intemporel 1888 – Um Dourado Gourmand Amargo e Doce

por: Miguel Matos

Da casa Lalique eu espero sempre as mais belas coisas. Quando não é o frasco que me deslumbra, é o perfume, ou ambor, por vezes. Lalique é uma daquelas marcas que eu nunca sei como categorizar, pois ela tem o apelo comercial e a distribuição, mas para mim ela parece mais uma marca de nicho por causa das escolhas singulares e por vezes ousadas em seus perfumes. Por exemplo: Perles não deixa de ser uma peculiar fragrância de nicho. e o que poderemos dizer da elegante estranheza de Living Lalique? A casa nunca falha em nos surpreender e quando falamos da coleção exclusiva Noir Premier, então essa é puro refinamento e luxo. Após o meu favorito que é o espetacular e ligeiramente ameaçador Élegance Animale, a última edição é Or Intemporel 1888 e, de novo, eis um paradigma das fragrâcias invulgares que esta casa tem lançado, um perfeito exemplo do caráter único dos perfumes Lalique.
“Paris, 1 de Agosto de 1888 é a data de nascimento da casa Lalique. O dia em que René Lalique registou sua marca, feita com suas iniciais e uma espada estilizada, para ser estampada nos designs de ouro produzidos em seu estúdio. Para celebrar a origem do mito, a casa Lalique foi buscar inspiração ao mais valioso dos materiais com Or Intemporel 1888.” - Lalique press release
A Noir Premier Collection é um tributo aos designs de génio feitos por René Lalique e seus sucessores Marc e Marie-Claude Lalique. Os nomes e datas incritos nestes frascos são referências, marcos nesta estória. Símbolos da herança. Os perfumes lá dentro são interpretações contemporâneas destes temas com uma exigência por matérias de alta qualidade e ideias artísticas. Os frascos desta série de fragrâncias são inspirados em dois designs icônicos de René Lalique. Primeiro, o seu primeiro frasco de perfume preto, o modelo “Quaitre Aigles” (Quatro Águias) criado em 1911. Depois os lados transparentes do frasco que são adornados com um motivo de asas que é inspirado no modelo “Cyclamen” desenhado em 1909 para François Coty.
 
Quatre Aigles, frasco original de René LaliqueQuatre Aigles, frasco para Ambre d'OrsayCyclamen, frasco Lalique para François Coty
Eu fiz uma investigação e consegui seguir a inspiração para estes frascos da Noir Premier Collection. O primeiro frasco à esquerda com a tampa com quatro águias e a assinatura ao contrário na aresta da base foi exposto no início de 1912. É um precursor do frasco de Ambre D'Orsay que tem uma tampa com flores e não apresenta a assinatura ao contrário encontrada neste exemplo. A imagem no meio mostra uma variação do primeiro frasco Quatre Aigles da Maison Lalique, usado para Ambre d'Orsay circa 1914. Fonte e imagens: rlalique.com À direita: Cyclamen (1909) frasco de Lalique para françois Coty. Imagem de International Perfume Bottle Association (IPBA)
A série de lindíssimos frascos pretos verticais com luminosos flancos em vidro esculpido ganhou agora um novo estilo, desta vez em ouro. Or Intemporel é assinado pela perfumista Violaine Collas e foi lançado em 2015 na exposição TFWA em Cannes. Concebida para representar a riqueza e luminosidade do ouro como matéria preciosa, esta é uma composição gourmand, mas não é tão doce como se poderia esperar olhando para as notas. Depois de cheirar este perfume e Stendhal Rouge Divin, estou ficando muito interessado no estilo gourmand de Violaine Collas e tentarei uma entrevista com ela, pois este é um verdadeiro talento que ela possui.
Eu não sou muito de fragrâncias doces com are de sobremesas e o tabaco pode ser demasiado doce para o meu gosto, especialmente quando acasalado com a baunilha e o café, tal como aparece na descrição do perfume. Mas fiquem tranquilos, esta é uma história muito diferente em relação a estes acordes. E cheira que é uma delícia.
O tabaco é do mesmo género que se pode cheirar em Lanvin Avant Garde, nem muito doce nem muito esfumaçado, antes um tabaco balsamico sobre uma proeminente base amadeirada (estou cheirando cedramber) e uma onda geral brilhante e dourada que me parece ser baunilha, benjoim, xarope de ácer e um toque de canela. Pode ser o bálsamo de tolu, que possui todas estas facetas. Equilibrando todos estes tons dourados, temos uma poderosa dose de café. Preto. Sem açúcar. Sem adoçantes. Apenas uma explosão de café amargo e forte com um efeito polvoroso. Esta composição resulta num gourmand diferente, inspirado em elementos doces mas que se transforma numa fragrância de âmber/patchouli não comestível com nuances amargas. Rico, balsâmico e extremamente confortável, Or Intemporel 1888 tem um sutil acento animálico que me faz lembrar castóreo e estoraque (poderá ser pedra de África?), e isto lhe dá não só um contraste mais obscuro à inspiração de ouro cintilante como também uma sensação vintage. Este é um belo exercício na representação do ouro (já feita por tantas marcas) com resultados excecionais. Também é uma versão diferente do estilo gourmand e um aroma de sofisticação à prova de bala.
Lalique Or Intemporel 1888 – Noir Premier Collection
Notas de topo: bergamota, cardamomo, noz moscada, pimenta preta
Notas de coração: violeta, café, tabaco
Notas de base: baunilha, bálsamo de tolu, patchouli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!