Somente em 1957 com a morte de Christian Dior, o estilista pode assumir a direção da casa Dior e lançar uma coleção apenas sua. Em 1958 traz para a passarela algo muito diferente do que a tradicional casa francesa costumava apresentar, o memorável vestido trapézio revelava as tendencias contemporâneas de YSL e o rumo que a moda francesa tomaria nos próximos anos. A recriação, em 1959, de uma versão mais curta da saia entravada; e as jaquetas de couro preto, suéteres de gola rolê e bainhas adornadas com pele de 1960. Para entender o impacto dessas suas criações já na época, basta observar a manchete de um dos principais jornais de Paris, que estampou em sua capa “Yves Saint Laurent salvou a França”, em referência à criação do vestido trapézio.
Em 1961, Marc Bohan foi escolhido novo diretor de arte da Dior e Saint Laurent abre seu primeiro ateliê na Rue Spontini, em Paris. Sua primeira coleção foi lançada no dia 29 de janeiro de 1962 em um memorável que apresentou uma bem-sucedida japona de lã azul-marinho com botões dourados; e batas de trabalhador feitas de jérsei, seda e cetim. Desde o início, a modernidade foi um dos fundamentos e inspirações da grife. Sendo um visionário, o estilista começou a criar algo que não se via muito no mercado: roupas práticas, mas com linhas muito sofisticadas.
Em 1999, vendeu sua grife para o PPR Group (Pinault-Printemps-Redoute), o terceiro maior conglomerado de marcas de luxo do mundo, que também detém grifes celebradas de moda e acessórios, como Gucci, Bottega Veneta e Balenciaga, além da alemã Puma, e continuou a frente da YSL. Com a demissão de Alber Elbaz (que assinava a linha prêt-à-porter) em outubro de 2000, a coleção Rive Gauche passou a ser criada pelo estilista Tom Ford, também designer da Gucci na época.*
Yves Saint Laurent e a Perfumaria Mundial.
Saint Laurent foi o primeiro estilista a posar nu para promover sua própria fragrância. Em 1971 lançava Yves Saint Laurent pour Homme
Em 1977 lançava Opium comslogan da campanha era “Opium, para aqueles que são viciados em Yves Saint Laurent”. Foi super criticado por fazer apologia às drogas porém a fragrância teve vendas astronômicas.
em 1981 lança Kouros
Em 1983 lança Paris
Em 1989 lança Jazz
em 1993 lança CHAMPAGNE
Em 2007 lança Elle
Em 2009 Lança PARISIENNE
A Perfumaria da Grife YSL é extensa e sofisticada, perfumes como M7, Cinema, l'homme, River Gauche. Baby doll e seus inúmeros flankes , fazem sucesso absoluto e ganham adeptos todos os anos. A elegância e as matérias primas inovadoras são a marca registrada da grife que não mede esforços para conquistar os pescoços e corações dos apaixonados pela marca.
2011 - Saharienne de Yves Saint Laurent
MANIFESTO - UM TRIBUTO À ELEGÂNCIA
2012 marca o lançamento de uma nova fragrância com a finalidade de redesenhar e refazer os moldes da perfumaria de luxo da YSL. O lançamento de MANIFESTO foi badaladíssimo, para criar a fragrancia foram convocados r Anne Flipo e Loc Dong . Era o ano de Ouro de Anne Flipo, suas três criações haviam sido indicadas para concorrer a prêmios de perfumaria : La Vie Est Belle de Lancome, Lady Million Eau de Toilette e Woman de Donna Karan . Levou em 2013 o premio por La Vie Est Belle de Lancome. Loc Dong repetia a parceria feita em Acqua di Gioia. O perfumista vinha de uma seleção de sucessos pela Calvin Klein e sua fragrancia Wonderstruck Enchanted de Taylor Swift
seria indicada como candidata a melhor fragrancia de personalidades em 2013. O projeto foi desenvolvido com muita competência e esmero resultando em algo único na perfumaria mundial até o momento.
MANIFESTO vem mais sintético, com uma proposta mais moderna e ousada. Recria o adocicado, evitando o Floral frutado e seguindo a nova linha dos orientais. Abre com groselha proeminente e pungente, uma baunilha cremosa e traços de fava. Evolui na baunilha com toques verdes sutis que se misturam uma nuance bem acentuada de limão. Um coração floral da destaque ao jasmim e ,em certo ponto , surge um amadeirado adocicado que segue rente a pele, transformando e fixando poderosamente a composição. A dupla de perfumistas refaz os caminhos de CINÉMA , já sabendo que um clássico criado para uma grife de tanto renome deve ser, no mínimo, memorável.
Manifesto l'Elixir de Yves Saint Laurent - Doce Veneno
O primeiro flanker após o sucesso de MANIFESTO foi l'Elixir . l'Elixir abre com a mesma baunilha absoluta do original só que um pouco mais fresco e com predomínio de Tuberosa (floral exuberante, ensolarado e persistente e canforado) e Jasmim. O Heliótropo mantém as nuances abaunilhadas. É mais ambarado que o original e menos frutal. As notas verdes dão lugar a um amadeirado adocicado viciante. Não é mais potente que o original, é apenas mais simples e tem as notas bem destacadas. Ideal para climas frios e para noite. E o frasco é muito mais bonito.
Manifesto L’Eclat de Yves Saint Laurent - O poder das flores
2014 é o ano de lançamento de L’Eclat, depois de um elixir sexy e potente era a hora de destacar a feminilidade em uma fragrância que não fugisse do melhor de YSL. L’Eclat é bem mais fresco , usual, quase tropical ,de projeção moderada. A saída continua com um toque de Bergamota , Neroli e jasmim com nuance frutal seguido a notas discretas de Chá. A baunilha é menos intensa e a fava mais destacada, Fava + Frésia + flor de laranjeira fazem um floral adocicado perfeito, do tipo que não incomoda mas marca presença. O Aroma de rosas vermelhas fica bem no fundo e se mistura com um amadeirado mais discreto que o original.
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