segunda-feira, 15 de junho de 2015

Versace Blue Jeans (1994)


Eis mais um artigo na série de resenhas de fragrâncias baratas, perfumes que podem ser encontrados online ou em outlets por menos de US $25.
Sumário: Um dos maiores sucessos de Versace nos anos 90, Blue Jeans celebra seu vigésimo aniversário este ano e não mostra sinais de envelhecimento. Continua da mesma forma intrigante e relevante hoje na mais acessível marca Versus tal como foi no seu lançamento, esta composição cítrica, atalcada, amadeirada e com o duo beunilha/lavanda. Dentro de uma embalagem kitsch, um aroma unisex de âmbar, e um preço completamente acessível.
PerfumistaJean-Pierre Bethouart.
Experimente se gosta de: Lavanda, baunilha, talco, aromas leves de âmbar, citrinos, Play-Doh, aromas doces.
Prós & ContrasBlue Jeans já cá anda há algum tempo nas principais lojas de descontos e assim, alguns poderão facilmente ignorá-lo pelo seu preço, embalagem e idade. Mas sua embalagem é metade da diversão: uma garrafa de cola em vidro azul adornada com cabeças de leões dentro de um cilindro de alumínio. E por mais divertido que isto possa ser, não fique com a sugestão de que o perfume lá dentro não é de qualidade. A maior parte das resenhas parecem falar bem do aroma mas quem não gostar muito de baunilha com lavanda e talco deverá experimentar com cautela. Apesar da reformulação, a longevidade e projeção são ainda acima da média. Facilmente unisex pelos cânones atuais.
Notas: “Bergamota, limão, anis, mangericão e palissandro. Gerânio, rosa, lavanda, jasmim, sálvia, heliotrópio e lírio formam o coração. A secagem contém notas de íris, sândalo, vetiver, almíscar, patchouli, fava Tonka, baunilha e âmbar.”—Fragrantica
Me faz lembrar: É engraçado—não há fragrâncias na lista “este perfume me lembra do” em sua página no Fragrantica. Isto sublinha a originalidade de Blue Jeans. Eu o acho um pouco similar a Kenzo Power (um lançamento muito posterior) e Versace Man no frasco roxo graças à misteriosa e doce nota de tabaco note (apesar de o tabaco não se encontrar na composição de Blue Jeans). Também deteto açafrão em Blue Jeans, mas de novo, esta nota não está listada na composição. Tem algo no coração do perfume que me traz à mente o original de Winnegrad de 1978 Lagerfeld for Men(Lagerfeld Classic). E finalmente, nas suas fases aparece algo como Mugler Angel for Women.
Descrição do designer: N/A.
Número de vezes que testei: Mais de 100 nos últimos 20 anos.
Número de vaporizações aplicadas para esta resenha: 2 vaporizações nas costas da mão a partir de um frasco que comprei.
Força da fragrância: Eau de Toilette
Desenvolvimento: (Linear / Médio / Complexo) Apesar de eu não descrever necessariamente Blue Jeans como um aroma complexo apesar de sua longa lista de notas, a composição tem na verdae um pouco de movimento à medida que vai de cítrica a doce e atalcada.
Longevidade: (Curta / Média / Longa) Consigo cerca de 5-7 horas.
Projeção: (Pouca / Média / Muita) Suficientemente aromático para ser notado por aqueles que estão em minha volta durante sua primeira hora; ninguém o consegue sentir depois disso. Por isso é seguro para o escritório.
Nota sobre a embalagem: Ver Prós e Contras acima.
Onde posso comprar? Encontrei online por apenas $20 USD por um 75 ml EDT novo em sua caixa, ou melhor, lata.

Conclusão: Amor ao primeiro cheiro, encontrei pela primeira vez Versace Blue Jeans em 1994 enquanto viajava na Europa. De fato, a mesma viagem de compras a Bruxelas também me apresentou a outro favorito similarmente doce—Roma Uomo de Laura Biagiotti, cuja resenha farei em breve. Tive a sorte de receber uma miniatura de luxo de Blue Jeans quando comprei Roma e o esvaziei quase de imediato, sabendo que seria apenas uma questão de tempo até encomendar um frasco.
Para mim, Blue Jeans é o aroma de um inverno jovial em Londres passado na balada, indo ao teatro e passeando pela cidade. Mais importante, não há nada de jeans para mim neste aroma, em vez disso ele paz um par perfeito com meu paletó da marinha espanhola que eu comprei no mercado de Covent Garden. Toda a vez que eu usso esse paletó imediatamente me lembro de Blue Jeans, noites frias, e de pegar o trem para Waterloo Station.
Blue Jeans é um perfume invulgar no sentido de que é uma fragrância de âmbar com estranhos toques e reviravoltas. Antes de mais, Blue Jeans tem um notável toque de limão/gerânio/bergamota que o mantém surpreendentemente fresco. Depois, há imensas ervas para ancorar as notas do meio como mangericão, sálvia e zimbro. Os florais—jasmim, rosa, cravo, lírio do vale e heliotrópio—são também abundantes, mas não tanto que dominem o desenvolvimento. Eu diria que os florais e as ervas se fundem num caráter quase singular. Finalmente vêm as madeiras e as notas de base orientais - pau rosa, tonka, baunilha, âmbar, sândalo, patchouli, vetiver e cedro. Este final não é tão rico ou escuro como se poderia esperar, e apesar de sua longa lista de notas, a fragrância raramente oferece ao usuário evidência de tal complexidade. Para mim, o efeito geral é de um Lagerfeld ambarado, levemente achocolatado com notas de topo mais frescas e notas de base doces (balas vs chocolate cremoso). Mais alguém sente esta comparação?
Eu sei que já viram isto um milhão de vezes, eu sei que é “barato,” eu sei que vem num frasco de cola em vidro com leões, e sei que a embalagem diz “for men,” mas para um produto mainstream, o líquido lá dentro não é brega! Quando aquilo que quase todas as grandes marcas lançam atualmente, especialmente na perfumaria masculina, parece se limitar a cópias ad hoc de Spicebomb Dior Homme, ou a perpétua colônia cítrica esportiva, Blue Jeans é uma opção vintage de agora e completamente acessível que o poderá surpreender!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!