sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Smell Me eau de parfum by Arkadia Sabores y Aromas de Autor.


CONCEITO
Arte da culinária, produção de vinhos e criação de perfumes mantém estreitos laços de amizade, pois sabores e odores se confundem na fisiologia do olfato e gustação.
Entrelaçadas se ramificam no imaginário de outras  formas de expressão artística,  o que nos leva à criação desta fragrância, Smell Me, a princípio souvenir para  convivas de lúdica festa a fantasia.


No universo mágico do País das Maravilhas cada convidado, vestido a caráter, brindava a aniversariante Liliana Pagnotto com um objeto de Alice. Em troca levava  memória cognitiva no frasco que guardava a fragrância dos  encontros de Alice com flores, guloseimas e ervas, conforme descrito  na edição inglesa do século XIX.
Na ótica lógica do autor, e professor de matemática, Lewis Carrol, Alice desvenda enigmas  e versos  tendo como cenário  bosques, prados e sombrios aposentos de madeira,  nos quais experimenta chás, frutas e bolos,  e se confunde com flores...


Liliana Pagnotto percorre o caminho de Alice colhendo aromas, compondo seu próprio verso perfumado com destilados  de frutas frescas, flores, almíscar vegetal e  madeiras preciosas.
Finaliza a concepção encerrando o conto de fadas em diferentes garrafas  vintage dedicados as criações especiais; como esta, vindo dos anos 40.


PERCEPÇÂO PESSOAL
A princípio de  encantamento com a garrafinha de belas formas, que tanto se encaixa perfeitamente  na palma da mão quanto repousa ao lado de cristais igualmente nostálgicos.
Logo a fragrância encontra a pele, e invade o olfato com acento suavemente  indólico de jasmim e lírio-de-maio.
Quase simultâneo aparece o gentil ardor cítrico de laranja e limão, aconchegado em complexas notas amadeiradas.
Os odores se alternam com diferentes modulações em cada acorde.
Flores indólicas repentinamente adquirem o frescor gentil de violetas e gerânios.
Madeiras secas e apimentadas como  cedro  evoluem da luminosidade para a sombra de bosques e escuros troncos de árvores,  revestidos pela  umidade de musgo; apesar da presente  delicadeza do sândalo.


Toda composição é permeada pelo odor penetrante amadeirado e  ocasionalmente cítrico representado pela nota escura de  ébano.
Nas diversas camadas  se percebe  a doçura branda de sementes de hibiscus ou almíscar vegetal, e  cálida insinuação da nota de mel.
Finaliza em  mistura equilibrada de flores doces, frescas, ligeiramente apimentadas, cítricas  e amadeiradas.
O despertar de Alice, e ora vejam, após tantas peripécias e travessuras ainda conserva rente a pele  aroma fresco de banho, de roupa lavada. Smel Me em Alice certamente...


PRÓS E CONTRAS
Sofisticada na tradução da aparentemente simples mas  controvertida história de Lewis Carrol  se adequa às peles masculinas e femininas, com boa projeção e fixação.
Sai-se bem em temperaturas amenas, contudo parece apropriada para dias ensolarados que pedem o frescor natural de florais verdes e úmidos.Com certeza agradará a legião de fãs do estilo aromático que finaliza clean e laundry.
Produto da perfumaria artesanal, de produção limitada cujos frascos não se repetem,  uma vez que fazem parte de lotes exclusivos e vintage, pode ser adquirida apenas em Arkadia, Aromas y Sabores de Autor, na cidade  Buenos Aires  da Argentina.
Parte da matéria prima que reproduz o aroma de bosques não está mais disponível, e o que havia foi arrematado pela perfumista, portanto Smeel Me será produzida por tempo limitado

SIMILARIDADES OLFATIVAS
Segue o estilo  de fragrâncias florais amadeiradas como as que encontramos nas casas Penhaligon's, L'Erbolario, e Acqua di Parma.


FICHA TÉCNICA
Família Olfativa: Floral Amadeirado, 2012 edição especial
Gênero: Unissex
Perfumista: Liliana Pagnotta
Designer: Arkadia, Aromas y Sabores de Autor
Rastro: Intenso a moderado
Fixação: Muito Boa
Frasco: Vintage de 1940
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Notas cítricas, destilado de frutas frescas
  • Coração - Jasmim, lírio e rosa
  • Base - Ébano, ambrette, madeiras antigas.
Classificação:


Arte Irmã:
Se fosse um personagem nada mais que Alice no Pais das Maravilhas  ...


Imagens: Colagens de Elisabeth Casagrande com fotos de Elisabeth , N. Casagrande, imagens cedidas por Arkadia Aromas y Sabores de Autor, imagens vintage de ilustrações de livro sobre English Lexicon do século XIX.

PS: O estúdio de Arkadia Aromas y Sabores de Autor se encontra na cidade de Buenos Aires capital da Argentina e visitas podem ser agendadas pelo telefone +54 11 4373-1394.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!