quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Aomassai - Parfumerie Generale - PG10

Surpreendente e imprevisível.
O conceito diz ter sido África a musa inspiradora ou ponto de partida.
Maby...
Possivelmente uma África de outras décadas, anteriores ao século XX, quando pioneiros desbravavam e feriam com arrogância a riqueza do belo continente.
Encerra um contraste singular entre refinamento europeu e vitalidade agreste da natureza virgem ressequida pelo sol abrasador.

Aomassai abre-se como um caixa de finos e temperados chocolates, que derretem na boca liberando licores amendoados.
A sensação gustativa e a doçura envolvente são intensas provocando a expectativa de uma orgia de cacau, baunilha, álcool e oleosas nozes... Porém o inesperado acontece!
Rapidamente se esvai a gulosa cremosidade e surge o capim seco, quebradiço, resinoso e quente, totalmente embebido de sol.
Este primeiro contato, absoluto gourmand, lembrou-me essências carameladas, abundantes em notas de baunilha e chocolate presentes nas criações Laura MercierLa Maison de La Vanille ou Aquolina, somadas ao teor etílico de Usher. Licores requintados.
Bombons finos, café com creme, caramelos, e conhaque...Certamente esta seria uma bandeja farta, aromática e obrigatória nas suntuosas mesas dos colonizadores ingleses espalhados pelas costas africanas, talvez de neerlandezes na África do Sul.

Contudo a evolução da fragrância invade a mata subjacente `as casas coloniais e expande seus horizontes entre savanas de capim seco, animalic sorrateiro e ocasional doçura de flores e frutos selvagens.
O aroma seco e rascante invade o olfato de forma direta e franca, sem preâmbulos que suavizem esta ardência de mato resinoso.
Mas não perdura. Submete-se a doçura repentina e repetidamente, procurando um equilíbrio somente encontrado nas resinas e madeiras de base, que conseguem conduzi-lo à normalidade para qual estamos predispostos.
Doce presumido e elegante onde, aguçando a percepção, poderemos distinguir discretos sândalo e almíscar ladeando tardia e impressivas pimentas.
Fascinante é a dualidade destes acordes, que transmutam num átimo, como se a vida fosse tão breve que cada golfada de ar absorvesse mudanças e inovadas experiências.

Notas de coração e base lembraram-me a densidade dos perfumes Caron e Guerlain, em suas fragrâncias herbáceas e resinosas, ricas em vetiver, gum resinas e incenso.
Idêntica é a sensação de conforto caloroso, de sol a dourar a pele e a natureza circundante despertada em fragrâncias como Aimez Moi de Caron.
Certamente nada é perfeito na alquimia dos aromas, pois este volatiliza na minha pele com velocidade semelhante aos seus caprichos evolutivos, ignorando meus esforços para prolongar a intensidade efêmera, subjugá-lo à minha vontade.
Deve ser um capricho dos deuses!
Seria capaz de usar litros de Aomassai, se pudesse ignorar o valor de escambo, para prolongar a apreciação desta montanha russa olfativa e acelerada.
Com certeza uma experiência olfativa a ser vivida!
Família Olfativa
: Oriental amadeirado, 2006
Perfumista:Pierre Guillaume
Gênero: Feminino
Notas Olfativas: Avelã, caramelo, alcaçuz, gum resinas, vetiver, incenso, laranja amarga e madeiras- palo bálsamo.

Vai ao Shopping? Confiras preços e marcas nas boas lojas que abrem suas portas em Perfume Bighouse  

Arte Irmã:The Lion King - Numa Numa

Fotos: Cockade house de www.cotedetexas.blogspot; Imagem publicitária de frasco PG10 Aoumassai -Fragrantica; Chocolate com licor Neuhaus-publicidade; savana africana de Pablo Raphael;Incenso, madeiras e resina de incense inbulk.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!