quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Darma - Armazém Natural da Terra


 " O homem forma-se segundo a terra;
 a terra forma-se segundo o céu;
o céu forma-se segundo o Tao;
o Tao forma-se segundo a Natureza". ( Tao te Ching)

Dharma ou virtude, em transcrição literal do sânscrito e do páli, significa "Lei Natural" ou "Realidade", alicerce para a filosofia e religiosidade das culturas orientais, principalmente indiana.
Ramifica-se nos caminhos que procuram retidão, harmonia e interação com a Natureza.


Armazém da Terra Saboaria percorre esta trilha  quando Ju Monteiro executa um  ritual  de preparação física e espiritual, antecipando o momento criativo, ao  elaborar sabões artesanais e o que carinhosamente chama de "cheirinhos", compostos perfumados com óleos essenciais naturais, isentos de conservantes químicos.
Embrião de perfumaria niche  mescla o conceito da terapia natural com forma e beleza da composição artística.


 Darma reflete fluidos  místicos do oriente na tríade de  bergamota, patchuli e cedro, temperado e adoçado pela encantadora lavanda.
Se comungar com a Natureza é mergulho de retorno às origens,  observação pura e simples, lida diária da terra,  manipulação de seus frutos, e meditação, igualmente compartilhamos origens no simples ato de se perfumar.


Quando envolvidos  pelos aromas que vem  deste seio farto despertamos sentimentos, emoções e presenteamos o espírito de  bálsamos benfazejos.
Bergamota se traduz em auto confiança, cedro fornece estrutura e força, concentra energias , patchuli prepara o espírito para mudanças e lavanda despe corpo e mente das impurezas.


Ju Monteiro se alinha fielmente à proposta de perfumaria niche, comumente enraizada em conceitos de terapias  não alopáticas.
Inspiração e exemplos vívidos que encontramos no exercício da alquimia de Jeanne Rose, Mandy Aftel e Yosh Han, entre outros inúmeros mestres e perfumistas artesanais, que aliam fundamentos de Aromaterapia e filosofias orientais à criação de fragrâncias.


Família Olfativa: Cítrico amadeirado, 2012
Gênero: Unissex
Perfumista: Ju Monteiro
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Notas Olfativas: Bergamota, patchuli, cedro, lavanda


Na parceria de arte irmã  o "poeta maldito" expressa tais idéias com beleza e maestria:

Alguém encontra um frasco, e de uma borrifada
Um espírito, agora renovado e vivo, se derrama
Mil idéias adormecidas, lúgubres e crisálidas
Tremendo nas sombras como jovens borboletas,
Que se põem a voar, as asas enrugadas se abrindo
Em tons de azul, sopros de rosa, e faíscas de dourado". ( Charles Baudelaire)

Vídeo:  Kitaro silk Road


Imagens: Taoísmo and Chi - Wikipedia; Dharma em sânscrito e páli; Frasco de Darma - Armazém da Terra e Saboaria, foto Elisabeth Casagrande; Forest InNatura;Frasco de Darma - Armazém da Terra e Saboaria, foto Elisabeth Casagrande; Frasco de Darma - Armazém da Terra e Saboaria, foto Elisabeth Casagrand

Um comentário:

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!