sábado, 15 de agosto de 2015

Como identificar o perfume que combina com você



-
Um perfume faz parte da nossa identidade. Não é à toa que algumas pessoas gostam de usar o mesmo sempre. Ele vira quase marca registrada, a ponto de alguém poder ser identificado apenas pelo cheiro. Porém, são tantas opções que às vezes fica complicado encontrar o ?seu? perfume.
Perfume: representa o aroma em sua mais pura forma, pois contém uma concentração de 20 a 40% de óleo responsável pela fragrância e de elixir de perfume. O perfume deve ser aplicado em quantidade mínima e não deve ser borrifado.
Veja como diferenciar os tipos de perfumes, reconhecer as notas olfativas e escolher aquele cheirinho característico que vai te tornar tão marcante.
Entenda mais sobre o assunto
Eau de Parfum: é a fórmula mais popular, contém entre 7 e 14% de óleo de fragrância e de elixir (composição) de perfume. É a segunda essência mais forte e duradora. No Eau de Parfum, perde-se cerca de 70% de seu aroma ao longo do dia (30% permanecem o tempo todo). O Eau de Parfum tem ótimo custo-benefício, pois contém uma quantidade abundante de óleos, porém não é tão caro quanto o perfume.
Eau de Toilette: apresenta uma concentração menor de óleos e elixires (de 1 a 3% de óleos de fragrância). No Eau de Toilette, 80% dos odores evaporam em apenas 3 horas. Sua fragrância é para ser utilizada como água de banho e pode ser aplicada no corpo todo.
Eau de Cologne: A colônia permanece na pele por apenas duas horas e deve ser usada com spray. É ótima para ser utilizada logo após um banho, para prolongar a sensação de frescor.
Perfume cremoso: é uma fórmula mais recente.  Contém 8% de óleos aromáticos presentes no perfume e de 3 a 5% de loção corporal perfumada. Como o creme é mais espesso do que as loções normais, permite maior fixação. O aroma dura até 24 horas na pele e o preço é bastante inferior ao da fórmula pura do perfume.
Body Splash: é o perfume para passar em todo o corpo. Pode vir em forma de loção ou como uma espécie de colônia.
Quando usar cada perfume
Assim como existem perfumes adequados a cada tipo de pele e personalidade, as fragrâncias também devem ser combinadas a cada ocasião.
Trabalho: cítricos e florais, que são discretos e afastam o risco de sobrecarregar os odores no ambiente.
Passeios: se estiver ao ar livre, escolha aromas leves das águas de colônia.
Sedução: em festas ou encontros a dois, fique com aromas orientais, de especiarias e amadeirados, pois são marcantes e sensuais.
Notas OlfativasAs notas olfativas são aqueles cheiros que criam uma associação a determinado ingrediente. Ao cheirar operfume, você tem a sensação imediata de estar cheirando flores, frutas, madeira etc.
Veja quais são elas:    
Notas gustativas: são as notas que estimulam o paladar, como chocolate, café e baunilha. Pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Evite usar em ambientes muito fechados, pois o cheiro adocicado pode enjoar.
Notas florais: como o próprio nome diz, são as notas baseadas em flores, por isso são românticos, femininos e delicados. Por causa desta característica, são mais indicados para mulheres. Também podem ser levemente adocicados e enjoativos.
Notas frutais: são os perfumes que têm as frutas como base de seu cheiro. As frutas predominantes são abacaxi, maçã, pêssego e cereja. Podem ser usados tanto por homens, quanto por mulheres. Muitos dos perfumes frutados são combinados a notas florais.
Ambarinos: têm como base o âmbar. Suas notas fazem dele o perfume certo para a noite. Desperta sensações de disposição, alegria e bem estar. Pode ser usado por ambos os sexos.
Orientais: conferem um toque sofisticado e sensual. Excelentes para encontros a dois e festas mais elegantes. Podem ser usados por ambos os sexos.
Especiarados: utilizam especiarias (cravo, canela etc) e são muito marcantes. Podem ser usados por ambos os sexos, mas como costumam ser fortes, são ótimos para homens que desejam marcar presença.
Amadeirados: têm aquele cheirinho de madeira ao fundo. Homens e mulheres podem usar, mas são mais indicados para homens, pois também são fortes e marcantes. Amadeirados devem ser usados à noite e não são indicados para dias de muito calor.
Cítricos: quando você cheira um perfume de notas cítricas, tem a sensação de estar cheirando um limão ou laranja, sente uma coisa refrescante ao fundo. Por isso, esta fragrância é ideal para dias de verão e é indicada para homens e mulheres que querem manter a sensação de frescor durante o dia ou para pessoas de perfil esportivo.
Aldeídos: são os perfumes sintéticos, cujas fragrâncias são todas criadas em laboratório. O citral, por exemplo, um dos componentes mais comuns em perfumes com toques cítricos, é na verdade uma mistura de dois aldeídos. O famoso Chanel nº 5 foi o primeiro perfume a utilizar aldeídos sintéticos em sua composição. Indicados para homens e mulheres.
Chipre: os perfumes que pertencem a esta família aromática geralmente são envolventes e quase sempre têm em sua composição notas de bergamota, musgo de carvalho e madeiras. Indicados para homens e mulheres.
Aromáticos: são aqueles em que predominam as essências picantes: louro, açafrão, magnólia, gardênia, sândalo e absinto. Têm fragrância diferenciada e é ideal para homens e mulheres que desejam fugir do lugar comum.
Fougére: o conceito nasceu de uma estrutura baseada em notas cítricas e musgo de carvalho com gerânio, resultando num interessante contraste entre leve e quente. São menos voláteis que as fragrâncias cítricas porque unem frescor e presença.
Aquáticos: evoca odores semelhantes aos da chuva ou da brisa marinha. São frescos, leves e ótimos para serem usados no dia a dia ou após o banho. Indicados para homens e mulheres.
Os perfumes raramente combinam uma nota apenas. Eles podem ser cítricos florais, florais aldeídos, chipre florais, aromáticos frutados e muito mais. São centenas de possibilidades.
Dicas extras


- Ao comprar um perfume, faça assim: para a primeira seleção, experimente os aromas nas fitas olfativas (aqueles papéis que as vendedoras dão). Depois, passe os que mais agradaram no pulso e na dobra interna do braço (nunca nas mãos, pois elas normalmente já entraram em contato com outros cheiros e isso pode dificultar a identificação do aroma).
- Para sentir o resultado definitivo, é preciso esperar por uma hora.
- Guarde o seu perfume sempre dentro da caixa, e preferencialmente em lugar fresco e longe da luz e calor, isto favorece a conservação do produto.
- Ao passar o perfume, procure colocá-lo em lugares estratégicos, como pulsos, atrás do joelho, tornozelos, atrás das orelhas. São lugares estratégicos que liberam o odor da maneira certa e conservam o cheiro da fragrância por mais tempo.
- O calor intensifica as fragrâncias do perfume, por isso, tenha perfumes apropriados para usar nas diferentes estações do ano. Essências cítricas são perfeitas para estações quentes, enquanto as orientais caem melhor no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!