segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ann Gerard Rose Cut


Ao ler outra peça sobre um lançamento de uma frgarância de rosas, inadvertidamente coloquei a questão: “Será que precisamos de outro perfume de rosas?” Depois respondi eu mesmo: “Tal como novos livros ou canções!” A rosa é bela. A rose é incansável. É difícil desperdiçar a rosa num perfume. A rosa inspira artistas, poetas e pessoas comuns, sendo o símbolo da beleza natural.
Os joalheiros também se inspiram na rosa. Em meados do século XVI, os joalheiros de Antuérpia inventaram uma nova forma de cortar as pedras preciosas e lhe deram o nome em honra da rosa—“rose cut.”
Uma base plana sem pavilhão, a face coberta de facetas simétricas triangulares (desde seis facetas até 24 facetas no Full Rose cut—saiba mais aqui), as pedras em Rose Cut precisavam de mais luz, e eram muitas vezes colocadas sobre uma camada de folha de prata ou de ouro nas jóias. Dizem que os diamantes vintage em Rose Cut estão outra vez na moda, e isso se deve em parte ao fato de que o rose cut representa a origem antiga da pedra, ou talvez de toda a peça.
Full Rose Cut aka Dutch Rose. Foto de jewelryexpert.com
A joalheira parisiense e diretora artística de sua própria casa de perfume Ann Gerarddecidiu usar o nome como forma de unir o mundo da alta perfumaria ao mundo da alta joalharia. Eu não sou joalheiro para avaliar o nome, mas pode-se esperar que Rose Cut seja um perfume com uma fragrância discreta e suave. O mesmo estilo discreto deverá ser esperado na base das fragrâncias anteriores de Ann Gerard Parfums, criadas por Bertrand Duchaufour. Parece que o estilo gracioso, discreto e modesto dos perfumes invulgares é congruente com a joalheria de Ann Gerard, que não enche o olho e não é feita de peças de bling-bling para mostrar o dinheiro que se gastou.
Rose Cut cintila, um pouco intoxicado e um pouco especiado, como bolhas numa taça de champanhe, como olhos brilhantes após algumas bebidas com morangos. Um pouco como glitter rosa suave com sabor de bagas em seus lábios e cheiro de sabonete de morango.
A doçura de Rose Cut parece com a das bagas com ligeira infusão alcoólica no início, como morangos em Kir Pêche, como as pétalas de uma rosa em xarope suave de baunilha e finalmente xarope com fumaça. A lânguida rosa caminha na fumaça no seguimento de um fantasma de patchouli e rapidamente se perde numa núvem doce-resinosa de benjoim e baunilha.
Fruitcholi? Chypre Moderno? Floriental? Bem, Rose Cut pode ser incluído em qualquer destes grupos modernos com um adjetivo adicional: “leve.”

Incrivelmente maravilhosa no blotter e nas roupas, a balsâmica rosa de Rose Cut em minha pele fica reduzida prematuramente e rapidamente passa a uma secagem suave e persistente tornando-se numa baga rosa meio-sobremesa, meio-fumaça, sendo suave e quente. É mais como um sussuro do que um perfume. Isso não é um defeito — todos os pais que já ouviram a primeira palavra “papai” de seus filhos podem confirmar que um sussurro pode ser tão poderoso como um grito.
Turmalina
Se tentarmos comparar o perfume com pedras preciosas, então eu não escolheria o diamante, nem sequer um vintage, pois Rose Cut Ann Gerard não se compara a esta pedra por sua resistência, durabilidade ou brilho. Permitam-me que o associe com um rubi translúcido de uma coleção indiana colorido como geléia de cereja ou mesmo uma turmalina rosa.
Esta é apenas mais uma rosa Rosa—não uma rosa a cheirar a batom, não um cheiro realista de um jardim de rosas, não uma rosa aldeídica e saponácea, não o casamento clássico de rosa com jasmim e violeta, não um severo chypre de gálbano com rosa, não uma rosa aquática—é outra Rosa. Na Terra, as rosas e os perfumes de rosas são mais difundidos do que os diamantes. Talvez seja por isso que há mais amantes de perfumes de rosas, e os perfumes de rosas, por norma, são mais baratos do que as jóias.
Notas: Aldeídos, Pimenta rosa, Absoluto de rum, Rosa, Peônia, Patchouli, Baunilha, Benjoim, Absoluto de carvalho.

No Brasil a marca Ann Gerard está presente em exclusivo na Cosmopolitan do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!