segunda-feira, 13 de abril de 2015

Complete guide of beauty for black skin - PELE NEGRA: GUIA COMPLETO DE COMO TRATA-LA


Ao contrário do que muitos pensam, a pele negra precisa de tantos cuidados quanto a pele branca. Apesar de a melanina (substância responsável pela pigmentação) servir como um protetor solar natural, o risco de câncer de pele é iminente, assim como de inúmeros outros problemas que afetam tanto a saúde quanto a estética do rosto e corpo.A pele morena ou negra além de reduzir a propensão aos tumores cutâneos, minimiza o fotoenvelhecimento. Outra vantagem da pele negra em relação à branca são os níveis de firmeza e elasticidade, que são maiores. Isso se deve ao fato de os fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, serem mais ativos na cútis escura.Por outro lado, esse tipo de pele é mais propenso a desenvolver manchas, foliculite e excesso de oleosidade, resultando no aparecimento de acne.
Sensual, a pele negra se destaca pelo brilho natural. E ainda que seja mais resistente ao tempo por produzir mais melanina, uma proteção natural, nenhuma negra está livre dos cuidados diários com a cútis.

Excesso de oleosidade

Se por um lado a ação intensa dos fibroblastos garante a firmeza da pele, ela também provoca o aumento da oleosidade, propiciando o surgimento de comedões e acne. Se não tratados corretamente, estes problemas ainda podem resultar em manchas.
A recomendação de Joyce é higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes anti-oleosidade, de preferência líquidos. Isso evita a formação de cravos e espinhas.

Manchas

Os fatores que mais contribuem para o aparecimento de manchas na pele negra são acne, queimaduras e procedimentos cirúrgicos ou estéticos, como peeling e depilação. Melasmas também são comuns nestas pessoas, geralmente causados por radiação solar, gestação ou uso de anticoncepcionais.
Devido à maior concentração de melanina, a pele pode ter uma reação extrema aos produtos mais abrasivos, produzindo manchas. “O tratamento é mais demorado, mas é mais satisfatório”, garante.
Para evitar estes problemas, o tratamento da pele negra deve ser feito com agentes menos agressivos. 

Foliculite

A combinação do excesso de oleosidade com a presença de pelos encaracolados facilita o surgimento de pelos encravados, que podem inflamar e evoluir para uma foliculite. Segundo a especialista, muitas vezes ela é confundida com espinhas e pode causar manchas. Para evitar o problema, a orientação é fazer, semanalmente, uma esfoliação física nos locais mais afetados.

Hidratação

Por fim, Joyce explica que a pele negra requer hidratação reforçada. “Por ter a epiderme mais espessa, ela é mais resistente a agressões externas. Por outro lado, essa proteção natural impede que a pele absorva corretamente os ativos hidratantes. Por conta disso, é comum que surjam pontos ressecados pelo corpo e manchas esbranquiçadas”, esclarece a especialista.
A indicação é usar um hidratante todos os dias, especialmente nas regiões mais secas. “Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros esfoliantes que possam agredir a pele e causar um ressecamento ainda maior”, alerta.
Acne
Os cuidados devem ser constantes, pois esse tipo de pele pode sofrer com manchas escuras, olheiras e excesso de oleosidade, o que ocorre o aparecimento de acne, foliculite e o melanoma que é um tipo de câncer de pele.
Se não tratados corretamente, estes problemas ainda podem resultar em manchas. A recomendação é higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes antioleosidade, de preferência líquidos. Isso evita a formação de cravos e espinhas.
Pele do rosto
Em geral, as morenas tem ressecamento excessivo, o que deixa a pele com uma aparência acinzentada. Por isso há necessidade de doses diárias de hidratação, que ajudam a restabelecer a umidade natural da pele.
Para o rosto, a sugestão é o sabonete líquido facial. Nos pés, joelhos e cotovelos, recomenda-se passar um creme esfoliante todos os dias para remover as células mortas e prevenir o ressecamento. Além disso, o mercado de cosméticos tem disponibilizado cada vez mais produtos voltados a esse tipo de pele, com substâncias desengordurantes para as mais oleosas.
Sobre o protetor solar, especialistas alertam: um dos maiores equívocos que as pessoas cometem é pensar que a proteção solar é dispensável à pele negra. Quem entende do assunto afirma que o tipo de pele tem predisposição à hiperpigmentação, tornando fundamental o uso do filtro.

Tratamentos estéticos
A pele negra pode passar por qualquer tratamento estético. Claro, cuidados especiais são indicados pelo fato de a pele ser mais sensível ao aparecimento de manchas e se irritar com maior facilidade.
O peeling pode ser recomendado, desde que não seja tão agressivo. Em seguida, é preciso aplicar hidratante. Para o uso do laser com o objetivo de depilação ou procedimentos de rejuvenescimento, é importante que o especialista use um laser com fluência menor para não manchar a pele. Desde que seguidas as orientações médicas, os tratamentos estéticos podem ser feitos em qualquer época do ano.

Pessoas com a pele morena e negra precisam de cuidados especiais. Apesar da aparência de mais forte, a pele negra é frágil, tende ao ressecamento e precisa de certos cuidados tanto na hora de pegar sol quanto nos tratamentos.
Por conter uma maior quantidade de melanina, algumas pessoas de pele negra ou morena podem achar que estão mais protegidas do sol. No entanto, o número maior de melanina também favorece o surgimento de manchas, principalmente de acne. Este tipo de pele precisa estar sempre bem hidratada, evitando o ressecamento e um tom fosco da pele. Para evitar possíveis manchas, optar sempre pelo uso de filtro solar livre de óleo. Para o uso diário como sabonetes, os produtos líquidos e de PH neutro são os mais adequados.
As estrias são de fato a maior queixa entre pessoas de pele negra ou morena. Apesar de ainda não existir solução, hoje é possível amenizar e muito a aparência das estrias, através de tratamentos estéticos. Dra Katleen Conceição Dermatologista Referência em Pele Negra
Com Peeling Químico de Cristais, uma fórmula exclusiva da linha Dermatus Cosmética Médica que promove um peeling superficial, acelerando a renovação celular, clareando os pontos negros da pele e melhorando a textura da pele  e as máscaras de argila associadas com óleos essenciais são os tratamentos ideais para suavizar e hidratar a pele, profundamente, com a ajuda da vitamina E.
Foliculite, que é uma inflamação do folículo pilo-sebáceo (orifício de onde se originam o pelo e o sebo que protege naturalmente a pele), também tem uma reclamação típica de pele negra e morena, principalmente para os homens que fazem a barba diariamente, onde a exposição é maior e as manchas causadas pela foliculite causam desconforto estético. No entanto, também é possível eliminar este problema com os tratamentos estéticos adequados, como o Peeling Químico de Cristal e também com a Depilação a Laser para altos níveis de inflamação. Porém, cabe ressaltar que deve tomar muito cuidado com determinados aparelhos de laser, pois para peles negras e morenas, há determinados tipos de aparelhos para cada pele e o profissional que irá aplicar o tratamento deve ser qualificado e especializado em pele negra e morena.
Os tratamentos mais comuns para a pele negra:
Tratamento de Estrias
O processo inclui produtos termoterápicos, esfoliantes, vácuoterapia, hidratação, peelins e massagens, suavizando as bordas das estrias e induzindo o organismo a produzir novas células de colágeno e elastina. Esse processo torna as estrias praticamente imperceptíveis. O método é exclusivo da InCorpore Centro de Estética e é totalmente natural.
Tratamento para Manchas
Utiliza-se a esfoliação através da microdermoabrasão e eletroporação com ativos despigmentantes e inibidores da produção de melanina.
Tratamento de Foliculite
Se a pele sofrer renovação constante esse problema poderá ser minimizado. O afinamento da pele através de peelings ou esfoliações constantes reduz o problema. O tratamento consiste em um esfoliação com argila e óleos essenciais.
Peeling  Químico de Cristal
Os cristais de hidróxido de alumínio fazem uma esfoliação progressiva através da microdermoabrasão da pele. Com a remoção das células mortas, há o estímulo de produção de colágeno e elastina. A pele fica mais fina e macia depois do procedimento.
Peelings Ácidos
É um alvo das pesquisas por apresentar dupla ação: alem de exercer a função de um AHA, ele também age como antibiótico. Ajuda a combater os agentes inflamatórios e infecciosos responsáveis pela instalação do processo acnéico na pele. Sua penetração é superficial e um pouco irregular, é um ácido tempo-dependente, que tem que ser retirado e neutralizado.
Em relação aos outros ácidos, o ácido mandélico não reage com o sol, então é um ácido mais indicado para o tratamento no verão.
Laser O2 Fracionado
O CO2 Fracionado promove um excelente resultado. Com pouco desconforto e pouca restrição às atividades diárias, substituindo a pele com aspecto envelhecido por uma de aspecto mais jovem, com mais vitalidade, uma pele mais brilhante, redução do olhar “cançado”, provendo um aspecto sem olheiras, rugas, flacidez ou marcas de envelhecimento, pois atua diretamente no colágeno. Além de estrias. A nova geração do laser de CO2 Fracionado garante resultados rápidos, eficientes e com muito mais vantagens que os demais tratamentos no mercado.
ALGUNS DETALHES
beleza negra tem um toque especial e, por isso, necessita de cuidados específicos. Quem tem a pele negra e o cabelo crespo ou cacheado pode ficar em dúvida na hora de cuidar das madeixas ou escolher os tons ideais para a maquiagem. Mas nada do que alguns truques para domar as madeixas e ter uma pele radiante. Para ajudar, montamos um guia da beleza negra com dicas para você fazer bonito por aí.

Pele

Além de apresentar mais vantagens e ser mais resistente que a pele clara, a pele negra também precisa de cuidados diários para manter sua beleza natural, evitar manchas e os efeitos do envelhecimento.
pele negra possui grande quantidade de melanina e precisa ser protegida, pois tem maior tendência de manchar. Durante o dia, é indispensável aplicar o protetor solar FPS 15, de preferência oil free (sem óleo) para não aumentar a oleosidade do rosto.
Outro fator que merece atenção é o de que a pele negra apresenta maior quantidade de glândulas sudoríparas, causadoras da transpiração, por isso tem mais oleosidade que a pele clara e é mais propensa a foliculite e acne.
Para evitar estes problemas, é preciso caprichar na limpeza da pele negra com produto adstringente e lavar o rosto com sabonete de limpeza profunda antes de dormir, ao acordar e sempre que a pele apresentar um brilho natural. A maquiagem deve ser sempre retirada para evitar o aumento de oleosidade e o surgimento de espinhas no rosto.
Outra dica para garantir uma bele mais bonita e macia é fazer sempre uma boa hidratação comcremes para pele negra e esfoliações periódicas, de duas a três vezes por semana.
No caso dos tratamentos estéticos para pele negra, os cuidados precisam ser redobrados durante e depois do procedimento para não sofrer danos e elevar o risco do surgimento de manchas e cicatrizes. O peeling superficial e o laser de baixa potência são os tratamentos mais suaves e os mais indicados, pois além rejuvenescer e clarear as manchas, não agridem a pele negra.

Corpo

O corpo precisa ser hidratado diariamente, de preferência logo após o banho com produtos à base de óleo de uva, avelã ou macadâmia. Para eliminar as células mortas e deixar a pele negra mais bonita, o ideal é fazer uma esfoliação corporal uma vez por semana. O esfoliante e o hidratante devem ser aplicados em todo o corpo, dando atenção especial para os cotovelos, joelhos e pés, que geralmente ficam muito ressecados e com o aspecto esbranquiçado.
Por apresentar alto teor de colágeno, a pele das mulheres negras tem mais elasticidade e dificilmente apresenta problemas como celulite e flacidez. Por outro lado, podem ter estrias com mais facilidade, por isso é preciso cuidar do corpo aplicando produtos específicos, redobrando os cuidados principalmente no período de gestação e evitar o efeito sanfona, de engordar e emagrecer rapidamente.

Alimentação

Ter uma alimentação saudável também é essencial para manter a beleza da pele negra. Por isso, as principais dicas de alimentação para pele negra são consumir alimentos ricos em fibras, vegetais, frutas, verduras, legumes e carnes magras. Esses alimentos possuem vitaminas e minerais que são essenciais para garantir uma pele mais bonita e jovem, pois ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Para reforçar a hidratação da pele negra, é preciso consumir bastante líquido ao longo do dia. Deve-se também evitar ao máximo o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares, que além de nada saudáveis, podem ser os principais responsáveis pelo aumento de oleosidade no rosto e surgimento de acne, pois favorecem a obstrução das glândulas sebáceas.

Cabelo

Os cabelos crespos ou cacheados das mulheres negras têm fios grossos, com bastante volume e que tendem a ser mais ressecados que os outros. E para mantê-los domados, é preciso apostar nos xampus, condicionadores e hidrantes especiais para esse tipo de cabelo.
Para dar mais movimento e maciez, usar um leave-in facilita na hora de desembaraçar os fios e modelar os cachos. Invista em produtos com manteiga de karité ou óleo de abacate para a hidratação. Se quiser usar o secador para ajeitar os fios sem desmanchar os cachos, use odifusor.
Aposte no corte certo para manter o volume dos fios bem distribuído e com um ótimo caimento. Para cabelos mais crespos, o corte ideal deve ser arredondado na parte de trás e também na frente, começando na altura do queixo. Já para os cacheados, o corte nunca deve ser reto e sim com repicados modernos, estilo degradê ou desconectados para dar mais leveza.
O alisamento ainda é preferência entre as mulheres de cabelos crespos que querem mudar o visual. Porém, antes de aplicar qualquer tipo de química, os cabelos devem ser preparados e receber acompanhamento profissional depois da transformação.

Maquiagem

Para uma maquiagem para pele negra perfeita, é preciso saber escolher os tons que são adequados ao tipo e cor da pele para não ficar com uma aparência artificial ou carregada demais.
A primeira dica de como escolher a tonalidade de base e pó compacto ideal, é saber se o tom da pele negra tende mais para o vermelho ou o amarelo e testar o produto direto no rosto antes de comprar. A tonalidade do corretivo ideal para disfarçar olheiras e imperfeições da pele é o bege escuro.
Para dar uma aparência mais saudável ao rosto, as cores de blush marrom escuro, marrom café, rosa queimado e terracota são os tons perfeitos para pele negra.
Aposte nas cores de sombra como o cobre, dourado, rosa escuro, vermelho fechado, vinho, berinjela, grafite, uva, azul profundo e bordô complementado com o traço de lápis ou delineador preto e camadas generosas de rímel para valorizar o olhar.
Os lábios devem ser destacados com tons de marrom rosado, alaranjado e nude durante o dia e tons com nuances mais fechadas ou mais vibrantes como o vinho, marrom, vermelho e laranja nos looks noturnos. Batom com acabamento aveludado deixa o make muito mais bonito e charmoso, aposte na dica.
ALGUNS PRODUTOS
Mulheres negras podem se sentir privilegiadas, pois esse é o tipo de pele que possui mais vantagens! É claro que é essencial ter cuidados diários com a pele negra, assim como todos os outros tipos pele e em todas as estações do ano, afinal qual mulher não quer manter sua aparência sempre linda e saudável?

Dica: Maquiagem para pele negra
Veja também: Depilação a Laser para Pele Negra


O que se destaca na pele negra é a quantidade de melanina (filtro solar natural da pele e que revela a pigmentação) que é maior em qualquer outro tipo de pele, protegendo-a mais contra os raios ultravioletas e do envelhecimento precoce.

Outra característica importante é que a pele negra é mais espessa, ou seja, mais elástica e resistente, afastando as rugas ou as marcas de expressão que tanto afligem as mulheres! Esse mesmo fator é o causador de que as mulheres negras não possuemcelulite! Já que a musculatura é mais firme, a formação dos indesejáveis furinhos também é bem menor.

Mas nem tudo são mil maravilhas. A melanina que protege a pele também pode provocar problemas dermatológicos só causados nas peles mais escuras, tais como amelasmas, que são manchas inconvenientes que podem escurecer regiões da pele que sofreram alguma agressão, tal como acnes, queimaduras, depilações, cirurgias, peeling, entre outros. Por isso o uso do Filtro Solar também é muito importante empeles negras, pois é ele que vai protegê-la das manchas.

Veja também
Como cuidar da pele morena ou oliva
Saiba como escolher o filtro solar certo para o seu tipo de pele 
e Truques de como tirar manchas de Sol


Outro problema frenquente enfrentado pelas negras é a formação de quelóides, depois de tratamentos estéticos, causado pela abundancia de colágeno na pele.


Veja abaixo uma lista com passo a passo de produtos para pele negras feita pela Revista Estilo:


Passo 1: Produto indicado para diminuir a produção de melanina, causadora de manchas escuras na pele negra: Fluído clareador FPS 20, Eucerin. Preço R$ 120,00.
SAC: 0800 7016900.

Passo 2: Produto indicado para limpeza e resistência ao surgimento de manchas na pele negra: Mousse Nettoyante au Thé Vert, Anna Pegova. Preço R$ 59,00.
SAC: 0800 131345.

Passo 3: Produto indicado para manter a vivacidade da pele negra: Super Aqua Sérum, Guerlain. Preço R$ 415,00. 
SAC: 0800 7043440.

Passo 4: Produto indicado para melhorar a aparência de cicatrizes e quelóides em peles negras: Regenerare Imperfeições, Dermage. Preço R$ 65,00.
SAC: 0800 0241064.

Passo 5: Produto indicado para combater as olheiras em peles negras: Défatigant Éclair Contour dês Yeux, Clarins. Preço R$ 170,00.
SAC: 0800 7043440.
Clareador contra manchas escuras em peles negras da Eucerin. Foto:Divulgação
Clareador contra manchas escuras em peles negras da Eucerin. 
Limpeza para pele negras com antioxidantes de Anna Pegova. Foto:Divulgação
Limpeza para pele negras com antioxidantes de Anna Pegova. 
Soro noturno da Guerlain. Foto:Divulgação
Soro noturno da Guerlain. 
Dermage para quelóides e cicatrizes de peles negras. Foto:Divulgação
Dermage para quelóides e cicatrizes de peles negras. 

Clarins para evitar as olheiras em peles negras. Foto:Divulgação
DICAS DAS FAMOSAS 
PELE MORENA – JULIANA PAES
A pele morena conta com uma vantagem: ela naturalmente tem mais proteção contra a radiação ultravioleta, principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. “Essa característica das morenas pode retardar o aparecimento dos efeitos indesejáveis e nocivos da radiação solar e preservar a resistência e a elasticidade da pele, diretamente relacionadas ao colágeno”, diz a dermatologista Cláudia Miki, também médica da atriz Juliana Paes.
  • Folhapress
    Como Juliana Paes se cuida: "Os meus cuidados são os básicos. Lavo bem o rosto, não durmo com maquiagem e não saio de casa sem protetor solar, mesmo em dias nublados. Também procuro beber bastante água e uso diariamente um hidratante facial. Com esses cuidados diários, simples de fazer, a pele fica bem cuidada"
Em compensação, a pele morena tem um ponto fraco. “É mais suscetível a complicações após tratamentos dermatológicos mais invasivos como laser, luz pulsada e peeling, por exemplo. Não é raro a pele morena evoluir com manchas após esses procedimentos por conter mais melanina”, lembra Cláudia. “Portanto, é fundamental uma indicação precisa e criteriosa de qualquer tratamento para se estabelecer a conduta adequada”, alerta a médica da atriz.

Se você tem pele morena, como a da Juliana Paes, confira as dicas a seguir:
- Não é porque a pele é morena que dá para sair sem filtro solar. De jeito nenhum. O cosmético é importante sim, o que muda em relação às mais claras é o fator de proteção. Que neste caso pode ser 15 ou 20 para o dia a dia. Mas na praia, no clube ou praticando atividade física ao ar livre, a proteção deve aumentar para 30;
- Mesmo tendo uma pele mais resistente, as morenas não devem se esquecer dos cuidados básicos: filtro solar diário, um bom hidratante com ação preventiva contra manchas (que contém coffee berry, ácido kójico ou hidroquinona) e, esporadicamente, aplicação de fórmula contendo ácido salicílico no consultório, também de acordo com indicação médica;
- Laser e peeling devem ser feitos com muita parcimônia pelas morenas e nunca sem orientação de um dermatologista. “A chance de provocar manchas depois dos procedimentos é grande. É bom não confundir e achar que a pele morena resiste mais a esses procedimentos; pelo contrário: quanto mais clara, mais indicada para o laser, por exemplo”, garante Cláudia Miki;

PELE NEGRA - CAMILA PITANGA
Peles negras, como a de Camila Pitanga - dos tons mais claros, como o da atriz, aos mais escuros - têm naturalmente mais tonicidade do que as peles brancas.  “Essa propriedade, que tem ligação direta com mais quantidade de melanina, retarda a flacidez e aumenta as defesas da pele, o que a torna mais resistente aos danos do sol”, diz a dermatologista da atriz Denise Barcelos, do Rio de Janeiro.
  • Divulgação/TV Globo
    Como Camila Pitanga se cuida: “Sigo à risca as recomendações da minha dermatologista. Não dispenso o meu hidratante, que tem na composição substâncias regeneradoras, nem protetor solar em gel, por ter uma textura leve”.
Geralmente, a pele de origem negra é mista ou oleosa e tem tendência a acne e cravinhos, já que contém mais quantidade de glândulas sebáceas do que as cútis brancas. “Para prevenir esses problemas, são indicados produtos específicos como sabonetes secativos, que contêm ácido salicílico na fórmula, e filtro solar em gel ou emulsão oil-free com FPS 30, no mínimo, quando a exposição for prolongada”, ressalta a médica, lembrando que a partir dos 25 ou 30 anos – a idade exata vai depender se a pele já apresenta ou não os primeiros sinais do tempo – é indispensável produtos com efeitos específicos como antioxidantes, renovadores celulares e clareadores. Segundo a especialista, é importante que todos eles sejam livres de óleo.
Se você tem pele de origem negra, como a da atriz Camila Pitanga, confira as dicas a seguir:
- Como a acne é uma disfunção comum nesse tipo de pele, fica proibido espremer cravos, porque a tendência é deixar a região mais escura, por conter mais melanina. O tratamento consiste em aplicar medicações tópicas específicas e fazer, quando indicado, peelings e aplicações de ácido retinóico. “Esses procedimentos ajudam a controlar o problema e deixam a pele mais fina”, justifica Denise;
- De novo ele, o filtro solar. “É indispensável. No dia a dia, pode ter FPS 15, mas ao se expor por muito tempo ao sol é indicado 30 ou 50, o mesmo FPS exigido para quem faz tratamentos dermatológicos”, avisa a médica;
- Uma boa alternativa para aumentar o viço da pele e prevenir rugas e outros sintomas precoces é fazer um tratamento com fibroblastos (células extraídas das células tronco), que mantém o estoque de colágeno da cútis;
- Para amenizar a oleosidade típica deste tipo de pele, uma boa dica é aproveitar os benefícios da máscara de argila verde, que pode ser comprada em lojas de produtos naturais. Basta hidratar a argila com soro fisiológico até obter uma mistura homogênea e leve. Depois, é só aplicar no rosto inteiro. Quando estiver completamente seca, retirar com água corrente;
- Dê preferência a cosméticos nas versões gel, “sérum” ou emulsão, que são mais adequados, pois esse tipo de pele não necessita de hidratação pesada;
- Mesmo tendo menos tendência à flacidez, a partir dos 25 ou 30 anos (vai depender das condições da pele) é recomendável que se inicie algum tratamento preventivo que estimule a produção de colágeno.
 CUIDADOS DIÁRIOS

Cuidados diários para manter a pele do rosto bonita e saudável


Para garantir uma pele jovem e bonita, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, beber bastante água e ficar longe do cigarro ajudam a cuidar da pele de fora para dentro, mas seguir uma rotina de limpeza e hidratação também é indispensável para deixar a pele do rosto com um aspecto saudável e cheio de vida.

Confira quais cuidados você deve incluir na sua rotina de beleza. Vale ressaltar que apenas um dermatologista pode indicar qual é o produto mais indicado para o seu tipo de pele, uma vez que as pessoas têm necessidades individuais.

Rotina de cuidados com a pele

Lave o rosto

Lavar o rosto duas vezes por dia é fundamental para manter a saúde da pele e evitar o entupimento dos poros, principal responsável pelo surgimento de cravos e espinhas. A primeira lavagem deve ser feita de manhã, eliminando a oleosidade natural produzida durante o sono, e a segunda no fim do dia, retirando poluição, impurezas e a maquiagem. Utilize sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Lavar o rosto mais do que duas vezes por dia não é recomendado, pois estimula a produção de oleosidade, assim como usar água muito quente.

Retire a maquiagem

Base, corretivo, pó e blush são alguns dos produtos que deixam as mulheres mais bonitas no dia a dia, mas podem ser bastante prejudiciais à noite, quando o processo de renovação celular é mais intenso. A maquiagem obstrui os poros e impede a pele de respirar, atrapalhando essa etapa e promovendo o envelhecimento precoce da pele. Para deixar o rosto bem limpinho, use um demaquilante adequado para o seu tipo de pele e finalize com um sabonete. Uma dica: maquiagens à prova d’água saem mais facilmente com produtos à base de óleo.

Esfolie

Aplicar um esfoliante uma vez por semana ajuda a remover as células mortas, evita a formação de cravos e deixa a pele pronta para receber o tratamento adequado. Essa etapa é mais indicada para quem tem a pele oleosa.

Hidrate

Tanto a pele seca quanto a pele oleosa precisam de hidratação para equilibrar a proteção de sebo. Pessoas com pele oleosa devem preferir produtos oil-free ou em gel, enquanto quem tem a pele seca pode apostar em produtos mais hidratantes.

Proteção

O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças sérias, como câncer de pele. Por isso, proteger-se dele diariamente é fundamental para manter a pele sempre jovem e bonita. Aplique pela manhã, depois do hidratante, e reaplique durante a tarde para garantir a eficácia do produto.
Crédito: ThinkstockMáscaras faciais ajudam a equilibrar a oleosidade da pele. Crédito: Thinkstock

Máscaras faciais 

Máscaras faciais ajudam a equilibrar a oleosidade da pele e mantê-la com um aspecto saudável e viçoso. No mercado, é possível encontrar produtos para pele oleosa, que promovem o fechamento dos poros, e para pele seca, que aumentam a hidratação. Veja qual deles mais se adequa ao seu rosto e invista.

Cremes anti-idade

Quem tem mais de 25 anos, pode completar o tratamento noturno com o auxilio de cremes anti-idade. Esses produtos têm tratamentos adequados para cada faixa etária e ajudam a devolver a firmeza à pele, mantendo o rosto longe de rugas, manchas e linhas de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!