sábado, 25 de outubro de 2014

Dior Homme Eau for Men: A Íris e o Gosto Comum


por:
 Serguey Borisov


Na altura de seu lançamento, em 2005, a criação de Dior Homme foi uma revelação. O perfumista Olivier Polge conseguiu fazer uma sofisticada fragrância amadeirada, acrescentando a inteligência da íris, o caráter suave da camurça e uma leve tonalidade gourmand (âmbar e cacau). O sucesso desta quente e romântica fragrância despoletou o franchisado de Dior Homme. Novas variantes do tema de Dior Homme apareceram quase todos os anos. Contudo, desde 2011, temos visto nas prateleiras uma retrabalhada versão de Dior Homme por François Demachy, não a fragrância original. Foram lançadas 10 fragrâncias em nove anos, algumas são colônias frescas cítricas e almiscaradas e algumas Eau de Parfums mais doces, e mesmo parfum for men. A última nova colônia—Dior Homme Eau for Men apareceu há poucas semanas. Seu autor é Francois Demachy, perfumista residente da Christian Dior e Vice-Presidente do departamento de perfumes da LVMH. A nova versão é mais fresca e masculina comparada com sua antecessora de Olivier Polge.
Em Eau for Men seu acorde de camurça desapareceu e sua base quente gourmand foi embora também. Se tornou mais transparente e metálica e assim a colônia se tornou mais masculina, contemporânea e mais durável.
A inteligente íris permanece, ainda que seu papel na composição tenha mudado dramaticamente. A íris aparece nas notas iniciais, juntamente com um coentro transparente, gelado e especiado, com uma toranja molhada, para anunciar seu sucessor. Depois desse anúncio desaparecer para sempre, dá lugar a um fresco e aquático brilho prateado. Esta comum parte metálica refrescante—com verdes especiados e flores aquáticas —é o perfume democraticamente eleito favorito pelo homem moderno, conseguindo atualmente os votos da maioria dos votos dos compradores. As pessoas sempre gostaram de perfumes fougère, em todas as formas de sua evolução, enquanto os homens estão demasiado ocupados machos para conhecerem as famílias de perfumes.
O rastro metálico é complementdo pelo frescor do lírio do vale e por verdes molhados, um áspero cedro e o seco timberol, cumarina e um doce acorde de âmbar para fazer com que a cinzenta e amadeirada fragrância continue fresca tanto quanto possível. Esperávamos o prolongamento da revolução da íris e a emergência de aromas ainda mais invulgares em Dior Homme, mas estávamos muito errados. Dior Homme Eau for Men foi mergulhado nas águas do chavão “as pessoas gostam do fresco.”
A Dior vai lucrar com isso ainda mais, as pessoas vão usá-lo, e há muito mais pessoas no mundo do que os leitores do Fragrantica. Me parece que Dior Homme-2005 foi uma inovação no futuro, um ousado passo em frente. Um Dior Homme Eau for Men, como muitos flankers de Dior Homme antes desse, é uma rentabilização mais ou menos competente deste avanço, dois estudados passos atrás, tentando instalar uma nova descoberta ao bem conhecido e ultra-popular gênero fougère. Porque de qualquer forma, os investidores devem se preocupar com o retorno dos investimentos, e devem rentabilizar as descobertas, etc. Isto é um negócio, não uma arte. E a Dior não pode perder a concorrência com Bleu de Chanel,Invictus Paco Rabanne 1 Million—por isso a Dior precisa predizer o sucesso ao criar um perfume comparável. A mesma coisa mas melhor.
Para os homens que  que têm mais o que fazer além das fragrâncias, eles têm de comprar uma colônia sem muito tempo para pensar. Para as mulheres que compram um presente para o Natal, é preciso que haja escolha.
”O ousado e elegante, atraente e carismático Dior Homme Eau for Men encarna o irresistível charme da metrópole” (a partir do press release de Christian Dior). O que mais há a dizer?

Cidades de vidro e cimento, cheias de executivos assertivos estão desejando esse frescor! Eu compreendo que o perfume é perfeitamente feito para ir ao encontro de todas as características técnicas, mas não é muito original.
Parece-me que dentro de 50 anos as pessoas exibirão frascos de Dior Homme Eau for Men como raros vintages, tal como agora alguns de nós buscam Jules Christian Dior ou Vetiver Guerlain de um ano em particular.
As pessoas terão pena de terem perdido a ligação com o passado. Um século mais tarde, será considerado um frasco de um raro design. E temo prever o que acontecerá um milénio depois... Como parte de seu tempo, esta fragrância é perfeita.
Topo: Coentro, Bergamota, Toranja;
Coração: Íris;
Base: Cedro da Virgínia, Âmbar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!