terça-feira, 7 de outubro de 2014

Como dar volume ao cabelo fino



Cheio de balanço

Nada pior do que sair por aí de cabelo murcho, desanimado, minguado. Quer saber os detalhes que fazem toda a diferença na hora de ganhar balanço de penteado de celebridade? Começa pela escolha do shampoo e do condicionador, inclui enxague profissional, passa pelo jeito de fazer escova e pelos finalizadores que você escolhe. Para causar por aí, siga as dicas do nosso expert.

Prepara!

É logo na lavagem que começa a preparação para uma boa escova. E usar shampoo e condicionador indicados para o seu tipo de cabelo faz toooda a diferença.

A dica é prestar atenção às fórmulas: as ricas em queratina deixarão os fios mais encorpados. E se pensa que, para dar volume ao liso, o condicionador pode ser dispensado, está muito enganada.

“Todo cabelo precisa de condicionamento, para desembaraçar e fechar as cutículas”, explica o hair stylist Júnior Carvalho. O segredo está no modo de aplicação.

“Lave com o shampoo, massageando suavemente, e passe o condicionador apenas nas pontas, desembaraçando o cabelo debaixo do chuveiro mesmo.

Em seguida, aplique o shampoo mais uma vez, mas agora de uma forma mais suave, de cima para baixo, sem embaraçar”.

Isso fará com que o excesso de condicionador seja removido, garantindo que o cabelo fique bem encorpado, mas não pesado.

Ajuda extra

“Não existe milagre: os volumizadores são indispensáveis para uma escova impecável em cabelo fino e liso”, fala Júnior. 

Então, nem pense em começar a escovação sem antes preparar os fios com um bom produto. Os líquidos, em mousse ou spray, à base de água, são mais leves; enquanto os em gel ou creme podem pesar demais nos fios finos. 

O volumizador deve ser aplicado no cabelo ainda úmido, seco apenas com uma toalha. Assim, ele penetrará na fibra e dará continuidade à ação do shampoo e do condicionador, encorpando bem os fios. 

Em tempo: jamais exagere na quantidade, especialmente na raiz. “Durante a secagem e a escovação, o efeito do volumizador será potencializado.”

Puxa daqui, vira dali...

Como escovar? Vire a cabeça para baixo e tire o excesso de umidade do cabelo só com o vento do secador. Parece loucura, mas essa fase deve ser feita sempre no sentido contrário do crescimento do fio.

Então, o truque é mais do que eficaz – e em casa, não há porque ter vergonha, não é mesmo? E se é assim durante a secagem, a regra continua na escovação. 

“Se o cabelo cresce para baixo, o movimento da escova, sempre redonda, deve ser feito para cima”, ensina Junior. 

Se você não sofre com frizz, aposte na de cerdas naturais. Ela trava o cabelo durante a escovação, dando mais corpo aos fios. 

Caso contrário, as sintéticas podem ser usadas sem medo, já que é o movimento contrário à raiz que dará volume, mas dando preferência às com corpo térmico, que mantêm a temperatura ideal para modelar o cabelo.

Pó mágico

No cabelo bem liso, a tarefa mais difícil é alcançar volume na raiz. Quer dizer, era! O expert dá a letra: o que a raiz precisa é de um produto leve, que a faça levantar e ganhar vida naturalmente, como os texturizadores em pó. 

Com efeito instantâneo e transformador, uma leve pitadinha é capaz de dar volume e textura aos fios em segundos – e ainda disfarçar a oleosidade.

“Depois de salpicar sobre a raiz, massageie com a ponta dos dedos, em movimentos circulares para cima ou com os dedos entrelaçados sobre o cabelo. Bem de leve, o pó pode ser usado também no comprimento, para deixar o cabelo mais soltinho, cheio de movimento e com um aspecto natural”, ensina o cabeleireiro. 

Jamais use o pó no cabelo úmido ou primeiro nas mãos para depois aplicar sobre os fios. Além de não funcionar, ele literalmente grudará e deixará seu cabelo todo branco. E aí não tem mais jeito... Você terá que voltar ao primeiro passo, debaixo d’água.

Segura!

Para as pontas ganharem volume, elas devem ser viradas para dentro ou para fora, de acordo com o seu corte e suas preferências.

Aqui, os volumizadores e até a pomada em pó podem ser usados, mas também com cautela.

“O acúmulo de produtos pode fazer o penteado cair”, avisa Junior. E se mesmo com todas as dicas do expert seu cabelo não ganhar volume, vale a pena tentar acessórios como bobes, sempre mais largos, e babyliss, sobretudo nas pontas, mas apenas como um último recurso.

O hair stylist explica que o problema em fazer cachos no cabelo liso é o risco de eles não pegarem ou caírem ao longo do dia, desconstruindo todo o visual.

“Um spray de fixação leve ou de brilho, borrifado suavemente e à distância, pode ser a solução.” Também, em último caso, apenas para preencher o visual, os apliques são uma boa pedida. 

“Pode não ficar com um aspecto muito natural, mas em casos extremos ou ocasiões bem especiais, vale a pena tentar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!