sexta-feira, 10 de julho de 2015

Especialistas dão dicas para passar, escolher e conservar os perfumes


Todo mundo quer ficar perfumado e cheiroso, mas existem algumas pessoas que exageram na quantidade de perfume.
Isso acontece porque, em alguns casos, o nariz se acostuma com a fragrância e a pessoa não sente mais o cheiro, como explicou a dermatologista Márcia Purceli no Bem Estar . O problema é que, por não sentir, a pessoa acaba aplicando mais do que deveria e isso pode ser desagradável para os outros.
Portanto, a dica é se manter sempre na quantidade usada desde o começo para não fazer do cheiro que deveria ser bom, algo ruim. A quantidade depende ainda do tamanho do frasco - quanto menor ele for ou quanto menor for o dosador, significa que o perfume é mais concentrado e fica mais na pele e, por isso, deve ser menos usado.
Por outro lado, quanto maior a boca do frasco, menos concentrado ele é e a pessoa pode aplicar um pouco a mais - água de colônia é um dos exemplos.
Porém, seja qual for o produto, a perfumista explica que os melhores lugares para aplicar são a nuca, punhos, atrás da orelha ou até do joelho.
Algumas pessoas, no entanto, têm dificuldade na hora de escolher o perfume ideal, ainda mais por causa das embalagens desenvolvidas para conquistar o consumidor também pelos olhos. De acordo com a perfumista Luciana Knobel, na hora de comprar, o ideal é experimentar no máximo 4 perfumes já que, além disso, o olfato pode não sentir mais o odor do jeito certo. Dos 4 testados, o que mais agradar deve ser colocado na pele.
A avaliadora de fragrâncias Camila Palhares acrescenta ainda que é preciso ter paciência, passar o perfume na pele e conviver um pouco com ele ao longo do dia para ter certeza da escolha, como mostrou a reportagem da Carla Modena (confira no vídeo ao lado). Isso é importante porque a fragrância pode mudar ao ser aplicada na pele e, por isso, é fundamental testar.
Depois de escolhido, é preciso se preocupar ainda com a conservação - o ideal é guardar dentro da própria caixa do produto, de preferência, em um lugar que não seja úmido ou escuro. O banheiro, por exemplo, não é um lugar bom para deixar o perfume por causa da umidade. A perfumista Luciana Knobel lembrou ainda que se ele começar a ficar oleoso, pegajoso ou brilhando, pode ser um sinal de que está vencido.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli, é importante tomar cuidado com a variedade de perfumes também nos hidratantes e outros cremes, por exemplo - quanto mais cheiros diferentes, maior o risco de intolerância, crises de alergia ou rinite. Por isso, a dica é tentar escolher sempre uma fragrância ou fragrâncias diferentes, mas menos concentradas.
No caso de intolerância, o cérebro entende que a substância química do perfume é uma agressão e a pessoa pode ter dor de cabeça. Em caso de rinite, as vias aéreas do nariz têm uma hipersensibilidade porque inflamam. Nesses dois casos, a solução é não usar nenhum perfume. Já na alergia, no entanto, a pele sofre uma reação imunológica a produtos específicos e, por isso, a solução é aplicar o produto na roupa.
Perfume em casa
A repórter Carla Modena levou a especialista em organização de ambientes Ana Paula Vanzan em uma casa para explicar como se livrar do mau cheiro. No quarto, por exemplo, colocar roupas junto com sapatos é um hábito que pode causar um odor desagradável e a dica é usar alguns produtos, como até mesmo vinagre em um borrifador, como mostrou a reportagem.

O bactericida em spray também é uma opção para áreas que não podem molhar, como o interior do armário, sapatos e casacos que estão guardados há muito tempo. Esse produto pode ajudar a tirar o cheiro também do sofá, como explicou a especialista. Na geladeira, a dica é utilizar bicarbonato de sódio ou borra de café para tirar o odor e, em cima da pia, o vinagre em um recipiente também ajuda (confira mais dicas no vídeo).

CLASSIFICAÇÃO DOS PERFUMES

Você sabe qual a classificação dos perfumes?
  • COLOGNE : de 2 a 5% de concentração de essência | entre 3 a 6 horas de fixação
  • TOILETTE:  Contém de 5 a 15% de essência de perfume  |fixação de 5 a 10 horas
  • PARFUM: Compostas de 15 a 20% de essência de perfume | fixação de até 12 horas.

DICAS PARA COMPRAR PERFUME

Existem certas regras que podem ajudar na hora de comprar perfume. Confira todas antes de escolher entre as 5 fragrâncias para 5 homens diferentes:

  • Cada pessoa é geneticamente diferente da outra e, por isso, cada pele reage de forma diferente a um determinado perfume, provocando uma reação única.
  • Antes de comprar um perfume você aplique uma pequena amostra sobre o dorso da sua mão, dando um tempo para que o álcool ou solventes evaporem e você possa perceber a fragrância e a reação que teve na sua pele.
  • Para sentir o resultado definitivo, é preciso esperar por uma hora.
  •  Guarde o seu perfume sempre dentro da caixa, e preferencialmente em lugar fresco e longe da luz e calor, isto favorece a conservação do produto.
  •  O calor intensifica as fragrâncias do perfume, por isso, tenha perfumes apropriados para usar nas diferentes estações do ano. Essências cítricas são perfeitas para estações quentes, enquanto as orientais caem melhor no inverno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!