domingo, 1 de maio de 2016

Pour Un Homme Sport

Exste uma marca francesa da qual nunca esperaríamos ouvir a palavra “Sport”. Mas contemplemos o paradoxo, pois aqui está ele, um perfume da icônica casa Caron ao estilo esportivo, ou pelo menos mencionando a palavra. Qual é o bem sucedido perfume clássico masculino que foi agraciado com um flanker sport? Pour Un Homme de Caron. Oh sim, é verdade, eu não vos minto.
Stand Caron na Esxence Milão 2016
Após o magnífico flanker do ano passado Pour Un Homme Millésime, este ano na Esxence o produto em destaque da Caron era outro flanker chamado Pour Un Homme Sport. Não acreditei nos meus olhos quando entrei no stand e o prestável e simpático Manuel Ramos me mostrou a novidade. Ele me aconselhou, no entanto, a manter a mente aberta, pois esta não seria a fragrância Sport que eu imaginava. Confiei nele.
Começando pelo frasco, ele tem a mesma forma do clássico, agora em vidro fosco. A etiqueta é também discreta, apenas tendo a diferença da palavra “sport” sob o nome. O líquido lá dentro tem uma cor diferente, um verde mais claro, quase verde néon, dando uma impressão energética mas também uma sensação muito tonificante. Quando eu vaporizei pela primeira vez comecei a sentir-me mais seguro. A Caron nunca se enganou e esta não seria a primeira vez. Pelo menos não era um perfume aquático e eu imediatamene senti algo comoum efeito muito gelado de menta que é por vezes difícil de fazer bem. Fo me dito que a lavanda é de novo o centro da composição, mas desta vez a Caron selecionou não as flores mas sim as folhas verdes e os ramos. Isto resulta numa nota de lavanda muito verde cheia de efeitos de eucalipto e notas balsâmicas. Podemos ainda reconhecer a lavanda, mas para o meu nariz, esta é uma sinfonia aromática que funciona muito bem e tem um toque de originalidade após a abertura quase medicinal.
“Vibrantemente presente e viril, Pour un HOMME SPORT é uma Eau de toilette para o homem moderno e ativo que necessida de uma confiança reafirmada num mundo em constante mudança. Excecionalmente refinada, esta composição fresca, tónica e intensamente sutil é muito mais rica do que parece.” - Caron Press Release
Pour Un Homme Sport tem a sensação de um perfume natural, uma combinação de puros óleos essenciais para restabelecer a mente e aliviar o corpo cansado. Pode muito bem ter este efeito pois eu já a experimentei depois da academia e o resultado é realmente revitalizante. Tem um forte elemento de cânfora que faz lembrar o tipo de materiais usados para aliviar os músculos doridos. Depois desta forte explosão consigo sentir um cheiro muito claro de verbena, outro elemento calmante com facetas frescas de limão e ervas. A toranja traz um sabor amargo e também refrescante. Repito, nada de notas marinhas. Não sinto nada de Calone aqui, por isso estou contente.
O coração da fragrância encaixa na família dos aromáticos frescos como Prada Luna Rossacom lavanda e cedro da virgínia. O meu nariz deteta sálvia, mas ela não está na descrição oficial da fragrância. A Caron diz que tem noz moscada mas eu não a consigo cheirar, e também gengibre azul de Madagáscar, que lhe dá um toque fresco picante. A verbena continua presente neste ramo aromático. Muito agradável de fato, mas prefiro as notas de topo e de base em específico nesta fragrância.
O desenvolvimento de Pour Un Homme Sport faz uma surpreeendente curva. Quando esperamos cheirar algo amadeirado como assinatura final, ele mantém o tom aromático para sempre, mas agora com um final animal, carnal, quase suado. De novo, cheiro um pouco de sálvia e algo salgado, algo animálico do mar. Trata-se de tintura de ambergris natural (Manuel garantiu-me de que é mesmo o verdadeiro material natural). O ambergris faz uma magia enorme como palavra final. Tem corpo, sensualidade, sal e mar. Reune todos os elementos em conjunto de forma sexy, ainda respeitando o tema fresco e aromático da fragrância. Cheira ao corpo de um homem, em bom. Clássico, revitalizante e com um toque sexy. Para arredondar tudo isto, há um toque doce de fava tonka e benjoim, terminando com uma impercetível gota de almíscar.
CARON POUR UN HOMME SPORT
Perfumista: William Fraysse
Notas de Topo
citrinos, toranja, tangerina italiana, verbena e absoluto de lavanda francesa
Notas de Coração
gengibre azul de Madagáscar, noz moscada da Indonésia e cedro da Virginia
Notas de Base
fava tonka, benjoim do Sião, tintura de ambergris e almíscar branco.

Belo trabalho! Não esperaria gostar de um perfume “sport”, e fico muito contente pelo facto de a Caron continuar no meu top de preferências de perfumes. “Com seus trinta e sete harmoniosamente proporcionais materiais de dez diferentes países, POUR UN HOMME SPORT reflete a história da marca mais do que nunca, consolidando sua excecional herança,” diz a marca. Eu só gostava que eles mão a tivessem batizado de Sport....

Um comentário:

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!