terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dez fragrâncias das quais você deve evitar dar um blind

Comprar um perfume sob a indicação de pessoas ou mesmo após ver uma resenha no youtube ou escrita (dar um Blind ) é uma prática que , nem sempre é satisfatória e agradável. As vezes uma fragrância cheia de elogios e até mesmo cara, pode ser uma facada irreparável do tipo que você vai ter que lutar pra recuperar sua grana. Os famosos decants ajudam muito a não fazer escolhas de que se possa arrepender, porem, ate mesmo eles estao ficando muitooooo caros. As vezes das Blind , até em decants, pode significar dinheiro jogado fora.
O E.SP. vai tentar unir a experiência desse blogueiro louco aqui, que saía comprando tudo que se dizia que era bom a um  pouco de maturidade que adquirida de muitos desapegos a preço  de banana (que tive que fazer apod um blind errado), e tentar separar ao menos 10 fragrâncias que você, definitivamente, não deve adquirir sem conhecer previamente.
Como as possibilidades são várias, poderemos vir a fazer outras matérias sobre o assunto.
Tomara que ajude! Vamos lá!?

1) Ange ou Demon de Givenchy

Dangeeer!  A fragrância original é uma das campeaes entre ame ou odeie. Um detalhe que chama a atenção é que "essa Fanta é uva". Um perfume carregado em ylang ylang, baunilha contrasta  mais com um floral que nem sempre combina com as coleguinhas. Pra variar a madeira  grita na composição. Já presenciei mulheres que após  aplicado a evolução rápida deixa rastros de um amadeirado canforado baunilha.Pra completar orquídea, tomilho , açafrão podem ser quentes e sensuais. Ou deixar muitos alérgicos .  

2) Rive Gauche pour Homme de Yves Saint Laurent
Não vá com muita sede ao pote quando o assunto são criações de Jacques Cavallier. Ao mesmo tempo que ele pode rever os conceitos do POP ,  como fez com BVLGARI Aqva não se pode esquecer que ele é o pai de quase todos os polemicos de Yves saint Laurent (incluindo pour homme, nu e M7. Minha para não indicar blind nessa fragrância é que o preço não condiz com a proposta e pode ocasionar muita decepcao. Não adianta ter um perfume potente e old school se vocé nao curte a proposta. Não adianta ir de Rive Gauche se tem preconceito com perfumes como Azzaro ou até mesmo Opium Pour Homme de Yves Saint Lauren. Não que sejam iguais porem a proposta é a mesma. Figir que gosta do perfume só porque pagou caso é cafonice. DICA: QUEM NÃO CURTE CRAVO,ANIS , VETIVER E lavanda ... NEM PRECISA PERDER TEMPO... POIS MESMO no REFORMULADO A LAVANDA NÃO DEIXAR UM RASTRO DIFERENTE DO RIVE ORIGINAL.



3)24 Faubourg de Hermes

Tá aí uma coisa difícil de dizer para não arriscar, pois eu amo esse perfume. Só que nesse caso esse buque branco com flor de laranjeira  e gardênia opulente, marinado em âmbar intenso e toque atalcado é muito específico e não é pra todo mundo... tem que gostar mesmo. Não esquecendo do ylang ylang e baunilha que casa com um Amadeirado no melhor estilo "penteadeira da vovó". Eu amo! Sinto-me confortável e algumas horas fazem um efeito "eu sou ricaaaa". Mas nunca indicaria um Blind.

4) Eau du Soir de Sisley


Acompanha meu raciocínio. Ser Chipre já é um desafio agora seguir todas as fases tradicionais e montar um floral atalcado, terroso , ardido e com ylang ylang. De quebra deixa-lo com uma saída amadeirada, verde foliáceo e a com detalhes já beiram ao masculino vovô. Sem falar o cravo e pimenta,  bem potente e se se espalham pela fragrância grudados em um musk que parece ser infinito. 
Eau du Soir nao é para dar Blind e muito menos é algo fácil de gostar. Mas sempre figurou entre os mais elegantes da casa. Particularmente foi meu Blind mais fora da casinha. Não usei... não consegui vender a fiquei borrifando  após funções fisiológicas que poderia afetar o bem estar alheio. Esse.... Blind so se estiver rasgando grana.

5) Pour Un Homme de Caron

É doido dizer isso mas , minha lavanda mais amada nao é um bom Blind.
Ernest Daltroff sempre foi conhecido pelas maos "pesadas". Elas perfumavam mulheres elegantes da sociedade europeia no inicio do seculo 20,sempre com uma certa exclusividade. É dele: Narcisse Noir de Caron,Fleurs de Rocaille e o icônico infiniti. O único pour Monsieur da carreira  de Daltroff (não esquecendo que ele sempre criava fragrâncias exclusivas e também pode ter criado algum masculino fora da Caron ) foi Pour Un Homme de Caron, onde se baseou nas lavandas adocicadas que as barbearias utilizavam.Na sua composição original utilizou musk selvagem ( musk natural vem do cervo-almiscarado macho). Pour Un Homme é para quem curte lavanda "mesmo" e gosta da sensação de adstringência que remete a uma pessoa bem cuidada e com ares conservadores. Mas, insisto, é uma perfume que surpreende e gera habito. Mesmo assim, nunca compre sem experimentar.  
Pour Un Homme de Caron Caron Masculino


6) One Man Show de Jacques Bogart 

Outro Chipre que domina o mercado desde 1980 criado pelo grande Roger Pellegrino  que é responsável por fragrâncias grandiosas como Macassar de Rochas, Envol de Ted Lapidus  e Gem de Van Cleef & Arpels.  Roger  é um ícone da perfumaria da década de 80 e começou a ditar moda já com ANAIS ANAIS, em 1978. One Man Show é o grande campeão de vendas da Bogart e, ao mesmo tempo é um dos que menos agrada ao público mais moderno. E essa aversão pode não ter idade já que ele é baratinho, old school e potente. Dar blind nesse perfume é uma pratica tão comum que chega a ser costume. A maioria das resenhas positivas falam da longevidade e das fases que deixam o perfume um verdadeiro camaleão.Mesmo com essa gama de qualidades e tendo público certo. Eu   nunca indicaria um blind desse perfume. 
One Man Show Jacques Bogart Masculino


7) Encre Noire de Lalique 

 Nathalie Lorson já foi elogiada e criticada muitas vezes por seu perfil inovador que as vezes gera fragrâncias únicaque só ela pode explicar .Só pra exemplificar ela criou Sicily de Dolce&Gabbana ( mais odiado que amado) , Versus de Versace - versão 2010 ( um perfume que ,raramente alguém diz amar, dado a proposta extrema e muito intensa e o injustiçado e mal amado Perles De Lalique de Lalique. Com esse histórico não dá pra ir de Blind em tudo que ela cria. Encre Noire é um dos perfumes masculinos que mais remete a mistério, noturno, soturno e até mesmo vampiresco. Particularmente é uma composição que me seduz, já que amo amadeirados aromáticos com toques verdes. Só que não tem como dar um  Blind nele  a não ser que você esteja , realmente atras desse tipo de proposta. Ele é do tipo que você tem que se acostumar, dar chance e achar o tempo certo para criar carinho por ele. Eu tenho um vidro pequeno e acho que vai durar uns bons anos, mas não deixaria de compra-lo outra vez, só não indico adquirir por impulso, você pode cair em uma cilada.
Encre Noire Lalique Masculino

8) Perles De Lalique de Lalique

Um injustiçado! Mais um Chipre Floral Feminino que esta na lista dos perfumes que"é difícil entender a  proposta" e por isso fica entre os mais rejeitados. Perles tem uma pegada masculina incomum em perfumes femininos, em certos momentos chega a lembrar Royal Platinum de Charriol já que em comum eles tem as notas de rosa, pimenta, madeiras ( o mix de madeiras de Perles lembra muito uma madeira de Oud porem leve), Iris, patchouli e talco formam um acorde notavelmente incensado. Perles não é fácil de agradar a uma mulher, e sua longevidade e projeção não chega a atrair a atenção de um homem. Independe disso ele é uma delicinha que me surpreende cada dia mais. Apesar da leveza.. madeiras, patchouli, vetiver e rosas combinaram muito. O fundo atalcado é aconchegante e faz o clima "entre lençóis" , porém nunca indicaria compra-lo só por impulso, ele exige um perfil que mistura um toque maduro, sensível e seguro. As vezes autoritário! 
Perles De Lalique Lalique Feminino


9) Sicily de Dolce&Gabbana

Nunca ...mas nunca... adquira esse perfume só por indicação! Você pode não ter tempo para dar uma segunda chance a ele. Eu descrevi esse meu amado no Fragrantica na seguinte resenha:
É um oriental de certa forma complexo de descrever mas considero um achado na perfumaria feminina. Tem uma saída frutal fresca com notas de banana que quase cobrem o delicado aroma da Flor de laranjeira e da Bergamota. O aroma de Madressilva (perfume de jasmim desabrocham no fim do inverno) se soma às proprias notas de jasmim deixando um rastro de flores brancas porém o Jascinto ( verde , herbáceo-especiado , balsâmico, com um toque frutal) e o Hibisco ( adocicado verde) dão um toque mais discreto ás notas de banana que se se estendem pela fragrância. O heliótropo (Aroma semelhante a baunilha com intensidade moderada) mantém a fragrância adocicada na medida certa e a sensualidade fica por conta de um fundo oriental almiscarado com um toque de nós moscada e Sândalo. É um perfume charmoso, elegante, de uso perene. Não indico para quem gosta de fragrâncias que lembram meninas, ele lembra madame.Ótima fixação e projeção.
Apesar de toda essa paixão...Dar Blind em Sicily é uma verdadeira roleta russa!
Sicily Dolce&Gabbana Feminino

10) White Patchouli de Tom Ford 

Sinceramente! Compre um decant e acostume-se com a proposta que não é nada  interessante. É um patchouli limpo, sóbrio, com um bouquet floral que chega ao exagero. Incenso , madeiras e rosa as vezes remetem a proposta de Perles porém não é algo que valha todo esse preço. Ele tem lá seus méritos, porém, tem que gostar do conjunto da obra, pois ele é impregnante e difícil! Dangeeeer duplo com abas para ele.

White Patchouli Tom Ford Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU DA NOSSA MATÉRIA!